Região | Quarteto de Cordas da GNR aplaudido de pé em Rio Maior

Quarteto de Cordas da GNR fechou comemorações do X Dia da Unidade do Comando Territorial de Santarém.

O Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana, no seu concerto de 19 de outubro de 2018, no Cineteatro de Rio Maior.

O Quarteto de Cordas da Guarda Nacional Republicana rubricou ontem à noite um maravilhoso concerto de música de câmara no Cineteatro de Rio Maior, profusamente aplaudido, inclusivamente de pé, pela assistência que enchia a plateia.

Interpretando peças de Wolfgang Amadeus Mozart como «Brittes Quartett» e o «Divertimento nº 3 em Fá Menor» em três andamentos, uma balada de Josef Suk, o «Tango» de Michael Mclean e «Foi Deus» de Alberto Janes, pode dizer-se com propriedade que o Quarteto de Cordas da GNR fechou com chave de ouro as comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Santarém, que este ano se centraram na cidade e no concelho de Rio Maior.

Uma perspetiva da assistência.

Constituído pelo 1.º sargento ajudante Sérgio Pliz no violoncelo, o guarda Sidónio Araújo na viola, o guarda Ricardo Ribeiro no primeiro violino e o cabo Daniel Canelas no segundo violino, este quarteto de cordas “é uma formação oriunda da Orquestra de Câmara da GNR, inserida na Subunidade Banda de Música e Fanfarra estando na dependência da Unidade de Segurança e Honras de Estado”, informa o folheto do concerto. As atividades no âmbito do Protocolo de Estado, de divulgação da GNR é a sua área de ação; também atua a convite das mais variadas entidades.

Momento da entrega de uma de duas cadeiras de rodas adquiridas com uma quotização entre os militares da GNR de todos os Postos Territorias do distrito de Santarém.

Findo o concerto o coronel Paulo Jorge Silvério, comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santarém, subiu ao palco para agradecer o acolhimento proporcionado pelo Município à realização das cerimónias centrais do 10.º Dia da Unidade em Rio Maior e revelou que em articulação com o Posto Territorial e entidades locais foi selecionada uma instituição de solidariedade riomaiorense para receber um apoio com utilidade para os seus utentes, tendo o Centro de Educação Especial «O Ninho» do Concelho de Rio Maior sido a contemplada, pelo que nos últimos dias, em todos os Postos Territoriais da GNR no distrito, militares quotizaram-se com o objetivo de serem adquiridas duas cadeiras de rodas.

A primeira dessas cadeiras de rodas foi imediatamente entregue a Alberto Barreiros, presidente da direção de «O Ninho». A propósito deste gesto solidário, a presidente da Câmara, Isaura Morais, manifestou, mais uma vez, o regozijo da sua autarquia por se ter podido associar ao X Dia da Unidade e reiterou o reconhecimento do esforço e dedicação que os militares põem no cumprimento dos seus deveres com sensibilidade e sentido de proximidade em relação às populações.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Artes e Cultura Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Dário Marcelino candidata-se a presidente do Moto Clube Região | Dário Marcelino candidata-se a presidente do Moto Clube
Região | 1ª Gala do Desporto de Rio Maior distinguiu clube e equipas Região | 1ª Gala do Desporto de Rio Maior distinguiu clube e equipas
Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM
Região | Município de Rio Maior com orçamento de 24 646 674,00€ Região | Município de Rio Maior com orçamento de 24 646 674,00€

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.