Região | Inês Henriques, Campeã Nacional de 10 km Marcha em Pista

Inês Henriques quebra hegemonia de Ana Cabecinha nos 10 km Marcha em Pista e sagra-se Campeã Nacional.

Inês Henriques na pista do Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria (montagem a partir de parte de foto da FPA, com a devida vénia).

Nos Campeonatos de Portugal de Atletismo em Pista 2018, que Leiria recebeu em finais da primeira semana de julho, quando havia quem apontasse, e com naturalidade, o favoritismo de Ana Cabecinha, que a confirmar-se venceria a prova pela quinta vez consecutiva, Inês Henriques voltou a surpreender ganhando os 10 km Marcha com o tempo de 43 minutos, 19 segundos e 30 centésimos, sagrando-se assim Campeã Nacional na referida distância e fixando o seu recorde pessoal naquela marca.

A atleta do Clube de Natação de Rio Maior manifestou-se surpreendida consigo própria por ter ganhado os 10 km Marcha em pista depois de andar 10 anos a treinar para a distância de 50 km em estrada na qual, de resto, fixou um recorde mundial e sagrou-se Campeã Mundial em Londres, marca e título que entretanto lhe escapou no Mundial da China 2018, para uma marchadora chinesa, dado ter desistido por indisposição física.

Com o Europeu de Atletismo de Berlim 2018 à espreita (7 a 12 de agosto), Inês segue agora para Puerto Navacerrada, na comunidade de Madrid (Espanha), com o seu treinador de sempre – Jorge Miguel –, para um estágio de três semanas em altitude.

Ana Cabecinha continua a ser a recordista nacional dos 10 km Marcha em Pista, com o tempo de 43 minutos, 8 segundos e 17 centésimos, que estabeleceu em 2008.

Em masculinos, João Vieira soma créditos nos 10 km Marcha em Pista.

João Vieira quando competiu nos 20 km marcha nos Jogos Olímpicos de Londres, em 4 de agosto de 2012, tendo ficado no 11º lugar.

Nestes mesmos Campeonatos de Portugal de Atletismo em Pista, e na mesma distância mas em masculinos, João Vieira, outro atleta que também se formou no Clube de Natação de Rio Maior mas que desde há uns anos representa o Sporting Club de Portugal, interrompeu o seu estágio em altitude e foi a Leiria para juntar mais um título de Campeão Nacional, aos 16 que já tinha! Este foi o sexto título nos 10 km mas já anteriormente João Vieira tinha arrebatado 11 títulos quando o campeonato nacional de pista se disputava na distância de 20 000 metros.

Ao fim dos 6 títulos nos 10 km Marcha, o recorde pessoal de João Vieira é também o recorde nacional na referida distância: 39 minutos, 44 segundos e 91 centésimos, estabelecido em 2011.

Texto: Carlos Manuel

Categorias:Atletismo Tags: , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Juvenis abriram a XVIII Gala do Acordeão Eugénia Lima Região | Juvenis abriram a XVIII Gala do Acordeão Eugénia Lima
Região | Inaugurada em Rio Maior a USF Villa Romana Região | Inaugurada em Rio Maior a USF Villa Romana
Região | Rede Nacional de CAR – Projeto de Internacionalização encerra Região | Rede Nacional de CAR – Projeto de Internacionalização encerra
Região | RMSC vence Empregados do Comércio e soma 12 pontos Região | RMSC vence Empregados do Comércio e soma 12 pontos

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.