Rio Maior Sport Clube – a apresentação

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente da direção do Rio Maior Sport Clube.

rmsc_logoApesar de se preparar para iniciar-se nas lides desportivas com o futebol, disputando o Distrital de Santarém da 2ª Divisão em Seniores e Juniores Sub 19, o Rio Maior Sport Clube (RMSC) pretende seguir a via do ecletismo, assumiram os seus dirigentes na apresentação da nova agremiação desportiva do concelho, na última sexta-feira de julho, dia 29, num auditório do Centro de Estágios praticamente cheio.

O arranque do novo clube, independentemente de um projeto muito próprio, corresponde num primeiro momento a uma reação à suspensão da atividade desportiva, por parte da União de Rio Maior, o que acontece pela segunda vez em três anos, reação essa que deriva da perceção de que a Cidade do Desporto, com as infraestruturas que possui e uma Escola Superior de Desporto, não pode deixar de marcar presença na modalidade rainha – o futebol.

Acresce que um dos outros clubes existentes na cidade, o NSRM – Núcleo Sportinguista de Rio Maior, possui uma estrutura consolidada e um projeto consistente nos escalões de formação, porém sem solução de continuidade para aqueles jovens que a terminam, uma vez que não contempla equipas seniores. Assim sendo o Rio Maior Sport Clube assume o preenchimento desse vazio; por exemplo, os juniores que concluíram a sua formação na última época fornecerão o principal contingente de jogadores para o plantel do RMSC, para o campeonato distrital da 2ª divisão.

O RMSC não pretende estar muito tempo na divisão secundária do distrito de Santarém; quer mais, aspira a patamares superiores do futebol português mas isso não será uma obsessão, não fará desviar os dirigentes de uma evolução sustentada e sustentável do clube.

Um dos pilares da conceção do novo clube é a prioridade absoluta aos atletas riomaiorenses, sem perder de vista os estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

O primeiro presidente da direção do Rio Maior Sport Clube é o empresário Leandro Antunes.

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente do Rio Maior Sport Clube.

O empresário Leandro Antunes é o primeiro presidente do Rio Maior Sport Clube.

Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, não como autarca mas sim como cidadã aceitou assumir a presidência da mesa da assembleia geral. Leandro Antunes deu-lhe a primazia da palavra: afirmou-se “muito satisfeita por um conjunto de pessoas ligadas ao futebol e à formação desde sempre” ter decidido “assumir a criação de um clube”, porque é importante em Rio Maior “dar continuidade à formação que se pratica no NSRM e permitir aos jovens a experiência de continuarem nos escalões superiores e mostrarem os conhecimentos que adquiriram na sua formação”, bem como “a sua afirmação no panorama do futebol nacional”. A presidente da assembleia geral do Rio Maior Sport Clube tem a expectativa de que este “crie um elo com a comunidade local” para que seja possível voltar a trazer ao complexo desportivo da cidade “famílias riomaiorenses que vêm torcer pelos seus filhos, pelos seus amigos”, gerando-se assim “uma afetividade entre o clube e o concelho”.

Sendo presidente de Câmara, Isaura Morais assumiu publicamente que o cargo que ocupa “não servirá nunca para beneficiar este clube em detrimento de outros”, recordou que o Município tem um regulamento de apoio ao movimento associativo independentemente da finalidade das associações e assegurou: “a contribuição que eu darei ao Rio Maior Sport Clube será aquela que convido todos os riomaiorenses a dar, que é o meu trabalho, o meu apoio e a minha quota”.

Isaura Morais, na qualidade de cidadã, aceitou presidir à mesa da assembleia geral do RMSC.

Isaura Morais, na qualidade de cidadã, aceitou presidir à mesa da assembleia geral do RMSC.

Para o presidente da direção, Leandro Antunes, foi “atendendo às magníficas instalações desportivas, aos recursos humanos técnico desportivos existentes na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM), à disponibilidade das entidades do concelho, ao trabalho a ser desenvolvido na formação de jovens jogadores pelo Núcleo Sportinguista de Rio Maior, aos jovens que ambicionam continuar a jogar futebol e aos que prossigam estudos na ESDRM, que ele e a sua equipa se sentiram “responsáveis, como cidadãos e riomaiorenses, em fundarem, no dia 6 de julho de 2016, o Rio Maior Sport Clube”.

A futura inclusão no clube, a curto prazo, de modalidades desportivas que ainda não existam no concelho está nos planos desta direção.

Para dar corpo aos desígnios do RMSC, Leandro Antunes e os restantes fundadores rodearam-se de pessoas competentes nas diversas áreas, de organização e gestão. “Queremos contar com cada um de vós para que este projeto tenha muito sucesso, nos traga muitas alegrias e dignifique o nome da nossa cidade”, afirmou o presidente, declarando: “Este é o clube de toda a comunidade riomaiorense e quero que o sintam como vosso!”

Agradeceu o apoio da sua família e aos colegas que compõem os órgãos sociais e que são:

Assembleia Geral

  • Presidente, Isaura Morais;
  • Vice-presidente, Eduardo Agostinho;
  • Vice-presidente, Carlos Nazaré Almeida.

Conselho Fiscal

  • Presidente, Leonardo Ferreira;
  • Vice-presidente, Nuno Loureiro;
  • Secretário, João Canadas.

