Região | O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto

Espaços seguros para jovens é o mote para o Dia Internacional da Juventude 2018.

Para o Dia Internacional da Juventude deste ano, as Nações Unidas, que o promovem desde 1999, decidiram-se pelo tema Espaços seguros para jovens.

Em Portugal este Dia Internacional da Juventude tem as comemorações oficiais centradas na cidade de Cascais que em 2018 é a Capital Europeia da Juventude.

São objetivos do Dia Internacional da Juventude:

  • Promover estilos de vida saudáveis;
  • Proporcionar atividades, a jovens de todo o país, que nem sempre estão acessíveis à maioria
  • da população;
  • Fomentar o intercâmbio e o encontro de jovens e entidades promotoras de um segmento de
  • intervenção com enorme historial na área da Juventude; e
  • Incentivar a prática desportiva.

No país em geral e no distrito de Santarém em particular, são muitos, se não quase todos, os municípios que se associam a esta efeméride. Por exemplo, em Rio Maior a entrada nas piscinas municipais será livre durante todo o dia estando previsto para o mesmo local a realização de uma Sunset Party, com o DJ André Silva da Hiper FM, das 16 às 19 horas.

Também no Entroncamento, uma das mais jovens cidades portuguesas, a autarquia decidiu conceder entrada gratuita mas em todos os equipamentos desportivos municipais, durante o dia 12 de agosto, aos jovens entre os 12 e os 29 anos de idade. Já a utilização de alguns dos equipamentos está sujeita à disponibilidade e ao procedimento de marcação habitual.

Na capital do distrito, a Viver Santarém EM SA em parceria com a Câmara Municipal de Santarém vai abrir o Complexo Aquático Municipal gratuitamente a todos os jovens do concelho até 18 anos de idade, desde que apresentem documento comprovativo de morada, e proporcionar-lhe durante todo o dia diversas atividades lúdicas e desportivas, tais como aulas de Hidro e  Zumba, Water power, jogos recreativos e modelagem de balões.

Torres Novas. Aqui, a Câmara também optou pelas Piscinas Municipais Fernando Cunha como espaços seguros para jovens (dos 12 aos 29 anos), que no domingo estarão abertas para eles, gratuitamente, das 14 às 19 horas, com animação pelo DJ Set Bomboca & Pirolito.

E o “prato forte” são mesmo as piscinas, umas com um programa menos elaborado e outras com um programa mais elaborado e até mais abrangente. É o caso do Cartaxo, que vai franquear as piscinas municipais descobertas, das 10 às 19 horas, aos jovens, pais e educadores “para todos poderem participar livremente e assinalar este dia com a família e os amigos”. Estão previstos: batismos de mergulho; demonstração de tiro a laser; ações de sensibilização à exposição solar e sobre o programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas; aula de Zumba; a apresentação da Academia de Inteligência Emocional; e leituras de verão.

Vejamos agora as iniciativas comemorativas do Dia Internacional da Juventude no Sardoal. Na Piscina Municipal, que é o que a canícula recomenda. Assim, com entrada gratuita para jovens de todas as idades, a Piscina Municipal de Sardoal terá, no domingo, 12 de agosto, horário alargado até às 20 horas, com desportos aquáticos, jogos tradicionais e animação musical.

Por último, o que Coruche oferece à juventude está na imagem.

Categorias:Sociedade Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | Bombeiros reúnem em Santarém para decidir futuro Região | Bombeiros reúnem em Santarém para decidir futuro

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.