Região | Futebol – Seniores do RMSC preparam-se com Mauro Miguel

Os seniores do Rio Maior Sport Clube numa breve conversa com mister Mauro Miguel.

Provas oficiais da Associação de Futebol de Santarém começam pela Taça Ribatejo.

Mauro Miguel, professor na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, é o treinador principal do Rio Maior Sport Clube na época de 2018/2019.

Os seniores do Rio Maior Sport Clube (Rio Maior SC ou RMSC), têm como seu atual treinador o homem que nas duas primeiras épocas da história do clube, fundado em 6 de julho de 2016, levou os juniores à conquista do título de Campeões da 2ª Divisão Distrital de Santarém 2016/17 e consequente subida à 1ª Divisão da categoria na qual se qualificaram em 7º lugar na época de 2017/18.

Muitos dos juniores que orientou em 2016/17 findo o campeonato transitaram para os seniores que em 2017/18, só por manifesta pouca sorte perderam, em 5 minutos e no derradeiro jogo da fase de apuramento do campeão e dos restantes dois clubes que o acompanhariam na subida à 1ª Divisão, a possibilidade de colocarem o RMSC a jogar naquele escalão em 2018/19. Desses juniores que conduziu à subida e ao primeiro título do clube logo na primeira época, Mauro Miguel ainda pode contar com uma mão cheia deles no plantel para 2018/19.

Dos jogadores que defenderam as cores do Rio Maior Sport Clube em seniores, na época transacta, sob o comando de Tiago Pedro, já integram o plantel para 2018/19: os guarda-redes Saná Candé e João Neves (Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM); os médios João Alves e Gui Menezes (ESDRM); os avançados Luís Henrique, Francisco Martins e Luís Barbosa (ESDRM); e os defesas Iuri Rodrigues e Iury Lima. ATUALIZAÇÃO – Soube-se entretanto que também o avançado Henrique Graça transitou da época anterior para esta, integrando assim o plantel sénior.

Dos jogadores que defenderam as cores do Rio Maior Sport Clube em seniores, na época transacta, já integram o plantel para 2018/19: da esquerda para a direita, em cima, o médio João Alves, o guarda-redes Saná Candé, o avançado Luís Henriques e os defesas Iuri Rodrigues e Iury Lima; em baixo, os avançados Francisco Martins e Luís Barbosa, o médio Gui Menezes e o guarda-redes João Neves.

Os seniores do Rio Maior SC iniciaram a pré-época esta semana, no dia 21 de agosto, tendo os jogadores sido submetidos a testes de avaliação física.

O projeto da equipa sénior é sempre diferente do que se tem para equipas juniores, uma vez que é preciso ter em conta as diferenças de capacidades e o acentuar da personalidade de cada atleta, decorrentes dos diferentes escalões etários em que se integram – explicou a este site mister Mauro Miguel, ainda antes do arranque da pré-época.

O técnico principal do Rio Maior SC tem experiência de treino de seniores noutros clubes, como por exemplo o Sporting Lourinhanense. Nas duas épocas com os juniores dos verde alvinegros de Rio Maior, lidou com dois plantéis, ambos constituídos por jovens oriundos da formação do Núcleo Sportinguista de Rio Maior (Núcleo ou NSRM) e da ESDRM. O que se revelou diferente entre os dois foi que para 2016/17 o Rio Maior Sport Clube recebeu muito mais juniores da formação do NSRM e o complemento eram alunos da ESDRM, ao passo que para a época de 2017/18 o plantel contou com três ou quatro jogadores idos do Núcleo enquanto dos restantes, uns eram alunos da Escola Superior de Desporto e os outros vieram de clubes aos quais foram recrutados.

Região de Rio Maior (REGIÃO) – Digamos que o Núcleo Sportinguista é como que um alfobre de novos juniores para o RMSC, o que decorre daquilo que este clube se propõe fazer, que é criar condições para que esses “miúdos” possam dar continuidade, em Rio Maior, à sua carreira de futebolistas, desde logo no escalão júnior e se possível, posteriormente nos seniores, mesmo que na maioria dos casos possamos estar a falar apenas de futebol amador…

Mauro Miguel (MM) – Dentro daquilo que é a passagem dos atletas da equipa júnior para a equipa sénior, um dos objetivos é sempre que passe o maior número possível de jogadores. Claro que muitas vezes aquilo que é avaliado na passagem dos jogadores da equipa júnior para a equipa sénior tem sempre a ver, também, com aquilo que são as necessidades da equipa sénior e com aqueles jovens que estão na equipa júnior mas que têm capacidade e um nível de desenvolvimento suficiente para serem úteis na equipa sénior. Quanto mais jogadores passaram da equipa júnior para a equipa sénior melhor, é sinónimo de que existe essa possibilidade, tanto da parte do plantel sénior em receber como da parte dos atletas juniores de poderem prosseguir a sua atividade física, neste caso competindo no escalão sénior. E quanto mais isso acontecer, tanto melhor para o Rio Maior Sport Clube e para os atletas.

REGIÃO – Mister Mauro Miguel, o seu plano de treinos passa naturalmente por alguns jogos amigáveis de preparação…

MM – Na primeira semana da pré-época apenas teremos treinos de preparação. Nas próximas semanas, sim, teremos jogos de preparação, tanto ao fim de semana como durante a semana. Em termos de clubes nós vamos jogar contra o Lourinhanense na segunda semana do período preparatório (nr.: última semana de agosto), depois, no fim de semana (nr.: primeiro fim de semana de setembro) vamos ao reduto dos Nazarenos, segue-se a receção ao Alqueidão a meio da semana (nr.: primeira semana de setembro) e no fim de semana teremos também aqui, em Rio Maior, o Torneio Jorge Madeira (nr.: terceiro fim de semana de setembro). Depois vamos visitar o Bombarralense (nr.: terceira semana de setembro) e para o fim de semana está prevista uma visita à União da Serra (nr.: quarto fim de semana de setembro). Talvez haja ainda mais um jogo mas teremos que ver.

REGIÃO – A época já com jogos oficiais começa a 30 de setembro…

MM – A época começa a 30 de Setembro com os jogos da Taça Ribatejo.

Texto: Carlos Manuel

Fotos: RMSC e Carlos Manuel

Categorias:Futebol Tags: , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional
Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia
Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo
Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração Região | Junta de Rio Maior apoia empresários da restauração

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.