Região | Susana Feitor, madrinha dos 10 km de Tagarro

Susana Feitor será a madrinha dos 10 km de Tagarro 2018.

Susana Paula de Jesus Feitor, aos 15 anos de idade (foto do arquivo do jornal Região de Rio Maior) foi a 1ª Medalha de Ouro internacional da Marcha Atlética portuguesa em femininos, sagrando-se Campeã Mundial de 5 000 metros Marcha no então Campeonato Mundial Júnior de Atletismo, disputado em 1994 na cidade de Plovdiv, na Bulgária.

As ruas da localidade de Tagarro, Azambuja, preparam-se para receber a sua já tradicional corrida de 10 quilómetros. A prova terá lugar no dia 25 de agosto de 2018, com partida às 18 horas.

Além da Corrida, esta 14ª edição volta a contemplar os amantes do pedestrianismo com uma caminhada de 5 quilómetros.

A organização está a cargo da associação 10 km de Tagarro e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alcoentre, da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro e da Câmara Municipal de Azambuja.

Este ano, esta prestigiada prova de atletismo de cariz popular conta com a presença de Susana Feitor, marchadora olímpica, que será a madrinha da prova.

Em 2005, já com 30 anos de idade Susana Feitor, competindo nos 20 km Marcha obteve a Medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Atletismo de Helsínquia, na Finlândia, feito a que se reporta esta foto da associação 10 Km de Tagarro bem como a do Facebook, esta do arquivo do jornal Região de Rio Maior.

Recorde-se que, Susana Feitor foi a primeira atleta portuguesa a conquistar a Medalha de Ouro numa prova internacional de Marcha Atlética, sagrando-se Campeã do Mundo, no escalão de juniores, em 1990, em Plovdiv, na Bulgária. A segunda Medalha de Ouro viria a conquistá-la no Europeu de Juniores de San Sebastian, na Espanha, em 1993.

A atleta riomaiorense conquistou também medalhas de prata nos Europeus de Juniores de Salónica, na Grécia (1991) e no Mundial de Juniores de Lisboa (1994), em ambos os casos nos 5 km e ainda nos 10 km das Universíadas de Pequim (2001).

São também de Susana Feitor as medalhas de bronze na Marcha, no Campeonato da Europa Sub 23 de Turku, na Finlândia (1997) e no Europeu de Budapeste, na Hungria (1998), ambas obtidas na distância de 20 km, bem como nos Mundiais de Helsínquia, na Finlândia (2005) na distância de 20 km.

A marchadora de Alcobertas participou cinco vezes nos Jogos Olímpicos e foi presidente da Comissão de Atletas Olímpicos de Portugal entre 2002 e 2005.

Os 10 km de Tagarro Este realizam-se num percurso com 10 mil metros de extensão, marcados pelo cenário típico da aldeia de Tagarro e pela beleza da paisagem natural envolvente.

Os participantes na caminhada cumprirão uma volta única, enquanto os atletas da corrida farão duas voltas. Podem correr estes 10 quilómetros de Tagarro atletas de ambos os sexos, federados ou não e maiores de idade, que serão integrados como juniores (18 e 19 anos), como seniores (dos 20 aos 39 anos), e ainda em cinco escalões de veteranos (a partir dos 40 anos de idade).

A organização assegura dois abastecimentos de água e anuncia troféus para os três primeiros classificados de cada escalão e também para os que chegarem ao pódio na classificação geral feminina e masculina.

A prova está certificada pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato da Federação Portuguesa de Atletismo.

O processo de inscrições está em vigor até ao dia 20 de agosto.

As inscrições deverão ser feitas através do link http://www.offcrono.pt/portal/evento/inicio/10kmdetagarro ou no site www.offcrono.pt. O valor de inscrição na corrida é de 7,50€ e na caminhada de 5,50€, num 1º prazo até 31 de agosto.

Além do kit da prova, os participantes terão acesso, no final, a um lanche convívio com vinho da região e porco no espeto.

Categorias:Atletismo Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Inês Henriques, Campeã Nacional de 10 km Marcha em Pista Região | Inês Henriques, Campeã Nacional de 10 km Marcha em Pista
Campo de Férias da Desmor de 25/6 a 27/7/2018 Campo de Férias da Desmor de 25/6 a 27/7/2018
Marcha: Inês Henriques e mais 5 de Rio Maior na China Marcha: Inês Henriques e mais 5 de Rio Maior na China
ATUAAÇÃO está a organizar ATUAARTE ATUAAÇÃO está a organizar ATUAARTE

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.