Região | Fitoterapia: a melancia e as suas propriedades

Coordenação e texto de Tomás Duarte Ferreira | nairojorn@hotmail.com

A melancia

Originária da África austral, e muito cultivada no nosso país, a melancia – Citrullus vulgaris –, produz um volumoso fruto – peponídeo –, suculento, doce e comestível, de polpa vermelha, amarela ou branca consoante as variedades cultivadas.

Aprecida pelos povos árabes, que lhe atribuíam a propriedade de purificar o corpo e fazer desaparecer as doenças, não tem grande valor alimentar por isso não engorda. Possui substâncias como sais minerais, amido, açúcar, lipoleno, citulina, etc. que aconselham o seu consumo.

O licopeno e a citrulina são responsáveis pela cor vermelha caraterística da polpa, e considerados eficientes na prevenção do cancro e das doenças cardiovasculares. O combate à inflamação da próstata é também um atributo do licopeno. Por sua, vez a citrulina atua sobre os vasos capilares provocando o seu relaxamento e, ao ser covertida pelo pelo metabolismo num aminoácido deno-minado por arginina, produz efeitos muito benéficos no coração, no aparelho circulatório e no sistema imunitário.

A melancia é uma fruta natural que deve fazer parte da dieta alimentar de todas as famílias pois não engorda, está livre de colesterol, possui elevados níveis de potássio e de magnésio que, como se sabe, são substâncias minerais necessárias à regularização do sistema nervoso e da atividade muscular. Além disso reduz os níveis de ácido úrico no sangue, diminuindo os riscos de cálculos renais. O potássio é excelente depurador renal.

Contém grande percentagem de água – 93% –, é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitaminas C, A, B1, B2 e B6, e possui baixo valor calórico sendo ideal para dieta alimentar de adultos e crianças.

O betacaroteno que também existe na melancia, favorece a visão, evita o envelhecimento celular decorrente da exposição solar e previne a manifestação de alguns tipos de cancro. Estudos há que lhe atribuem propriedades afrodisíacas… Por tudo isto, se não é grande apreciador de melancia, passe a consumir este fruto tão delicioso e de importância fitoterapêutica de tanto relevo.

Categorias:Saúde Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Fitoterapia: Estévia, mais potente que o açúcar de cana Região | Fitoterapia: Estévia, mais potente que o açúcar de cana
Região | Fitoterapia: a urze ou calluna vulgaris é boa até para as insónias Região | Fitoterapia: a urze ou calluna vulgaris é boa até para as insónias
Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém Região | Atividade Operacional do Comando Territorial de Santarém
Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior

Um Comentário

  1. Isabel Ferreira diz:

    Confirmo o excelente resultado desde que consumo melancia.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.