Região | PSD Rio Maior evoca Sá Carneiro e a memória de José Pulquério

38.º aniversário da morte de Sá Carneiro.

Carácter e exemplo dos fundadores do PPD/PSD nacional e concelhio de Rio Maior recordados.

Na terça-feira, 4 de dezembro, a Comissão Política do Partido Social Democrata de Rio Maior prestou homenagem a Francisco Sá Carneiro no 38.º aniversário da sua morte no trágico incidente de Camarate, realizando breve mas sentida cerimónia de deposição de uma coroa de flores junto do busto que recorda o malogrado estadista na rotunda com o seu nome, na cidade de Rio Maior.

Perpassou por todo este ato a evocação do carácter e exemplo de Francisco Sá Carneiro, fundador do PPD/PSD e à data da morte Primeiro-ministro de Portugal, a lição política e de vida que José da Silva Pulquério, o fundador do PSD Rio Maior, falecido há sensivelmente um ano, legou aos sociais-democratas da sua terra,  sugerindo, aconselhando, corrigindo com sabedoria e elegância sempre que a consciência lhe pedia que o fizesse, deixando nos seus contemporâneos e companheiros o respeito pelo carácter por que se regia e o reconhecimento por quem soube ser exemplar na vida, na política e na transmissão do saber a outrem.

A deposição da coroa de flores na base do busto de Francisco Sá Carneiro foi partilhada pela presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, Isaura Morais, com Teresa Pulquério, filha de José Pulquério (à esquerda da foto). Vê-se também Edgard Carvalho Gomes, presidente da mesa da Assembleia de Secção do PSD Rio Maior.

A presidente da Comissão Política Concelhia do PSD e presidente do Município, Isaura Morais, partilhou a deposição da coroa de flores na base do busto de Francisco Sá Carneiro com uma emocionada Teresa Pulquério, filha de José Pulquério.

“Tudo aquilo que eu sei em política foi ele (José Pulquério) que me ensinou”, revelou, de voz embargada pela comoção, Edgard Carvalho Gomes que já presidiu à Comissão Política, foi vereador e preside atualmente à mesa da Assembleia de Secção do partido. Contou também um episódio do relacionamento entre ambos para ilustrar a hombridade de José Pulquério que um ano depois de entender que ele, Edgard Gomes, não seria a pessoa indicada para as funções que tinha assumido no partido reconheceu que afinal tinha sido competente nessas mesmas funções.

As pessoas que estiveram presentes na cerimónia.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM Região | Cláudio Matias é o Bombeiro de Mérito 2017 da AHBVRM
Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Região | Movimentos – Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid Região | Aos 21 anos a ESDRM viu tomar posse o 5.º diretor: Luís Cid
Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado. Região | Nó de Rio Maior do IC2 em Asseiceira volta a ser encerrado.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.