Região | JFRM atribui Kit Escolar às crianças que iniciam o ensino básico

Junta de Freguesia de Rio Maior oferece um Kit Escolar a cada criança do seu território que inicia este ano o ensino básico.

Da esquerda para a direita: Paulo Almeida, Inês Ferreira, João Rebocho, Manuela Lindo, Cláudia Arroja, Carlos Salgado, Marília Henriques, Carlos Ribeiro e Francisco Coelho.

João Carlos Rebocho, presidente da JFRM – Junta de Freguesia de Rio Maior apresentou ao fim da tarde de ontem, quinta-feira, 6/9/2018, aos diretores das escolas com ensino básico sediadas no território abrangido pela sua autarquia, o Kit Escolar Freguesia de Rio Maior. João Rebocho, que estava acompanhado por Francisco Coelho, secretário da Junta, Cláudia Arroja, tesoureira, e Manuela Lindo e Carlos Salgado, vogais, recebeu para uma breve conferência explicativa desta iniciativa, os professores Carlos Ribeiro do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, Paulo Almeida do Agrupamento Fernando Casimiro Pereira da Silva, Marília Rita Henriques do Colégio Águas Férreas e Inês Ferreira do Colégio Alto Pina.

Na origem da iniciativa Kit Escolar Freguesia de Rio Maior está a conceção que esta autarquia local tem de que “uma Junta de Freguesia deve ir muito além do que é o serviço à comunidade assumindo iniciativas – de que existem vários exemplos positivos anteriores a este, nesta instituição –, que incrementem ainda mais essa presença que se traduz, geralmente, em intervenções físicas, de apoio, limpeza ou pequenas obras”, propiciando, como neste caso, algum apoio, também, na área do empenhamento familiar na instrução escolar dos filhos, explicou João Rebocho. Por outro lado a JFRM espera contribuir com este gesto para incentivar as crianças a terem brio no zelar do material escolar e orgulho nas suas escolas e instituições.

Apresentação dos Kits Escolares Freguesia de Rio Maior.

O Kit Escolar Freguesia de Rio Maior consiste numa sacola multifunções de um amarelo vivo que facilita a visibilidade aos condutores e contribui para o exercício físico, contém uma bolsa com uma coleção de seis pequenos lápis de cor, uma pequena régua, um caderno de linhas, uma tesoura, um lápis nº 2, uma borracha para apagar, um afiador com depósito e uma caneta azul. O investimento previsto era de 1 500 euros mas as parcerias feitas permitiram um gasto inferior. “Talvez para o ano consigamos estabelecer pontes diretamente com fabricantes, de modo a conseguirmos alargar este apoio em termos qualitativos e quantitativos”, adiantou o presidente da JFRM. Rebocho agradeceu a Cláudia Arroja o seu especial empenho para o êxito desta primeira iniciativa Kit Escolar.

A atribuição deste kits escolares era uma das ações propostas no programa eleitoral que a lista encabeçada por João Rebocho se propunha concretizar caso ganhasse a freguesia nas Autárquicas 2017, que ganhou, pelo que foi orçamentada para 2018. Mas a ideia é manter a iniciativa até 2021, ano do termo do presente mandato.

Os kits serão entregues nos próximos dias aos alunos residentes na freguesia de Rio Maior que entram este ano letivo de 2018/19 no primeiro ano do ensino básico.

Comentando este passo da JFRM, Marília Henriques considerou as iniciativas como esta “bastante importantes” e que “não podemos ficar inertes” pelo que “uma Freguesia mais ativa é de louvar”.

“Quer para as escolas públicas quer para as escolas privadas é uma iniciativa bastante positiva, em especial para os alunos que recebem este miminho que lhes dará mais motivação”, afirmou Inês Ferreira.

João Rebocho entrega simbolicamente um kit a Marília Henriques (à esquerda) e outro a Inês Ferreira.

“É um ato simbólico mas uma iniciativa que dá importância aos alunos”, além de que “muitas das nossas solicitações têm sido correspondidas pela Junta de Freguesia”, referiu por sua vez Carlos Ribeiro, que sublinhou “a simpatia do elenco” autárquico.

Paulo Almeida enquadrou esta iniciativa da Junta de Freguesia de Rio Maior no rol das “coisas que nos marcam, e às crianças e aos pais; é um gesto que faz a distinção entre aqueles que estão na vida pública porque sentem que têm uma missão de serviço público a cumprir e aqueles a quem o serviço público calhou em destino…”

Também Carlos Ribeiro e Paulo Almeida receberam cada um seu Kit Escolar Freguesia de Rio Maior, «Freguesia + Ativa».

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Câmara de Porto de Mós restitui 1% do IRS às famílias Região | Câmara de Porto de Mós restitui 1% do IRS às famílias
Região | EPRM dá as boas-vindas aos seus novos alunos Região | EPRM dá as boas-vindas aos seus novos alunos
Região | IPSantarém com nova direção liderada por José Mira Potes Região | IPSantarém com nova direção liderada por José Mira Potes
Região | Presidente eleito do IPSantarém toma posse a 10 de setembro Região | Presidente eleito do IPSantarém toma posse a 10 de setembro

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.