Rio Maior Sport Clube – a apresentação

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente da direção do Rio Maior Sport Clube.

rmsc_logoApesar de se preparar para iniciar-se nas lides desportivas com o futebol, disputando o Distrital de Santarém da 2ª Divisão em Seniores e Juniores Sub 19, o Rio Maior Sport Clube (RMSC) pretende seguir a via do ecletismo, assumiram os seus dirigentes na apresentação da nova agremiação desportiva do concelho, na última sexta-feira de julho, dia 29, num auditório do Centro de Estágios praticamente cheio.

O arranque do novo clube, independentemente de um projeto muito próprio, corresponde num primeiro momento a uma reação à suspensão da atividade desportiva, por parte da União de Rio Maior, o que acontece pela segunda vez em três anos, reação essa que deriva da perceção de que a Cidade do Desporto, com as infraestruturas que possui e uma Escola Superior de Desporto, não pode deixar de marcar presença na modalidade rainha – o futebol.

Acresce que um dos outros clubes existentes na cidade, o NSRM – Núcleo Sportinguista de Rio Maior, possui uma estrutura consolidada e um projeto consistente nos escalões de formação, porém sem solução de continuidade para aqueles jovens que a terminam, uma vez que não contempla equipas seniores. Assim sendo o Rio Maior Sport Clube assume o preenchimento desse vazio; por exemplo, os juniores que concluíram a sua formação na última época fornecerão o principal contingente de jogadores para o plantel do RMSC, para o campeonato distrital da 2ª divisão.

O RMSC não pretende estar muito tempo na divisão secundária do distrito de Santarém; quer mais, aspira a patamares superiores do futebol português mas isso não será uma obsessão, não fará desviar os dirigentes de uma evolução sustentada e sustentável do clube.

Um dos pilares da conceção do novo clube é a prioridade absoluta aos atletas riomaiorenses, sem perder de vista os estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

O primeiro presidente da direção do Rio Maior Sport Clube é o empresário Leandro Antunes.

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente do Rio Maior Sport Clube.

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente do Rio Maior Sport Clube.

Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, não como autarca mas sim como cidadã aceitou assumir a presidência da mesa da assembleia geral. Leandro Antunes deu-lhe a primazia da palavra: afirmou-se “muito satisfeita por um conjunto de pessoas ligadas ao futebol e à formação desde sempre” ter decidido “assumir a criação de um clube”, porque é importante em Rio Maior “dar continuidade à formação que se pratica no NSRM e permitir aos jovens a experiência de continuarem nos escalões superiores e mostrarem os conhecimentos que adquiriram na sua formação”, bem como “a sua afirmação no panorama do futebol nacional”. A presidente da assembleia geral do Rio Maior Sport Clube tem a expectativa de que este “crie um elo com a comunidade local” para que seja possível voltar a trazer ao complexo desportivo da cidade “famílias riomaiorenses que vêm torcer pelos seus filhos, pelos seus amigos”, gerando-se assim “uma afetividade entre o clube e o concelho”.

Sendo presidente de Câmara, Isaura Morais assumiu publicamente que o cargo que ocupa “não servirá nunca para beneficiar este clube em detrimento de outros”, recordou que o Município tem um regulamento de apoio ao movimento associativo independentemente da finalidade das associações e assegurou: “a contribuição que eu darei ao Rio Maior Sport Clube será aquela que convido todos os riomaiorenses a dar, que é o meu trabalho, o meu apoio e a minha quota”.

Isaura Morais, na qualidade de cidadã, aceitou presidir à mesa da assembleia geral do RMSC.

Isaura Morais, na qualidade de cidadã, aceitou presidir à mesa da assembleia geral do RMSC.

Para o presidente da direção, Leandro Antunes, foi “atendendo às magníficas instalações desportivas, aos recursos humanos técnico desportivos existentes na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), à disponibilidade das entidades do concelho, ao trabalho a ser desenvolvido na formação de jovens jogadores pelo Núcleo Sportinguista de Rio Maior, aos jovens que ambicionam continuar a jogar futebol e aos que prossigam estudos na ESDRM, que ele e a sua equipa se sentiram “responsáveis, como cidadãos e riomaiorenses, em fundarem, no dia 6 de julho de 2016, o Rio Maior Sport Clube”.

A futura inclusão no clube, a curto prazo, de modalidades desportivas que ainda não existam no concelho está nos planos desta direção.

Para dar corpo aos desígnios do RMSC, Leandro Antunes e os restantes fundadores rodearam-se de pessoas competentes nas diversas áreas, de organização e gestão. “Queremos contar com cada um de vós para que este projeto tenha muito sucesso, nos traga muitas alegrias e dignifique o nome da nossa cidade”, afirmou o presidente, declarando: “Este é o clube de toda a comunidade riomaiorense e quero que o sintam como vosso!”

Agradeceu o apoio da sua família e aos colegas que compõem os órgãos sociais e que são:

Assembleia Geral

  • Presidente, Isaura Morais;
  • Vice-presidente, Eduardo Agostinho;
  • Vice-presidente, Carlos Nazaré Almeida.

