Região | V Gala do Desporto do IP Santarém homenageou Jorge Justino

Região | Na V Gala do Desporto o Instituto Politécnico de Santarém homenageou o ex-presidente, Jorge Justino.

Na sua V Gala do Desporto o IP Santarém homenageou o ex-presidente Jorge Justino, atletas que se distinguiram nas competições do ano académico anterior e dois técnicos de futsal afetos à ESDRM como professores.

Jose Mira Potes, presidente do IP Santarém (à esquerda) abriu a Gala, cujo objetivo é valorizar os estudantes atletas do Instituto e outros atletas que se notabilizaram no ano anterior. Homenageou Jorge Justino (à direita), seu antecessor no cargo.

O primeiro homenageado da noite, na V Gala do Desporto do Instituto Politécnico de Santarém (IP Santarém), que se realizou em Rio Maior, no Cineteatro Municipal, em 15/5/2019, foi o Professor Doutor Jorge Justino, ex-presidente do Instituto de 1996 a 2006 e de 2010 a 2018. Senhor de um vastíssimo currículo académico, que inclui entre muitos outros itens o registo de várias patentes, foi ele quem criou a Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), no ano de 1997.

Jorge Justino também tem um passado desportivo, tendo sido, em mais novo, piloto de automóveis de competição. Praticou judo de competição e outras modalidades, além de ter pertencido ao Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo.

O sucessor de Jorge Alberto Guerra Justino na presidência do IP Santarém, José Mira Potes, ofereceu-lhe um troféu e um certificado da homenagem. Jorge Justino declarou-se honrado por ter sido homenageado, de mais a mais “nesta sala, em Rio Maior”. No seu discurso recordou o papel que Silvino Sequeira, presidente do Município à época, teve propondo a criação da Escola Superior de Desporto de Rio Maior cujo edifício próprio viria a ser inaugurado em 24/5/2013 graças a diligências financeiras desenvolvidas pela atual presidente da Câmara, Isaura Morais, que vieram a permitir a materialização da obra. Continua por construir a Residência de Estudantes que será uma mais-valia para a ESDRM e como tal para o ensino politécnico nesta cidade.

Os “grandes resultados” obtidos pelas equipas do IP Santarém nos Campeonatos Universitários organizados pela FADU – Federação Académica do Desporto Universitário bem como o trabalho que os professores Carlos Silva e Nuno Loureiro, da ESDRM, vêm desenvolvendo na área do desporto de competição no seio do Politécnico de Santarém, mereceram, igualmente, referência elogiosa da parte do homenageado. Jorge Justino referiu a propósito deste momento que os atletas de alta competição vivem, em média, mais 4 a 8 anos do que quem não pratica desporto, designadamente de alta competição.

Por último, o ex-presidente saudou as tunas académicas e augurou um grande futuro à Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Luís Cid, diretor da ESDRM, na entrega das distinções aos técnicos de futsal, Paulo Luís Pinto e João Freitas, ambos professores da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

No decurso da Gala, Luís Cid, diretor da Escola Superior de Desporto foi chamado ao palco para distinguir o treinador adjunto de futsal do Sporting Clube de Portugal, Paulo Luís Pinto e o selecionador de futsal da Suiça, João Freitas, sendo ambos professores da ESDRM. Luís Cid sublinhou a importância da Gala do Desporto do IP Santarém como meio de reconhecimento daqueles que ao longo de cada ano letivo dão o melhor de si em competição nas respetivas modalidades.

Silvino Sequeira e José Mira Potes assinaram um protocolo de colaboração entre o Núcleo Sportinguista de Rio Maior e o IP Santarém.

Outro momento digno de registo foi o da assinatura de um protocolo entre o Núcleo Sportinguista de Rio Maior, representado pelo seu presidente, Silvino Sequeira e o Instituto Politécnico de Santarém representado pelo respetivo presidente, José Mira Potes. O documento formaliza a colaboração no NSRM com o IP Santarém no que respeita à cedência de carrinhas para o transporte dos alunos atletas da ESDRM nas suas deslocações para competições.

O duatlo conquistou ouro. A triatleta Ana Filipa Santos ergue o toféu na V Gala do Desporto do IP Santarém.

Pela sua participação e desempenho nas competições de desporto universitário foram distinguidas as equipas de andebol masculino (apurou-se para a fase final do campeonato universitário) e feminino, atletismo, basquetebol masculino e feminino, duatlo (ouro), canoagem, futebol de praia, futebol, futsal masculino e feminino, judo, karate, natação, ténis, triatlo e voleibol. Foram assim distinguidos 170 alunos atletas, dos quais 14 individuais.

Os alunos atletas do futebol, festejando a distinção recebida.

Nesta Gala do Desporto, que começou pela projeção de um pequeno documentário, realizaram-se exibições de atletas da Secção de Ginástica da Associação Académica Desportiva de Rio Maior com números de ginástica acrobática, a Bagatuna e a Sal&Tuna, ambas da ESDRM e o grupo de Hip Hop ESDRM Crew, tendo também atuado as cantoras Tatiana Abrantes que é o RM Talento 2019 e Joana Silva, com ligações à Escola Superior de Desporto e que em 2015 foi a primeira RM Talento.

As RM Talentos Tatiana Abrantes (2019) e Joana Silva (2015), cantaram na V Gala do Desporto do IP Santarém.

As funcionárias da ESDRM não ficaram esquecidos e foram chamados ao palco para lhes serem entregues flores.

O professor Nuno Loureiro entregou uma flor a cada funcionária da ESDRM.

No final da V Gala do Instituto Politécnico de Santarém foi feita esta foto de família.

Foto de família da V Gala do Desporto do Instituto Politécnico de Santarém.

A Câmara Municipal de Rio Maior esteve representada pelo vice-presidente, Luís Filipe Santana Dias, estando também presentes os vereadores João Lopes Candoso e Miguel Santos. Na assistência, a V Gala do Desporto do IP Santarém contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves. Entre os docentes estava o vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém e ex-diretor da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, João Moutão.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Desporto Tags: , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional Região | Judoca da Académica de Rio Maior é Campeão Nacional
Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia Região | Agrupamento Marinhas do Sal de Rio Maior, na Suécia
Região | Politécnico de Santarém lança debate sobre Justiça Social Região | Politécnico de Santarém lança debate sobre Justiça Social
Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo Região | Futebol: Em jornada desastrosa RMSC deixa Forense empatá-lo

Responder

Enviar Comentário

© 2019 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.