Direção

  • Presidente, Leandro Antunes;
  • Vice-presidente, Mauro Pulquério;
  • Vice-presidente, Paulo Vieira;
  • Tesoureiro, Vítor Alexandre;
  • Secretário, Eduardo Teixeira.
Coube a Edurado Teixeira apresentar o RMSC.

Coube a Eduardo Teixeira apresentar o RMSC.

Foi precisamente ao secretário da direção que coube fazer a apresentação da maior parte do projeto RMSC. «Rigor, Mística, Sentimento e Conquista: Com todos, para todos!» é o lema do novo clube que terá três equipamentos com as cores do concelho: o verde, o preto e o branco.

A fotoo, de uma projeção em ecrã, permite ainda assim perceber quais são os padrões dos equipamentos do Rio Maior Sport Clube.

A foto, de uma projeção em ecrã, permite ainda assim perceber quais são os padrões dos equipamentos do Rio Maior Sport Clube.

A missão do Rio Maior Sport Clube, que pretende ser “um clube desportivo de referência no distrito em número de praticantes, sócios, modalidades desportivas praticadas e resultados desportivos”, é promover e desenvolver a prática desportiva no concelho com forte mobilização da comunidade local.

O objetivo imediato é a participação no Campeonato Sénior da 2ª Divisão Distrital de Santarém na época de 2016/17 com duas equipas, uma delas de Juniores (Sub 19).

O clube está organizado em oito Departamentos de Apoio, a saber: Gestão Organizacional (Pedro Sobreiro); Apoio Jurídico (Leandro Coelho); Patrocinadores/Apoios (Leandro Antunes); Comunicação e Marketing (Hugo Dinis); Gabinete Médico (Dr. Eduardo Agostinho e Fisioterapeuta Tiago Góis); Gabinete de Apoio Psicológico (Prof. Dr. Carlos Silva e Mestre Diogo Monteiro); Organização de Jogos (Paulo Vieira); e Rouparia.

O 1º vice-presidente da direção, Mauro Pulquério, quando explicava o funcionamento do departamento de futebol.

O 1º vice-presidente do RMSC, Mauro Pulquério, quando explicava o funcionamento do Departamento de Futebol.

Na Atividade Desportiva, o Departamento de Futebol tem como diretores: Jorge Teigas, Vítor Mateus, João Ferreira (Pita), Fernando Jesus, Jorge Mateus, Célio Teixeira, Jorge Portugal, Miguel Piedade e Filipe Fonseca. Para os Seniores a equipa técnica é composta por: Vítor Alexandre, Tiago Pedro e um estagiário da ESDRM. A equipa técnica para os Juniores Sub 19 está assim constituída: Mauro Miguel, Tiago Silva e um estagiário da ESDRM.

Assistindo à intervenção de Mauro Pulquério. Em primeiro plano veem-se Eduardo Teixeira e Vitor Alexandre.

Assistindo à intervenção de Mauro Pulquério. Em primeiro plano veem-se Eduardo Teixeira e Vitor Alexandre.

Já a pensar em 2018/2019 está previsto o Departamento de Modalidades, ainda por preencher.

O financiamento das atividades do RMSC assenta na captação de sócios (500 numa primeira fase), sendo a quota mensal de 1,00 €, em apoios e patrocínios, na exploração de bar e rifas nos dias de jogo e na organização de eventos, prevendo desde logo a participação na Frimor e nas Tasquinhas, a organização de um torneio de futebol em junho e a comemoração do Dia do Clube em julho.

O Rio Maior Sport Clube tem como sócios fundadores, Leandro Antunes, Mauro Pulquério, Paulo Vieira, Vítor Alexandre e Eduardo Teixeira.

Os órgãos sociais do Rio Maior Sport Clube, com exceção de um elemento que não pôde comparecer à apresentação do clube.

Os órgãos sociais do Rio Maior Sport Clube, com exceção de um elemento que não pôde comparecer à apresentação do clube.

Presente no Centro de Estágios e Formação Desportiva onde a apresentação do RMSC teve lugar, João Narciso Verde da Costa, da União Desportiva de Rio Maior deu os parabéns ao novo clube, desejou-lhe as maiores felicidades, mas dirigindo-se a Isaura Morais manifestou-lhe a sua mágoa como unionista. Mais nada se adiantou sobre o assunto exceto a informação, da parte da presidente da assembleia geral do Rio Maior Sport Clube, de que nunca antes tinha sido convidada por qualquer outro clube, para integrar os respetivos corpos sociais.

Texto e fotos: Carlos Manuel

Categorias:Rio Maior Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | RMSC vence Empregados do Comércio e soma 12 pontos Região | RMSC vence Empregados do Comércio e soma 12 pontos
Região | RMSC bate UD Chamusca para a Taça Ribatejo de Juniores Região | RMSC bate UD Chamusca para a Taça Ribatejo de Juniores
Região | Rio Maior SC com vitória merecida frente ao GD Pontével Região | Rio Maior SC com vitória merecida frente ao GD Pontével
Região | Portugal – Suíça estreou relvado novo do Estádio de Rio Maior Região | Portugal – Suíça estreou relvado novo do Estádio de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.