Região | Fitoterapia: alcachofra – boa para perder peso e muito mais

Coordenação e texto de Tomás Duarte Ferreira | nairojorn@hotmail.com

Alcachofra

ALCACHOFRA.

Aproxima-se o período das férias que, para muitos, terá como cenário a praia.

Barriguinhas, mais ou menos proeminentes, fruto de devaneios culinários e de irresistíveis solicitações degustativas, começam a ser motivo de preocupação dos que gostam de exibir um corpo esbelto e bronzeado nos areais de praias cosmopolitas onde pessoas de requintada elegância procuram refazer forças desgastadas pelo intenso trabalho a que foram submetidas.

É altura de começar a pensar em perder uns quilitos, associados ao tecido adiposo que paulatinamente se instalou na cintura. Para isso, nada melhor que um chazinho de alcachofra. 

As flores são saborosas e, como as folhas, têm uma ação tonificante sobre o fígado e a digestão; contudo, as folhas são mais utilizadas em fitoterapia, havendo provas de que reduzem o colesterol.

A alcachofra é, por excelência, uma planta possuidora de propriedades medicinais regeneradoras do fígado. Diz-se que terá sido uma das mais belas conquistas da fitoterapia, sendo aconselhada como descongestionante e diurético nas doenças de fígado e das vias biliares. Apesar dos novos usos, a alcachofra continua a ser essencial para fortalecer o funcionamento do fígado e dos rins, favorecendo a desintoxicação em problemas crónicos como a artrite, a gota e a doença hepática. Para além disso a sua utilização parece ser também eficaz nas afeções reumáticas, ácido úrico, obesidade, dispepsia, hipertensão, toxemia, diabetes, debilidade geral, hipertireoidismo, etc.

Em fitoterapia usam-se as folhas, que se colhem antes da floração, ou as flores. Os rizomas também podem ser utilizados. As folhas são secas à sombra, em local fresco e arejado, devendo ser acondicionadas em sacos de papel ou pano. As flores devem ser consumidas logo após a colheita.

Chá para emagrecer

Para cada 150 ml de água, usam-se 2 g de folhas de alcachofra. Para preparar o chá que emagrece, basta ferver a água e depois de a retirar do lume, adicionar as folhas. Abafar por alguns minutos e consumir três xícaras do chá por dia.

Outra receita

  • 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra
  • 1 litro de água

Adicionar as folhas de alcachofra à água de um recipiente que se deixa ferver durante cinco minutos. Para adoçar, se necessário, utilizar mel. Além de ser eficaz em dietas de emagrecimento, também pode ser utilizado em situações de cirrose. Três vezes por semana praticar exercício físico e reduzir o consumo de frituras, açúcar e refrigerantes.

Categorias:Saúde Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Fitoterapia: orégão, planta melífera excelente em culinária Região | Fitoterapia: orégão, planta melífera excelente em culinária
Região | Fitoterapia – Alecrim, mais uma planta aromática e medicinal Região | Fitoterapia – Alecrim, mais uma planta aromática e medicinal
Região | Fitoterapia – Alfazema, do perfume às propriedades medicinais Região | Fitoterapia – Alfazema, do perfume às propriedades medicinais
Região | Fitoterapia – Hortelã, planta aromática que todos conhecem Região | Fitoterapia – Hortelã, planta aromática que todos conhecem

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.