Região | Leandro Antunes quer ver o Rio Maior Sport Clube na 1ª Divisão

Entre duas épocas, uma entrevista com Leandro Antunes, presidente do Rio Maior Sport Clube.

Leandro Antunes, presidente do Rio Maior Sport Clube.

Nesse hiato que é o escasso tempo que medeia entre um ano de trabalho e outro ano de labor que principia, descansar-se-á eventualmente o corpo mas já da massa cinzenta é difícil dizer-se o mesmo, porque ainda que se esteja fisicamente longe, está-se pertinho no pensar, a delinear estratégias para superar obstáculos, a meter mais uns tijolos nas paredes do edifício que se está a construir, com o ideal de ir mais alto.

Deve ser assim, imagino eu, também para quem se entrega de alma e coração a um projeto desportivo com a ideia de dar mais estofo, mais valor, mais alegrias, mais-valias e orgulho às gentes da sua terra, por exemplo um clube que pretende vir a ser eclético mas que se vai escorando no futebol que com o tempo há de ser o esteio de outras modalidades.

Falo das pessoas do Rio Maior Sport Clube (RMSC ou Rio Maior SC) que em 6 deste julho festejaram o segundo aniversário da coletividade. Falo dos fundadores do clube, que personificarei no seu presidente, o empresário riomaiorense Leandro Antunes.

Na época finda de 2017/2018, gorada nos últimos minutos de um derradeiro jogo em campo pouco ou nada frequentado pelo RMSC, a expectativa da subida dos seniores à 1ª Divisão Distrital de Santarém, sobreveio a tristeza mas nada de dramas, porque a resolução dos problemas não se compagina com estados de alma negativos.

“Cabe-me assumir que o futebol é ingrato (…)”

“A nossa equipa é muito jovem e na realidade a subida foi um objetivo que não conseguimos concretizar. É certo que todos nós crescemos com este tipo de situações mas cumpre-me assumir que o futebol é ingrato e quem viu o jogo sabe que ficámos a 5 minutos da 1ª Divisão quando era suficiente apenas um empate o que, evidentemente, nos deixou um amargo de boca”, comentou o presidente.

A impossibilidade de utilização do Estádio Municipal – onde a equipa estava habituada a jogar – precisamente na fase de apuramento do campeão e de definição dos outros dois clubes que o acompanhariam na subida à 1ª Divisão, porque foi nessa altura que principiaram os trabalhos de substituição do relvado, não terá sido por si só determinante para ditar a manutenção do Rio Maior SC na 2ª Divisão Distrital de Santarém. Sem querer valorizar esse handicap e compreendendo as razões que forçaram o clube a efetuar os seus três últimos jogos “em casa” no Campo nº 2, Leandro Antunes admitiu ao Região de Rio Maior que “o facto de os jogadores terem tido que sair do seu habitat, quer se queira quer não mexeu com eles, que são uma equipa muito jovem, habituada a estar naquele estádio com o seu público e isso tem sempre influência”.

Mas “o que é importante é procurar superar as adversidades e continuar a unir as pessoas, com filhos da terra a fazerem jogos como os que fizeram ao longo da época até à última jornada e a envolver a população nesse seu empenho e entusiasmo, que são esses os grandes objetivos”, vincou o presidente. “O grupo de trabalho era fabuloso e a equipa técnica excelente, houve um envolvimento muito grande e se o futebol não fosse ingrato teríamos atingido o nosso objetivo”, desabafou.

Leandro Antunes fez questão de deixar uma palavra de apreço para com Tiago Pedro, que finda a época deixou o comando técnico dos seniores do RMSC, clube em que ingressou desde o primeiro dia: “É um treinador excecional, de que nós gostamos imenso, uma pessoa que se empenhou, que se dedicou muito e com ele, nós dirigentes do clube e certamente a população do concelho sentimos a frustração de não termos conseguido a subida a 5 minutos do fim do campeonato.”

Preparativos do Rio Maior SC para a época 2018/2019.

“Fazendo agora uma reflexão sobre o trabalho que temos desenvolvido nos últimos dias, penso que estamos a dar passos com sustentabilidade para, já na época de 2018/2019, atingirmos o objetivo da subida de divisão que nos escapou por tão pouco”, afirmou Leandro Antunes.

