Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM

«Pintados de Rosa» – Projeto de Aptidão Profissional de Guadalupe Oliveira, aluna da Escola Profissional de Rio Maior.

«Pintados de Rosa» foi uma palestra de sensibilização sobre a prevenção do cancro da mama que aconteceu no passado dia 19 de outubro de 2018 na Escola Superior de Desporto de Rio Maior pelas 15:00 horas.

O evento «Pintados de Rosa» enquadra-se no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Guadalupe de Oliveira que frequenta o Curso Profissional de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade na Escola Profissional de Rio Maior e tinha como objetivo sensibilizar os jovens da cidade, uma vez que se trata de uma doença que afeta cada vez mais pessoas.

O objetivo deste evento, para além de informar, alertar e sensibilizar os jovens em relação ao cancro da mama, era angariar fundos monetários para a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), visto que a mesma disponibiliza um serviço de Apoio Social ao doente oncológico, garantindo ajuda na alimentação, na medicação e/ou na aquisição de materiais, mediante a necessidade avaliada de cada utente.

Durante a palestra foi exibido um vídeo de uma entrevista a uma mulher que teve cancro da mama e posteriormente, cinco pessoas diretamente ligadas ao cancro da mama participaram numa mesa redonda orientada pela moderadora Cláudia Fragoso, locutora da Rádio Sim do Grupo Renascença.

Andreia Frazão é enfermeira do hospital Distrital de Santarém, trabalhou na Ginecologia e Obstetrícia com doentes oncológicos de cancro da mama, foi uma das convidadas a participar na mesa redonda e desenvolveu assuntos como a prevalência do cancro da mama em Portugal e o que pode originar a doença, a prevenção, os tratamentos, o pós término da mesma e curiosidades como o caso mais jovem de cancro da mama que já conheceu e as maiores dificuldades na intervenção junto de doentes oncológicos, mais propriamente do cancro da mama.

Também marcou presença a Dr.ª. Filipa Martinho, Psicóloga Clínica, Voluntária da Liga Portuguesa Contra o Cancro no Polo de Santarém que realizou uma breve apresentação da sua profissão em relação ao cancro da mama apontando também quais os motivos que levam um doente a ser acompanhado por um psicólogo, se todos querem e deveriam ser acompanhados e se existem pessoas que recusam a ajuda dos mesmos. André Silva, representante do projeto «Um Dia Pela Vida», esteve presente em nome da LPCC, um dos apoios deste evento. Apresentou o projeto que decorre em Rio Maior até dia 2 de fevereiro de 2019, o que é a LPCC, qual o seu papel em relação ao cancro da mama, como atua e de que maneira é realizado o apoio ao doente oncológico e à sua família. Por fim, Rebeca (cantora e figura pública) contou a todos os presentes a sua reação ao saber que era mais uma vítima de cancro da mama, se o facto de ser uma figura pública dificultou ou facilitou lidar com a doença, se a mesma afetou a sua profissão e como descreve todo o processo (reações físicas e psicológicas).

O auditório estava cheio foram angariados 58,59€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o feedback dos participantes foi bastante positivo, acharam interessante o tema e os assuntos discutidose alguns chegaram até a dizer que se emocionaram com o vídeo exibido. O tema debatido é delicado e deve ser cada vez mais abordado perante todas as faixas etárias para que saibam o que é realmente o cancro da mama, o que pode acontecer e como se devem prevenir.

Texto e fotos: EPRM

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado. Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.