Região | Fragata Álvares Cabral parte hoje para a missão Mar Aberto

Fragata Álvares Cabral parte para missão MAR ABERTO na costa ocidental africana.

A fragata Álvares Cabral, da Marinha portuguesa, larga esta terça-feira, dia 22 de Janeiro, da Base Naval de Lisboa em direção à costa ocidental africana, iniciando uma missão no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2019.

Neste dia, antes da sua largada para a missão, a fragata recebe a bordo o ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho.

Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 6 de Abril, a fragata navegará cerca de 9 000 milhas náuticas, visitando a República de Cabo Verde, a República Democrática de São Tomé e Príncipe, a República do Gabão, a República de Angola, a República dos Camarões e a República da Costa do Marfim.

Durante a permanência nestes países, o navio desenvolverá ações no âmbito dos acordos de cooperação bilateral, em matérias como a vigilância, fiscalização e segurança marítima, bem como outras ações de apoio à política externa do Estado, relevando-se, nesta matéria, o apoio à visita do Presidente da República, que decorrerá durante a estadia em Luanda e a promoção da indústria da base tecnológica de Defesa Nacional junto dos países visitados.

A deslocação do navio à costa ocidental africana vai permitir ainda efetuar o transporte de diverso material em apoio a entidades e organismos sediados nesses países, onde assume particular importância o apoio logístico ao navio patrulha Zaire, também da Marinha portuguesa, que se encontra em missão de capacitação da Guarda-Costeira de São Tomé e Príncipe, desde o dia 3 de Janeiro de 2018.

A fragata portuguesa irá ainda, durante este período, participar na iniciativa OBANGAME EXPRESS, promovida pelo United States Naval Forces Europe-Africa, visando incrementar a cooperação regional e partilha de informação entre os diversos centros de comando e controlo de operações marítimas no Golfo da Guiné e promover o intercâmbio de conhecimento na área do domínio marítimo.

A Álvares Cabral é comandada pelo capitão-de-fragata Alexandre dos Santos Fernandes e tem embarcados 156 militares, incluindo o comandante da Missão Mar Aberto e da Unidade de Tarefa, capitão-de-mar-e-guerra Nuno António de Noronha Bragança, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.

Fonte: EMGFA

Categorias:Nacional Tags: , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Bombeiros do distrito de Santarém já se encontram na Beira Região | Bombeiros do distrito de Santarém já se encontram na Beira
Região | GNR de olho nas infrações fiscais no tráfego rodoviário Região | GNR de olho nas infrações fiscais no tráfego rodoviário
Região | Alexandre Correia na Escola Secundária de Rio Maior Região | Alexandre Correia na Escola Secundária de Rio Maior
Região | ADDT faz campeões e vice-campeões nacionais no POC Região | ADDT faz campeões e vice-campeões nacionais no POC

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.