De facto, no “dia seguinte” ao desaire da época 2017/18, por assim dizer, o Rio Maior Sport Clube começou a tratar da próxima época. Ainda antes do jantar convívio de aniversário – uma ótima sopa de pedra e um excelente churrasco que os próprios dirigentes do clube se encarregaram de confecionar, com uma ajuda aqui e outra ali, bolo de aniversário à parte –, servido no Jardim Municipal de Rio Maior como da primeira vez, já estavam designadas duas novas equipas técnicas: uma para os juniores e a outra para os seniores.

No que respeita aos seniores, o escolhido foi Mauro Miguel, docente da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), que está no clube desde a sua fundação e treinou nas duas primeiras épocas os juniores, subindo à 1ª Divisão Distrital da categoria logo em 2016/17. Cabe-lhe indicar a equipa técnica que o irá assessorar.

Mauro Miguel, Mestre em Futebol, professor da ESDRM e treinador dos seniores do Rio Maior Sport Clube.

Os juniores do Rio Maior Sport Clube passam a ter como treinador David Borges, outro ex-aluno da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e tal como Mauro Miguel, Mestre em Futebol. “Esteve ligado ao Caldas Sport Clube três ou quatro épocas e agora estamos muito felizes por tê-lo connosco”, declarou Leandro Antunes.

Ao centro, David Borges, ex-aluno da ESDRM e Mestre em Futebol, é agora o treinador dos juniores do RMSC. Na foto (extraída do facebook do clube, com a devida vénia), está ladeado à sua esquerda pelo presidente Leandro Antunes e à direita por Paulo Vieira, diretor para os juniores.

À pergunta sobre se o alfobre dos juniores do RMSC continuaria a ser o Núcleo Sportinguista de Rio Maior (NSRM), respondeu o presidente dos verde alvinegros: “O nosso projeto, desde que eu entrei nele, é potencializar o que é nosso. O NSRM  tem uma formação que vai desde os pequeninos de 5 ou 6 anos até aos juvenis e nós continuamos a dar trabalho ao que o Núcleo faz em termos de formação; portanto, tal como nas duas épocas anteriores, os nossos jogadores são atletas vindos da formação do Núcleo Sportinguista, mais aqueles que estão três ou quatro anos a fazer a sua formação na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

O plantel sénior para 2018/19 manterá o núcleo duro da época transata ao qual se juntarão três ou quatro estudantes da ESDRM em fase de estágio, substituindo outros tantos colegas seus que sairão do plantel para prosseguirem os respetivos estágios fora da cidade de Rio Maior. Este será pois um processo recorrente de renovação do plantel.

Leandro Antunes confirmou a este site que se está a acentuar a apetência de jovens do concelho pelo Rio Maior Sport Clube. “Na última época tivemos jogadores do nosso concelho, que já tinham passado pelo Núcleo Sportinguista, dois deles já formados – o Alexandre Bento e o Alexandre Ferreira que já fizeram os seus cursos universitários –, atletas que nos interessa continuar a manter na nossa estrutura porque, como já referi, interessa-nos potencializar os nossos.” Ainda a este respeito, o presidente adiantou estarem a ser feitos contactos com ex-atletas na mesma situação e que querem voltar a jogar.

O início dos treinos da equipa sénior está previsto para o próximo dia 21 de agosto. Em princípios de setembro deverá realizar-se o II Torneio Jorge Madeira, seguir-se-ão alguns jogos de treino e o Campeonato Distrital da 2ª Divisão arrancará em fins de setembro.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Em Destaque, Futebol Tags: , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Velhos Hoquistas em jantar convívio anual na Fortaleza. Região | Velhos Hoquistas em jantar convívio anual na Fortaleza.
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Comando Territorial da GNR com Dia da Unidade em Rio Maior Região | Comando Territorial da GNR com Dia da Unidade em Rio Maior
Região | Eleições na ESDRM: Luís Cid assume candidatura a diretor Região | Eleições na ESDRM: Luís Cid assume candidatura a diretor

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.