Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números

Mapa de Movimentos efetuados no período de 27/8 a 2/9/2018.

Os Mapas de Movimentos permitem-nos ficar com uma noção da dimensão das atividades realizadas pelos Bombeiros  Voluntários de Rio Maior, em cada período indicado e da sua média mensal ao longo do ano.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Corria o ano de 2003. Ao princípio de uma noite, numa unidade industrial do Alto da Serra declarou-se um incêndio que se revelou pavoroso.

Dada a natureza dos materiais com que a empresa trabalhava, o fogo propagou-se rapidamente.

Acorreram ao local os Bombeiros Voluntários de Rio Maior e de outras corporações de concelhos vizinhos.

Era necessária uma autoescada. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior (AHBVRM) não a tinha; tiveram que a trazer os Bombeiros de Caldas da Rainha.

O problema que se punha aos soldados da paz, mais do que extinguir o violento incêndio era não deixar que eventuais projecções pudessem propagar as chamas pela vizinhança.

Conseguiram-no ao longo de um duro e prolongado combate.

Se os dirigentes da AHBVRM e o comando do Corpo de Bombeiros já sentiam a necessidade de Rio Maior ter à sua disposição, para qualquer eventualidade mais complicada em zona edificada, como foi o caso, uma autoescada, certamente a partir daí mais se terá acentuado esse anseio tendo até em conta a altura dos prédios que iam sendo construídos na cidade e o número de empresas que por cá se iam estabelecendo, com especial concentração na Zona Industrial.

Uma autoescada é uma unidade automóvel especializada, caríssima. Dez anos depois, em 2013, uma autoescada nova ficaria a, no mínimo, 700 000 euros! Comprar uma não seria fácil, com os recursos financeiros da Associação mas quis a sorte que nesse mesmo ano, a amizade e a preocupação de emigrantes riomaiorenses na Suíça com os Bombeiros da sua terra de origem e a solidariedade dessem as mãos e permitissem a aquisição de tal viatura pela AHBVRM, em segunda mão, a uma corporação helvética e a um preço módico se comparado ao de uma nova.

Foi assim que 10 anos depois do incidente do Alto da Serra, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior conseguiu equipar o seu Corpo de Bombeiros com uma auto-escada.

Saiba mais acedendo a: http://www.regiaoderiomaior.pt/index.php/regiao-movimentos-bombeiros-voluntarios-de-rio-maior-em-numeros-5/

A auto-escada que teve que vir de Caldas da Rainha em 2003.

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior Região | Liga Contra o Cancro lançou «Um Dia Pela Vida» em Rio Maior
Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo
Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí
Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.