Região | Extensão de ciclovias em Rio Maior está a ser aumentada

Obras de extensão de ciclovia na Rua da Mina do Giz com ligação às proximidades da Rotunda do Gato Preto

Ao abrigo de uma candidatura ao Portugal 2020 no âmbito da mobilidade sustentável estão em curso na cidade de Rio Maior, obras de extensão da ciclovia paralela à Rua Quinta do Abum (que liga a Rotunda do Mineiro à Rotunda da Mina do Espadanal passando entre o Pingo Doce e o Continente) e que entronca na Rua Mina do Giz. A partir desse ponto decorrem obras de prolongamento da ciclovia ao longo Rua Mina do Giz até ao entroncamento desta na Estrada de Alcanede e daí até passar pela zona do Rio Shopping de um lado e do novo ginásio que deverá surgir do lado oposto da estrada, indo desembocar nas proximidades do quartel dos Bombeiros Voluntários.

Ponto onde se retoma a ciclovia no entroncamento da Rua Mina do Giz na Estrada de Alcanede.

No entroncamento com a Estrada de Alcanede, a ciclovia prosseguirá paralelamente a esta via mas do lado de quem circula no sentido Rio Maior – Alcanede, pelo que será necessário aos ciclistas atravessarem a estrada e aí, morador próximo comentou a este site que o ideal seria haver semáforos mas parece que o que está previsto serão lombas. Que o sítio requer cautelas, requer porque fica no término de uma reta onde geralmente os condutores carregam no acelerador e do lado inverso ocorre o desfazer de uma curva.

Na mesma zona acontece ainda outra contrariedade: há eucaliptos e outra vegetação a menos de dois ou três palmos do traçado da ciclovia, sendo a distância legal requerida de 10 metros.

Ainda no que respeita ao novo segmento de ciclovia em construção, o mesmo vem facilitar aos ciclistas a circulação até à ciclovia exterior da cidade, paralela à saída/entrada pela EN 114, naturalmente com as precauções exigidas, neste caso na Rotunda do Gato Preto.

Registe-se também que desde a Rotunda do Gato Preto até à Rotunda do Bombeiro e de ambos os lados do segmento da Avenida Dr. João Afonso Calado da Maia definido entre ambas, estão a ser alindados os passeios, com a introdução de um listado de calçada portuguesa corrente em passeios e avermelhado (do género paralelipípedos cor-de-tijolo) os passeios, quer junto do quartel dos Bombeiros Voluntários quer do lado contrário, junto do edifício que fica defronte do quartel.

Como é público, já há uns bons meses que está em construção a ciclovia da Cidade de Rio Maior até Asseiceira e agora estarão em curso reuniões com os proprietários dos terrenos confinantes com a estrada da cidade para Vale de Óbidos tendo em vista a construção de uma ciclovia entre as duas localidades.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Rio Maior: já se abrem Faixas de Gestão de Combustível Região | Rio Maior: já se abrem Faixas de Gestão de Combustível
Região | Alexandre Correia na Escola Secundária de Rio Maior Região | Alexandre Correia na Escola Secundária de Rio Maior
Região | Aproximam-se as Tasquinhas de Rio Maior 2019 Região | Aproximam-se as Tasquinhas de Rio Maior 2019
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.