Rio Maior e o IV Festival Literário de Macau

No Consulado de Portugal em Macau

A quarta edição do Festival Literário de Macau – Rota das Letras realizou-se entre os dias 19 e 29 de Março, em Macau. Foi por lá que passaram alguns nomes da literatura, cinema, artes plásticas e música da China e dos Países de Expressão Portuguesa.

De Portugal estiveram presentes os romancistas Francisco José Viegas (antigo secretário de Estado da Cultura), e João Tordo, o cineasta português João Botelho com o filme «Os Maias», adaptação para o cinema da obra de Eça de Queiroz e «Filme do Desassossego» baseado na obra de Fernando Pessoa.

O realizador Miguel Costa, de Caldas da Rainha, por sua vez, esteve presente com a estreia do seu filme «No Divã» que conta com a presença dos atores Paulo Pires, André Gago e Bastet. Apresentou, também, o documentário «A Poética de António Victorino de Almeida», sobre a vida e obra do maestro, que, aliás, também fez parte da programação do Festival com dois concertos agendados. Um primeiro concerto realizado no Teatro Dom Pedro V, «Improvisação a Macau» e, um segundo concerto, a quatro mãos, no Centro Cultural de Macau, «Teatro Musicado: uma viagem única», acompanhado pela pianista Madalena Garcia Reis.

RIO MAIOR EM MACAU

Na sequência de uma ação promocional realizada na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), situada em Caldas da Rainha, em abril de 2014, pela Direção dos Serviços de Turismo de Macau em Portugal e, também, do apoio logístico que a EHTO prestou à rodagem do filme «No Divã», do realizador Miguel Costa, cuja estreia se realizou no âmbito do festival, o diretor da Escola, Daniel Pinto, visitou o território macaense no âmbito da programação do Festival Literário de Macau – Rota das Letras.

… Depois… o Arquiteto Nuno Rocha, que está em Macau a trabalhar num Atelier de Arquitetura, encontrou-se com Daniel Pinto no concerto do Maestro António Vitorino de Almeida realizado no Centro Cultural de Macau … e aí, em conversa, combinaram um encontro com outro riomaiorense, o subdiretor do Festival Literário de Macau, Hélder Beja…

… E assim foi… No dia 28 de março, ao almoço, num restaurante português, com vinho de Rio Maior (Casaleiro Reserva 2012 – Tinto) encontraram-se três riomaiorenses em Macau, Hélder Beja, Daniel Pinto e Nuno Rocha.

Foi um encontro muito interessante onde se falou de desenvolvimento cultural, literatura, cinema, arquitetura, de economia, de relações comerciais, das relações entre Macau e Portugal e, também, com muita emoção e satisfação, falou-se sobre Rio Maior, a cidade, o concelho, as suas aldeias, as empresas, as escolas, os professores, o comércio, o património, o turismo, as histórias, os hábitos, as marcas de Rio Maior, a cultura da nossa terra… o futuro…

A foto no topo deste texto reporta-se à receção oficial no Consulado de Portugal em Macau, em 26 de Março de 2015, no âmbito do Festival Literário de Macau, nela se vendo, mas não necessariamente por esta ordem: Vítor Sereno, Cônsul Geral de Portugal em Macau e Hong Kong; o Maestro António Victorino d’Almeida, Compositor; João Botelho, Cineasta; David Machado, Escritor; Daniel Pinto (riomaiorense), Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste; Miguel Costa, Cineasta; Madalena Garcia Reis, Pianista; Maria Paula Monteiro, Consultora Cultural; Ann Hui, Cineasta; Xi Chuan, Poeta; Ricardo Pinto, Diretor do Festival Literário de Macau – Rota das Letras e Hélder Beja (riomaiorense), Subdiretor do Festival Literário de Macau – Rota das Letras.

Pode ler este artigo completo na edição em papel nº 1386, de 1/5/2015.

Categorias:Rio Maior Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM. Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM.
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém
CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.