Regiao | O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior

O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior.

Belíssimas exposições a não perder, dignas de visita interessada.

Foi no dia 11 de novembro que foi assinalado o centenário do Armistício, com grande pompa e circunstância em Paris, numa cerimónia  que contou com a presença de 70 Chefes de Estado, na rotunda do Arco do Triunfo, onde se encontra o túmulo do soldado desconhecido.

Os autarcas, na visita inaugural às exposições vendo-se, da esquerda para a direita, o vice-presidente e a presidente da Câmara, Luís Santana Dias e Isaura Morais, os vereadores Miguel Santos e João lopes Candoso. Em segundo plano veem-se Sandra Serrão e um dos professores envolvidos na organização.

No dia 12 de novembro, este acontecimento,  que  selou o princípio do fim dos combates entre potências ocidentais e o Império Alemão na Primeira Guerra Mundial,  não podia ficar esquecido num estabelecimento de ensino como a Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, de Rio Maior, cuja missão, explícita no respetivo Projeto Educativo, aponta para “desenvolver os princípios da cidadania alicerçados num pensamento crítico, autónomo e criativo, com sentido de responsabilidade, habilitando os jovens com saberes e valores para a construção de uma sociedade mais justa, centrada na pessoa, na dignidade humana e na ação sobre o mundo” (2017:5). Desta feita, na presença de uma comitiva da Câmara Municipal constituída pela presidente, Isaura Morais, o vice-presidente, Luís Santana Dias, o vereador do Planeamento e Ordenamento do Território,  João Lopes Candoso, o vereador do Turismo e do Desporto, Miguel  Santos, e Sandra Serrão, técnica superior de Educação, o diretor da escola, José Albino Correia, inaugurou a exposição «Uma vida com história» (com pertences do alferes miliciano de Infantaria 12, Afonso da Costa Ribeiro, mais tarde tenente, que integrou o Corpo Expedicionário Português – C.E.P.).

O alferes miliciano de Infantaria 12, Afonso da Costa Ribeiro, que integrou o Corpo Expedicionário Português – C.E.P.

Seguiu-se a inauguração da exposição «Armistício… 100 anos de História» (com trabalhos de alunos do 11.º ano, turmas G e H) e a da exposição «Compiègne» (com trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano, na disciplina de Francês) tendo, ainda, homenageado os soldados riomaiorenses do C.E.P.

Entre as exposições patentes, a que está designada por «Compiègne» reúne trabalhos realizados pelos alunos do 8.º ano, na disciplina de Francês. Na foto, o diretor da Escola Secundária, José Albino Correia e a presidente do Município, Isaura Morais.

A sessão de abertura foi marcada pelo discurso da presidente da Câmara, que louvou a iniciativa da escola e deu os parabéns à equipa da biblioteca escolar e aos professores (Rosa Amélia e Luís Freitas) diretamente envolvidos na organização e dinamização do evento e, posteriormente, o diretor propôs aos presentes um minuto de silêncio pelas vítimas da guerra. A sessão de abertura terminou com a leitura emocionada, pelo professor Luís Freitas, do testemunho sentido de um tenente de Infantaria que integrou o C.E.P, de que se transcreve um excerto *¹:  “Pronto!… Estava assinado o armistício com a Alemanha!… Eis um grande momento para a História da humanidade! (…) Este momento daria o nome a um século… Era um ponto final e um ponto de interrogação, era um fim e um início, um túmulo e uma esperança.”

Cem anos depois, a réplica possível mas muito bem conseguida do que seria uma trincheira na I Grande Guerra.

Parte do interior da réplica de trincheira. ´Não havia computadores na época; o que se vê só lá está para fornecer os sons de um conflito bélico.

Seguiu-se uma visita guiada à reconstituição das trincheiras, patente no átrio do bloco C, um trabalho que resultou do empenho dos alunos do 12.º H/I, coordenados pelo professor Luís Freitas e pela respetiva diretora de turma, Ana Margarida Gonçalves. Na sala A8, um grupo de  alunos do 11.º H apresentou um trabalho relativo à Primeira Grande Guerra, tendo o professor José Fonseca dinamizado uma sessão de esclarecimento sobre a Guerra das Trincheiras.

Alunos do 11.º H apresentaram um trabalho relativo à Primeira Grande Guerra, tendo o professor José Fonseca dinamizado uma sessão de esclarecimento sobre a Guerra das Trincheiras.

Foram, ainda, promovidas sessões de cinema, tendo sido os filmes selecionados Soldado Milhões, de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, e Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg.

A explicação do que era uma trincheira na Guerra Mundial de 1914-1918.

A recriação das trincheiras bem como as exposições patentes na biblioteca da escola podem ser visitadas até ao próximo dia 23 do corrente. Visitá-las é resistir contra o ódio, o obscurantismo, a xenofobia e todas as formas de exclusão, é relembrar a urgência de um mundo solidário e pacificado.

Os alunos envolvidos na materialização de uma boa parte deste evento sobre o Centenário do Armistício.

Na foto em baixo, os três professores cujo contributo foi determinante na organização das exposições: José Fonseca, Rosa Amélia e Luís Freitas.

Finalmente deixamos aqui mais algumas imagens a complementar este apontamento mas que dão apenas uma pálida ideia do que o visitante poderá apreciar in loco.

*¹ Gonçalves, H. A.(1925). Portugal na Guerra. Companhia Portuguesa Editora, Lda. Porto

Fonte: Biblioteca Escolar da ESRM – Escola Secundária de Rio Maior.

Fotos: ESRM e Carlos Manuel.

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | 1ª Gala do Desporto abrangeu as áreas Escolar e Universitária Região | 1ª Gala do Desporto abrangeu as áreas Escolar e Universitária

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.