Região | Escola Superior de Saúde promoveu plataforma digital Help2Care

Capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado.

Escola Superior de Saúde de Santarém promoveu apresentação do projeto Help2Care.

 Plataforma Help2Care é um projeto copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria, liderado pelo Instituto Politécnico de Leiria

A Escola Superior de Saúde de Santarém promoveu a apresentação da plataforma digital Help2Care à comunidade académica e às instituições suas parceiras, no dia 12 de dezembro de 2018.

A sessão, que teve como principais objetivos dar a conhecer modelos de capacitação comparticipados e reconhecer as funcionalidades e potencialidades da plataforma Help2Care, contou com a presença do presidente do IPSantarém, Professor Doutor José Mira Potes, da subdiretora da Escola Superior de Saúde de Santarém, Professora Doutora Hélia Dias e da coordenadora do projeto, Professora Doutora Maria dos Anjos Dixe, da Escola Superior de Saúde de Leiria.

A plataforma Help2Care resulta de um projeto de investigação interdisciplinar e colaborativo, que envolve estudantes, docentes, e profissionais de saúde, liderado pelo CiTechCare do Instituto Politécnico de Leiria, e copromovido pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Santarém, pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco e pelo Centro Hospitalar de Leiria.

Este projeto pioneiro visa criar e implementar um modelo de capacitação dos cuidadores e da pessoa dependente para o autocuidado e capacitar os profissionais de saúde para a sua utilização. Como resultado do trabalho desenvolvido, foi criado um manual para o cuidador (em suporte de papel, áudio e formato digital) com texto e imagens acessíveis, bem como um website, uma app e um guião para ser utilizado pelos profissionais de saúde.

Os principais benefícios deste projeto, para a comunidade de cuidadores e pessoas dependentes no autocuidado, prendem-se com a diminuição das complicações de saúde das pessoas dependentes e seus cuidadores informais, que se traduzem numa melhoria da sua qualidade de vida e diminuição da recorrência aos serviços de saúde – com custos económicos associados.

A concretização deste projeto trará ainda implicações para a prática, para a investigação e para o envolvimento do cidadão no desenvolvimento das respostas integradas em saúde, com impacto para as instituições de ensino superior envolvidas, já que:

  • Potencia o trabalho interdisciplinar entre os estudantes das várias áreas, promovendo as competências para trabalhar em equipa no contexto profissional;
  • Para as instituições de saúde, pela possibilidade de disporem de um modelo de capacitação com materiais e plataformas digitais de apoio ao autocuidado integrando as redes formais e informais, que contou com o envolvimento de cuidadores e profissionais de saúde na sua conceção;
  • E para as escolas envolvidas, através do desenvolvimento de competências na área de investigação nos estudantes com projetos que irão ter implicações na comunidade, já que oferece a possibilidade de formação de equipas de investigadores de várias instituições de saúde.

O IPSantarém integra este projeto através da Unidade Orgânica Escola Superior de Saúde, como Copromotor, estando envolvido desde a sua conceção através da participação de dois investigadores: o Professor Doutor José Amendoeira, coordenador da UMIS – Unidade de Monitorização de Indicadores de Saúde, da Escola Superior de Saúde de Santarém e o Professor Doutor Mário Silva.

O Help2care inclui conteúdos, entre texto, vídeos exemplificativos e áudios, acessíveis e de fácil compreensão. Todos os conteúdos da plataforma foram totalmente produzidos por investigadores, profissionais de saúde e estudantes e estão em permanente atualização, sendo que a plataforma online e a app incluem feedback dos profissionais de saúde às questões dos utilizadores.

Para mais informações sobre o projeto aceda a:

http://www.help2care.pt

http://www.poci-compete2020.pt/noticias/detalhe/Proj23762-Help2care-Autocuidado-utentes-cuidadores-SAICT-NL162-05072018

Categorias:Saúde Tags: , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | V Gala do Desporto do IP Santarém homenageou Jorge Justino Região | V Gala do Desporto do IP Santarém homenageou Jorge Justino
Região | Santarém já tem a modalidade de Kayak Polo Região | Santarém já tem a modalidade de Kayak Polo
Região | Comemorações do 143.º Aniversário da PSP de Santarém Região | Comemorações do 143.º Aniversário da PSP de Santarém
Região | Júri do Centro Qualifica da Secundária avaliou candidatos Região | Júri do Centro Qualifica da Secundária avaliou candidatos

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.