Rio Maior: a cidade e o Natal 2015

Natal 2015 em Rio Maior

Este ano não há concurso de árvores de Natal

predaspassaro

Concluído o projeto CLDS+ que o Centro de Educação Especial «O Ninho» do Concelho de Rio Maior designou por Espaço 3E – Entreajuda, estimula e empreende – Contrato Local de Desenvolvimento Social e sobraçou durante dois anos, o qual teve um impacte assinalável no plano social e até económico, especialmente visível na cidade de Rio Maior, em 2015 já não vai haver o concurso de árvores de Natal confecionadas com materiais reciclados e recicláveis.

Para concretizar as finalidades do Espaço 3E, «O Ninho» dinamizou parcerias locais através do desenvolvimento de ações obrigatórias para cada eixo de intervenção. Entre outras iniciativas, dessas parcerias resultou o concurso de árvores de Natal.

arvorenatal2Este ano Rio Maior não terá o concurso de árvores de Natal. Ao que se sabe até ao momento também não terá qualquer outro. Em compensação deverá ter uma árvore de Natal, grande, em armação para suportar iluminação led natalícia, na chamada rotunda do Cemitério bem como um presépio com figuras estilizadas de apreciável dimensão, nas Escadinhas do Encontro da Capela de Nossa Senhora da Vitória.

Na Praça da República será instalada a Casa do Pai Natal, que em princípio também terá simpáticas figuras de anões em cima duma vagoneta… O escritório ficará na Casa Senhorial d’el Rei D. Miguel/Casa da Cultura João Ferreira da Maia; aí haverá também um marco de correio.

A iluminação pública de Natal parece já estar assegurada e ao que tudo indica terá uma amplitude maior do que a de 2014, abrangendo a Rua David Manuel da Fonseca, a Rua Serpa Pinto até quase à rotunda Adelino Amaro da Costa (vulgo, Rio da Ponte), a Rua D. Afonso Henriques até às Escadinhas do Encontro, a Rua 5 de Outubro até ao entroncamento da Rua José Pedro Inês Canadas, e as Avenidas Paulo VI, João Ferreira da Maia (vulgo, da Igreja) e João Afonso Calado da Maia. As luminárias de Natal deverão acender-se a partir de 4 de dezembro.

O que parece não estar ainda assente é se haverá, ou não, um carrossel para as crianças na Praça do Comércio, dado o custo elevado que representa; na reunião sobre os preparativos para a quadra natalícia realizada na última quarta-feira, 18 de novembro, nos Paços do Concelho, falou-se em 19.000 euros por uma semana… Terá ou terão sido pedidos orçamentos a outras empresas. Entretanto, quem sabe se uma grande empresa local ou aqui estabelecida não dará uma mãozinha ao Natal de Rio Maior, para tornar as crianças mais felizes?!

Presença garantida na zona comercial por excelência da cidade será a do artesanato. O pelouro da Cultura já tem 18 lojas identificadas para o efeito. Mas a partir deste ano os artesãos terão um regulamento a cumprir.

Outra ação incluída nesta quadra será uma Feira do Livro promovida pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Laureano Santos.

Como se sabe, a Câmara Municipal e a AECRM são parceiras na organização da animação da quadra de Natal.

A AECRM encarregar-se-á da animação de rua por Pais Natal, organizará a tradicional Corrida de Natal e ainda um evento de Zumba na Praça do Comércio.

prendas-destDado adquirido é que, fundamental para o êxito das decorações de Natal na cidade será a imaginação e criatividade dos comerciantes bem como o recurso a materiais reciclados ou recicláveis, tendo sido sugeridos como motivo forte os arranjos com caixas de vários tamanhos, coloridas, simulando presentes e até configurando no seu conjunto o formato de árvores de Natal.

Nos arrabaldes da cidade há ainda como atração, entre 6 e 28 de dezembro os Presépios de Sal das Salinas de Rio Maior, ou Marinhas do Sal de Rio Maior, que farão do local uma Aldeia Natal onde o sal fará as vezes da neve. Este evento, que pode ser apreciado em cada uma das casinhas típicas de madeira nas quais pontificam em especial o artesanato, a produção local de sal, a restauração e os bares e cafés tem igualmente alguma expressão no exterior onde as famílias visitantes podem dar passeios de charrete e divertirem-se com as animações proporcionadas pelo Pai Natal, os duendes e as renas, por vezes até saltimbancos. Poderão contar ainda com uma tenda de divertimentos.

O Natal das Salinas pode ser visitado em todos os fins de semana de dezembro, das 10 às 18 horas.

presepiosal

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT Rio Maior volta a receber o Challenger da NERSANT
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Includ-ED dá a volta ao Agrupamento Fernando Casimiro Includ-ED dá a volta ao Agrupamento Fernando Casimiro
A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.