Conselho Fiscal

  • Presidente, Leonardo Ferreira;
  • Vice-presidente, Nuno Loureiro;
  • Secretário, João Canadas.

Direção

  • Presidente, Leandro Antunes;
  • Vice-presidente, Mauro Pulquério;
  • Vice-presidente, Paulo Vieira;
  • Tesoureiro, Vítor Alexandre;
  • Secretário, Eduardo Teixeira.
Coube a Edurado Teixeira apresentar o RMSC.

Coube a Eduardo Teixeira apresentar o RMSC.

Foi precisamente ao secretário da direção que coube fazer a apresentação da maior parte do projeto RMSC. «Rigor, Mística, Sentimento e Conquista: Com todos, para todos!» é o lema do novo clube que terá três equipamentos com as cores do concelho: o verde, o preto e o branco.

A fotoo, de uma projeção em ecrã, permite ainda assim perceber quais são os padrões dos equipamentos do Rio Maior Sport Clube.

A foto, de uma projeção em ecrã, permite ainda assim perceber quais são os padrões dos equipamentos do Rio Maior Sport Clube.

A missão do Rio Maior Sport Clube, que pretende ser “um clube desportivo de referência no distrito em número de praticantes, sócios, modalidades desportivas praticadas e resultados desportivos”, é promover e desenvolver a prática desportiva no concelho com forte mobilização da comunidade local.

O objetivo imediato é a participação no Campeonato Sénior da 2ª Divisão Distrital de Santarém na época de 2016/17 com duas equipas, uma delas de Juniores (Sub 19).

O clube está organizado em oito Departamentos de Apoio, a saber: Gestão Organizacional (Pedro Sobreiro); Apoio Jurídico (Leandro Coelho); Patrocinadores/Apoios (Leandro Antunes); Comunicação e Marketing (Hugo Dinis); Gabinete Médico (Dr. Eduardo Agostinho e Fisioterapeuta Tiago Góis); Gabinete de Apoio Psicológico (Prof. Dr. Carlos Silva e Mestre Diogo Monteiro); Organização de Jogos (Paulo Vieira); e Rouparia.

O 1º vice-presidente da direção, Mauro Pulquério, quando explicava o funcionamento do departamento de futebol.

O 1º vice-presidente do RMSC, Mauro Pulquério, quando explicava o funcionamento do Departamento de Futebol.

Na Atividade Desportiva, o Departamento de Futebol tem como diretores: Jorge Teigas, Vítor Mateus, João Ferreira (Pita), Fernando Jesus, Jorge Mateus, Célio Teixeira, Jorge Portugal, Miguel Piedade e Filipe Fonseca. Para os Seniores a equipa técnica é composta por: Vítor Alexandre, Tiago Pedro e um estagiário da ESDRM. A equipa técnica para os Juniores Sub 19 está assim constituída: Mauro Miguel, Tiago Silva e um estagiário da ESDRM.

Assistindo à intervenção de Mauro Pulquério. Em primeiro plano veem-se Eduardo Teixeira e Vitor Alexandre.

Assistindo à intervenção de Mauro Pulquério. Em primeiro plano veem-se Eduardo Teixeira e Vitor Alexandre.

Já a pensar em 2018/2019 está previsto o Departamento de Modalidades, ainda por preencher.

O financiamento das atividades do RMSC assenta na captação de sócios (500 numa primeira fase), sendo a quota mensal de 1,00 €, em apoios e patrocínios, na exploração de bar e rifas nos dias de jogo e na organização de eventos, prevendo desde logo a participação na Frimor e nas Tasquinhas, a organização de um torneio de futebol em junho e a comemoração do Dia do Clube em julho.

O Rio Maior Sport Clube tem como sócios fundadores, Leandro Antunes, Mauro Pulquério, Paulo Vieira, Vítor Alexandre e Eduardo Teixeira.

Os órgãos sociais do Rio Maior Sport Clube, com exceção de um elemento que não pôde comparecer à apresentação do clube.

Os órgãos sociais do Rio Maior Sport Clube, com exceção de um elemento que não pôde comparecer à apresentação do clube.

Presente no Centro de Estágios e Formação Desportiva onde a apresentação do RMSC teve lugar, João Narciso Verde da Costa, da União Desportiva de Rio Maior deu os parabéns ao novo clube, desejou-lhe as maiores felicidades, mas dirigindo-se a Isaura Morais manifestou-lhe a sua mágoa como unionista. Mais nada se adiantou sobre o assunto exceto a informação, da parte da presidente da assembleia geral do Rio Maior Sport Clube, de que nunca antes tinha sido convidada por qualquer outro clube, para integrar os respetivos corpos sociais.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Campeonatos Distritais da A.F. Santarém Campeonatos Distritais da A.F. Santarém
Campeonatos Distritais da A.F. Santarém Campeonatos Distritais da A.F. Santarém
Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém
Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.