Região | O Rotary e o Dia Mundial da Árvore e da Floresta em Rio Maior

No Dia Mundial da Árvore e da Floresta, alunos Melhores Companheiros e Rotary Club plantaram mais 12 Prunus Kanzan em Rio Maior

Alunos, professores, rotários e autarcas, numa foto de “família” para recordar o 21 de Março de 2019.

Noventa e nove é o número de árvores que o Rotary Club e os alunos Melhores Companheiros eleitos pelas turmas de 5.º ano das escolas básicas de Rio Maior já plantaram, desde que em 2010 o clube rotário local, então presidido pelo professor Luís de Deus, lançou esta atividade anual, comemorativa do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, que se comemora a 21 de Março.

O presidente do Rotary Club de Rio Maior, António Figueiredo (à esquerda), e o tesoureiro Pedro Vinagre plantaram uma árvore oferecida pelo Viveiros que forneceu as restantes Prunus Kanzan.

Bem, sejamos rigorosos: com a ajuda dos alunos Melhores Companheiros, plantaram-se 98 árvores, as primeiras das quais – carvalhos americanos – ao longo da ciclovia da cidade até às Marinhas do Sal e nos anos seguintes Prunus Kanzan, também conhecidas por cerejeiras japonesas, que se tornam em lindas árvores cobertas de flores cor-de-rosa, púrpura e branco. A 99.ª árvore, mais uma Prunus Kanzan, também foi plantada neste 21 de Março, mas pelo atual presidente do Rotary Club de Rio Maior, António Figueiredo e o tesoureiro Pedro Vinagre, tratando-se de um exemplar oferecido pelo Viveiro que forneceu as restantes 11.

É neste terreno ao lado da ESDRM que estão plantadas as árvores da celebração do Dia Mundial da Árvore e da Floresta 2019.

As árvores agora plantadas constituirão um pequeno bosque, mesmo ao lado da zona de entrada no recinto da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, situado junto do espaço definido pela semicircular que dá acesso ao portão deste estabelecimento de ensino, espaço este que já se encontrava povoado de Prunus Kanzan ali plantados nos dois últimos anos, também no Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

A Sofia Nunes, aluna do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, foi a primeira Melhor Companheira a plantar uma árvore. Aqui está a jovem mostrando o seu diploma, entre a presidente do Município e o presidente do Rotary Club de Rio Maior.

Participaram nesta plantação em 2019, do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal, os alunos Melhores Companheiros Sofia Nunes, Martim Santos, Matilde Inês e Gonçalo Colaço e do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, Rafael Lindo, Laura Frazão, Heloísa Benvindo, Mafalda Azenha, Gonçalo Ferreira, Helena Liu e Santiago Lourenço. Acompanharam-nos alguns professores, entre os quais o diretor do Agrupamento Fernando Casimiro, Paulo Almeida.

Martim Santos e Mafalda Inês entre Isaura Morais e António Figueiredo.

Uma equipa de trabalhadores do Município deu uma ajuda preciosa na preparação do terreno e na plantação das árvores.

Gonçalo Colaço entre Isaura Morais e António Figueiredo e Rafael Lindo com Paulo Almeida e António Figueiredo.

Este ato simbólico, que a prazo contribuirá para o embelezamento da cidade, contou com a participação de alguns membros rotários a que se juntaram a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior Isaura Morais, bem como o vice-presidente Santana Dias e o vereador Miguel Santos.

Laura Frazão entre Paulo Almeida e António Figueiredo e Heloísa Benvindo com Luís Filipe Santana Dias e António Figueiredo.

Mafalda Azenha com Miguel Santos e António Figueiredo, e Gonçalo Ferreira entre António Figueiredo e Isaura Morais.

Helena Liu entre António Figueiredo e Fátima Carvalho, e Santiago Lourenço com António Figueiredo e o professor Carlos Araújo.

Isaura Morais falou aos jovens do significado desta atividade promovida pelo Rotary Club de Rio Maior em parceria com as escolas básicas para chamar a atenção para a importância vital das florestas para a humanidade e a sustentabilidade da vida no planeta, além de permitir distinguir alunos pelo seu mérito reconhecendo-os como Melhores Companheiros, uma condição que espera saibam manter ao longo da vida, sendo boas pessoas e solidários com a família, os amigos e as suas comunidades, fazendo assim jus pela vida fora ao momento que protagonizaram em 21 de Março de 2019, plantando as árvores que ostentarão os seus nomes em placas que serão colocadas no solo, junto dos respetivos troncos, para que a sua memória não se perca.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Ecologia e Ambiente Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Salgema – Pastelaria. Vai um cafezinho? Um pastelinho? Região | Salgema – Pastelaria. Vai um cafezinho? Um pastelinho?
Região | Competições internacionais de Polo aquático em Rio Maior Região | Competições internacionais de Polo aquático em Rio Maior
Região | O Rio Maior Sport Clube vai a votos a 9/5/2019 Região | O Rio Maior Sport Clube vai a votos a 9/5/2019
Região | Cartoonista António Maia distinguido pelo Rotary de Rio Maior Região | Cartoonista António Maia distinguido pelo Rotary de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.