Região | Santarém: Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo

Santarém é palco da apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo

Santarém recebe a apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, no dia 7 de Abril, às 10 horas, no Jardim da República, seguido de Caminhada. Este Guia é promovido pela ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com a colaboração das câmaras municipais da Lezíria do Tejo, a par do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Santarém apresenta o Percurso Pedestre «Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo», com 6,2 km, grau de dificuldade médio e duração aproximada de 3 horas.

Santarém; uma perspetiva do Jardim da República.

Santarém recebe a apresentação do Guia de Percursos Pedestres da Lezíria do Tejo, no dia 7 de Abril, às 10 horas, no Jardim da República, seguido de Caminhada. Este Guia é promovido pela ERTAR – Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e conta com a colaboração das câmaras municipais da Lezíria do Tejo, a par do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Santarém apresenta o Percurso Pedestre Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo, com 6,2 km, grau de dificuldade médio e duração aproximada de 3 horas.

O Guia sugere 11 percursos pedestres que podem preencher uma agradável semana de férias em contacto com a natureza e com o melhor que o Ribatejo tem para oferecer. Cada percurso pode também ser feito de forma individual, à medida disponibilidade de cada pessoa, que tem a oportunidade de descobrir cada região, através de diversos itinerários locais que possibilitam o contacto com áreas ambientalmente interessantes, quer pelas paisagens quer pela fauna emblemática dos ecossistemas mediterrânicos ou pelo rico património edificado.

Para cada percurso existe uma ficha técnica que informa sobre a extensão, duração prevista, um mapa com o traçado do percurso e os elementos mais relevantes no local. Cada percurso permite o acesso a um ficheiro que pode transferir para o equipamento GPS e também a um ficheiro que permite visualizar os mapas dos itinerários propostos na internet.

Informações adicionais sobre atividades culturais, alojamento e restauração, devem ser consultadas em www.visitribatejo.pt .

O Percurso Pedestre de Santarém Do planalto de Santarém à Lezíria do Tejo, leva à descoberta da milenar relação entre a paisagem e a vida desta cidade histórica que identifica 28 pontos de interesse e tem ligação aos percursos da Grande Rota do Tejo, Caminho de Fátima e Caminho de Santiago.

Este percurso tem como objetivo dar a conhecer a singularidade e a riqueza monumental da paisagem do Centro Histórico de Santarém. As características naturais do território e a relação milenar estabelecida entre o rio Tejo/lezíria/núcleos ribeirinhos/vales e núcleo planalto, determinaram a estruturação desta paisagem cultural. A passagem nos principais monumentos, classificados como monumento Nacional, troços de muralha, miradouros, calçadas de encosta e seus chafarizes e núcleos ribeirinhos junto ao Tejo, demonstra a riqueza patrimonial e paisagística deste conjunto e seu sistema de vistas.

Destaca-se a evolução polinucleada com o planalto sobranceiro ao rio e suas edificações, a 107 metros, dos núcleos ribeirinhos, Ribeira de Santarém e Alfange, desde 9 metros. No extremo nascente do planalto de Santarém desenvolve-se a antiga cidadela da Alcáçova, outrora um planalto isolado. A Porta do Sol, sobranceira ao rio, era uma das entradas da cidadela, que correspondeu ao primitivo reduto defensivo (castro), com um perímetro amuralhado que tinha por entrada principal a Porta de Santiago.

Conforme a época do ano, os vales, o rio Tejo e a Lezíria de grande valor paisagístico, têm diferentes cores e expressões que enriquecem o olhar sobre esta paisagem.

As diferentes características naturais originaram distintas unidades de paisagem, como o bairro, que se caracteriza pelas encostas do maciço calcário e o seu olival disperso, e exemplares dos matagais mediterrânicos autóctones, e o campo, unidade referente à planície de solos de aluvião, adjacentes e banhados pelo rio Tejo, a lezíria e seus regadios.

Junto à margem do rio, com uma biodiversidade específica deste ecossistema ribeirinho, podem observar-se, nas marachas e galeria ripícola, os seguintes exemplares da vegetação: Populus spp. – Choupos; Salix spp. – Salgueiros; Fraxinus spp. – Freixos e Tamarix spp. – Choupo branco e a presença de espécies da fauna, como: a toutinegra-dos-valados, a garça-branca, a cegonha-branca, o pato-real, o milhafre-preto, o bico-de-lacre, os rouxinóis-dos caniços e o guarda-rios.

No ponto inicial, localizado no Jardim da República, para além da facilidade de estacionamento e de diversos serviços de cafetaria e restauração, é de aproveitar para visitar o Mercado Municipal com os seus painéis de azulejos, localizado ao lado do jardim, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Clara.

O percurso leva-o até à Ribeira de Santarém e à Igreja de Santa Cruz, prosseguindo até à Ponte de D. Luís e Alfange. O troço coincide com o ancestral caminho de Santiago, prossegue para o miradouro das Portas do Sol e a Igreja de Nossa Senhoras da Graça, segue para o Largo Pedro Álvares Cabral e pela Rua Braamcamp Freire até à Casa-Museu Anselmo Braamcamp Freire. Prossegue depois pelas escadinhas do Milagre até ao largo, com a Igreja de Santo Estêvão, também conhecida por Igreja do Santíssimo Milagre, e passa pela Igreja de Nossa Senhora de Marvila, Torre das Cabaças e Igreja de S. João de Alporão. Seguindo pela Rua Passos Manuel, encontra num recanto à esquerda, as escadinhas do Carmo, desvio até à Fonte das Figueiras. Chegado à Praça Sá da Bandeira, praça maior de Santarém de onde partem as principais artérias comercias do Centro Histórico, pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Piedade. O Percurso termina no ponto inicial, o Jardim da República.

Fonte: M. Santarém

Categorias:Regional Tags: , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | A Lezíria do Tejo na Feira Nacional de Agricultura 2019 Região | A Lezíria do Tejo na Feira Nacional de Agricultura 2019
Região | Seminário da CIMLT sobre mobilidade da Lezíria do Tejo Região | Seminário da CIMLT sobre mobilidade da Lezíria do Tejo
Região | Saúde: Almeirim recebe as I Jornadas do ACES Lezíria Região | Saúde: Almeirim recebe as I Jornadas do ACES Lezíria
Região | Resultados das Eleições para o Parlamento Europeu 2019 Região | Resultados das Eleições para o Parlamento Europeu 2019

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.