Região | Gruta Algar do Pena vai receber cerca de 100 cientistas

Gruta Algar do Pena, no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, vai receber a visita de perto de uma centena de cientistas.

Sala Panorâmica do Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta Algar do Pena.

No dia 22 de agosto de 2018 o Centro de Interpretação Subterrâneo da Gruta Algar do Pena (CISGAP), no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, vai receber a visita de perto de uma centena de cientistas oriundos de todo o mundo, no âmbito da 24ª Conferência Internacional de Biologia Subterrânea a decorrer em Aveiro e que conta com o apoio, entre outras entidades, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do Município de Santarém.

O CISGAP é uma estrutura do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e tem instalada desde 2014 a Estação Subterrânea de Monitorização da Fauna Cavernícola de Portugal Continental (Troglobiário), numa parceria com a Investigadora Ana Sofia Reboleira, presentemente professora associada da Universidade de Copenhaga, no Museu de História Natural da Dinamarca, e que permite a monitorização em cativeiro das espécies da fauna cavernícola que povoam as grutas de Portugal Continental.

A Doutora Sofia Reboleira é responsável pela descoberta de mais de 45 novas espécies da fauna cavernícola em diversas grutas em Portugal e no estrangeiro; uma delas um escaravelho cavernícola (Trechos gamae) foi descoberto no Algar do Pena em 2007.

No último ano, tem decorrido um projeto Citizens & Science, envolvendo um grupo de alunos do Clube de Ambiente da Escola Básica 2, 3 de Alcanede no projeto de investigação liderado pela equipa desta cientista, cabendo aos “jovens investigadores” a tarefa de zelarem pela manutenção do equipamento que alberga as espécies em estudo e assegurarem a sua alimentação. Este projeto envolve ainda a Junta de Freguesia de Alcanede, bem como a participação do Núcleo de Mecatrónica do Instituto Politécnico de Leiria.

Categorias:Ciência Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Regiao | O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior Regiao | O Centenário do Armistício na Escola Secundária de Rio Maior
Região | Secundária expõe participação portuguesa na 1ª Grande Guerra Região | Secundária expõe participação portuguesa na 1ª Grande Guerra
Região | Alcanede – IP apresentou a requalificação da EN362 e ER361 Região | Alcanede – IP apresentou a requalificação da EN362 e ER361
Região | Residência de Estudantes da ESDRM volta a ficar para trás! Região | Residência de Estudantes da ESDRM volta a ficar para trás!

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.