Reumatologistas portugueses em destaque em Londres

Raquel Campanilho Marques recebe distinção internacional.

Raquel Campanilho Marques quando recebia a distinção internacional.

Raquel Campanilho Marques quando recebia a distinção internacional.

A reumatologista portuguesa Raquel Campanilho Marques acaba de receber uma das mais prestigiadas distinções internacionais da especialidade no decorrer do Congresso Anual da Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas (EULAR 2016), o maior evento internacional da área que decorre até 11 de junho em Londres.

Selecionada de entre 4.300 estudos candidatos, a pesquisa de Raquel Campanilho Marques foi premiada a par com outros cinco trabalhos conduzidos por profissionais da Holanda, Inglaterra e Alemanha.

A investigação da reumatologista portuguesa, desenvolvida em Londres, é uma das maiores já realizadas explorando a eficácia e a segurança de uma terapêutica que recorre à utilização de antagonistas do fator de necrose tumoral (anti-TNF)) num grande grupo de doentes com dermatomiosite juvenil – uma doença rara mas grave que afeta quer a pele quer os músculos. O estudo envolveu 66 doentes com dermatomiosite juvenil ativamente tratados com agentes anti-TNF durante um período médio de 2,76 anos, revelando que tanto os músculos como a pele parecem melhorar após a terapêutica.

Esta é também a primeira vez que um reumatologista português lidera o programa científico do congresso anual da EULAR. João Eurico Cabral da Fonseca – Reumatologista do Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria, Professor de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigador do Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, estruturas integradas no Centro Académico de Medicina de Lisboa – preside à comissão científica do EULAR.

No EULAR 2016, a presença de reumatologistas portugueses destaca-se ainda com a distinção de 22 especialistas para apresentações orais e participações em mesas redondas no congresso que inclui 14.000 profissionais de saúde de 120 países.

Raquel Campanilho Marques efetuou o trabalho no Institute for Child Health da University College London, no Departamento de Reumatologia do Great Ormond Street Hospital for Children NHS Foundation Trust, em Londres. Trabalha agora no Serviço de Reumatologia do Hospital de Santa Maria e no Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Centro Académico de Medicina de Lisboa.

O que é a EULAR

A Liga Europeia contra as Doenças Reumáticas (EULAR) é uma organização que representa sociedades científicas, associações de profissionais de saúde e organizações de pessoas com doenças reumáticas por toda a Europa.

A EULAR pretende promover, estimular e apoiar a investigação, prevenção e tratamento das doenças reumáticas, bem como a reabilitação daqueles que estas doenças afetam.

A EULAR destaca a importância de combater as doenças reumáticas não apenas através de meios médicos, mas também mediante cuidados mais abrangentes, compreendendo as necessidades dos doentes reumáticas a diferentes níveis. A EULAR é apoiada por mais de 45 sociedades científicas, 36 organizações de pessoas com Artrite/Doenças Reumáticas na Europa, 22 associações de profissionais de saúde e 23 membros corporativos.

O Congresso Anual de Reumatologia da EULAR é a principal reunião médica internacional da especialidade, apresentando as mais recentes investigações sobre doenças reumáticas e músculo-esqueléticas.

Conheça a Sociedade Portuguesa de Reumatologia

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia, fundada em 1972, é uma organização científica que tem por objetivo promover o desenvolvimento da reumatologia ao serviço da saúde da população portuguesa.

A sua atuação tem por finalidade fomentar o conhecimento das doenças reumáticas, favorecendo a formação médica, bem como o desenvolvimento de estudos e projetos de investigação em reumatologia.

A Sociedade Portuguesa de Reumatologia assume-se, igualmente, como um centro de documentação destinado quer a profissionais, através da edição e publicação de informação científica médica especializada, quer ao público em geral, mediante o seu website.

Além disso, coopera com as associações de doentes e planifica ações de educação às populações. Atualmente, representa 200 profissionais, com os quais colabora na defesa do título de reumatologista e do bom nome da especialidade.

Para mais informações, é possível consultar: www.spreumatologia.pt.

Categorias:Ciência Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Seleção para o Mundial de Atletismo de Londres Seleção para o Mundial de Atletismo de Londres
Diplomadas da ESAD.CR na ARTROOMS em Londres Diplomadas da ESAD.CR na ARTROOMS em Londres
Seleção para o Europeu concentrou-se em Rio Maior Seleção para o Europeu concentrou-se em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.