Revisitar Vieira no Século XXI

Em janeiro de 2016 realizar-se-á em Coimbra o Simpósio Internacional «Revisitar Vieira no Século XXI.

Coimbra.

Coimbra.

O Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro de Literatura Portuguesa (CLP) da Universidade de Coimbra promovem, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, nos dias 8 e 9 de janeiro de 2016, o Simpósio Internacional Revisitar Vieira no Século XXI.

Este evento pretende relançar o debate e a reflexão em torno da figura e da obra do Padre António Vieira, tendo como quadro de referência a recente edição das Obras Completas. Os organizadores esperam por isso que o simpósio venha a revestir-se do maior interesse para todos quantos se consagram ao estudo deste autor e do período histórico-cultural a que se encontra ligado.

Os organizadores, considerando que este simpósio deveria constituir uma oportunidade para ser levada a cabo uma revisitação crítica do que tem sido feito ao longo dos últimos anos neste campo de estudos e dos novos caminhos que se abrem à pesquisa em resultado do trabalho de compilação, anotação e posterior disponibilização de todos os textos de Vieira até agora conhecidos, entendeu que seria adequado apostar num modelo de simpósio que permitisse conjugar a presença de reputados especialistas, nacionais e internacionais, e de investigadores que livremente pudessem submeter as suas propostas de comunicação.

A expetativa é que o simpósio possa funcionar como espaço de reflexão sobre a presença da obra de Vieira em diversos graus do sistema de ensino nos países de língua portuguesa ou de países que vêm dedicando atenção crescente à lusofonia, assim como sobre novas formas de revitalização deste património literário e cultural na época contemporânea.

Para mais informações aceda ao endereço http://www.simposiovieira21.org/, onde é possível consultar informação fundamental e regularmente atualizada sobre as várias vertentes do evento.

Breve Nota biográfica

Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII, in Wikipédia.

Retrato do Padre António Vieira, de autor desconhecido do início do século XVIII, in Wikipédia.

O padre António Vieira nasceu em Lisboa em 6 de fevereiro de 1608 e faleceu em Salvador (Brasil), em 18 de julho de 1697.

Religioso, filósofo, escritor e orador português da Companhia de Jesus, o padre António Vieira foi uma das mais influentes personagens do século XVII e na verdade de sempre, de Portugal, na política e na oratória, bem como missionário em terras de Vera Cruz onde defendeu, sem cedências, os direitos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização, tal como defendeu os judeus e se insurgiu contra a distinção entre os judeus convertidos ao cristianismo para escaparem à perseguição da Inquisição e aos quais chamavam “cristãos novos” e os outros cristãos, designados por “cristãos velhos”, além de pugnar pela abolição da escravatura. Foi ainda um crítico severo da “Santa” Inquisição.

Os sermões do padre António Vieira foram marcantes na sua época e são referência literária do barroco português e brasileiro, sempre motivo de estudo nas universidades portuguesas e brasileiras.

Categorias:Artes e Cultura Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Ciclo Manoel Barbosa em Coimbra culminará num livro-monografia Ciclo Manoel Barbosa em Coimbra culminará num livro-monografia
Tiago Campos e Mafalda Rosa são Campeões Nacionais Tiago Campos e Mafalda Rosa são Campeões Nacionais
Para o conhecimento histórico das Bandas Filarmónicas Para o conhecimento histórico das Bandas Filarmónicas
Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis? Quais são as Autarquias Familiarmente Responsáveis?

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.