Região | Porto de Mós aposta em infraestruturas de âmbito turístico

Município portomosense apresentou há dias três projetos de âmbito turístico para o concelho

O aspeto que virá a ter a frente do Posto de Turismo Avançado, localizado em Alvados. Nas duas fotos seguintes e ainda no Facebook, o aspeto do edifício desenhado de outros ângulos.

Na sua reunião descentralizada, realizada em 14 de Fevereiro de 2019 na União de Freguesias de Alvados e Alcaria, a Câmara Municipal de Porto de Mós apresentou três projetos de âmbito turístico para o concelho.

O primeiro dos referidos projetos é o de um espaço para interpretação da Fórnea, localizado à entrada do percurso, em Alcaria, junto à EN243.

O segundo projeto apresentado foi o do futuro Posto de Turismo Avançado, que resultará da requalificação do Centro de Desportos ao Ar Livre de Alvados. Este Posto de Turismo contará com uma loja de produtos locais, um espaço de restauração e cafetaria, um espaço de apoio ao caminhante, um espaço de apoio aos desportos de natureza, balneários de apoio e uma galeria de exposições.

Finalmente, foi apresentado um percurso pedonal ciclável com uma extensão de aproximadamente 4 mil e 100 metros, entre as localidades de Alcaria e Alvados. Esta pedovia/ciclovia incluirá uma grande zona de descanso junto à Lagoa de Alvados, uma pequena zona de descanso entre a Lagoa e Alcaria e duas zonas de descanso situadas nas portas de entrada do percurso. A ideia é que as zonas de descanso constituam verdadeiros showrooms da região, totalmente construídas em pedra, nas variedades e tonalidades exploradas e vendidas no concelho de Porto de Mós.

Desenho ilustrativo de uma das zonas de descanso dispostas ao longo da ciclovia/pedovia.

Aprovada a adjudicação da Remodelação da Central Termoelétrica

Na mesma reunião de Câmara foi aprovada a adjudicação da obra de remodelação da Central Termoelétrica de Porto de Mós, no valor de 2 milhões, 547 mil e 900 euros + IVA, com um prazo de execução de 599 dias.

A Central Termoelétrica de Porto de Mós é um edifício icónico da vila, associado à atividade mineira de exploração de carvão e à produção de energia elétrica que os portomosenses pretendem há muito preservar e nele verem instaladas uma série de atividades como sejam múltiplas funções nas áreas da cultura, ciência, educação e investigação, nomeadamente, o Museu do Território e o Arquivo Histórico Municipal.

A adjudicação da obra ocorreu só agora dado decorrer de um “longo processo altamente burocrático de prévia qualificação dos vários candidatos, por forma a salvaguardar o sucesso de um investimento desta dimensão”, esclareceu o Município. A primeira pedra tinha sido lançada no dia 1 de Outubro de 2016.

Categorias:Em Destaque, Regional Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pode ser a Best in the World Região | Carta Gastronómica da Lezíria do Tejo pode ser a Best in the World
Região | GNR com Operação Estrada Segura até 2.ª feira, 4 de Fevereiro Região | GNR com Operação Estrada Segura até 2.ª feira, 4 de Fevereiro
Região | Inês Henriques com homenagem agendada em Porto de Mós Região | Inês Henriques com homenagem agendada em Porto de Mós
Região | Natal na Cidade – o itinerário do Comboio Turístico Região | Natal na Cidade – o itinerário do Comboio Turístico

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.