Rio Maior tem 4 PME Excelência e 22 PME Líder

Vista parcial da cidade de Rio Maior.

Vista parcial da cidade de Rio Maior.

Em Rio Maior há 4 Pequenas e Médias Empresas (PME) de Excelência e 22 PME Líder.

Félix & Nogueira, Lda.; Graforio – Máquinas Gráficas, Lda.; Planicieverde – Sociedade Agrícola, Lda.; e Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, Lda. são as quatro PME de Excelência em Rio Maior.

O Estatuto PME Excelência é atribuído anualmente pelo IAPMEI, numa parceria com o Turismo de Portugal e os principais bancos a operar em Portugal (BPI, Banco Popular, Barclays, Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola, Millenniumbcp, Montepio, Novo Banco e Santander Totta), e insere-se num programa de qualificação de empresas lançado pelo IAPMEI, com o objetivo de dar notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME Líder, empresas com perfis de risco superiores, que constituem pelas suas características importantes alavancas de desenvolvimento para a economia e o emprego do país.

A seleção das PME Excelência é feita anualmente a partir do universo das PME Líder, criando um instrumento de visibilidade acrescida para o grupo de empresas que em cada ano se destacam pelos melhores resultados.

Das empresas que se candidataram em 2014 a estas distinções, anunciadas em 2015, um significativo número de 1.845 empresas representativas de vários setores de atividade de norte a sul do país foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2014, um selo de reputação criado pelo IAPMEI para discriminar positivamente as empresas que anualmente apresentam os melhores desempenhos económico-financeiros, criando assim condições de visibilidade acrescida a um segmento empresarial com contributos ativos para a economia e o emprego nacionais.

Refere o IAPMEI que o universo das PME Excelência 2014 cresceu mais de 67% relativamente aos estatutos atribuídos no ano anterior.

Quando comparados com os últimos dados disponíveis da análise de empresas não financeiras do Banco de Portugal, verifica-se que há um enorme desvio da média apresentada pelas empresas em geral, o que faz com que as PME Excelência funcionem como motor da economia nos seus setores ou regiões. São empresas que apresentam rácios de solidez financeira e de rendibilidade muito acima da média nacional e que têm conseguido atuar em contraciclo, aliando um crescimento médio das vendas de 15%, com o aumento das exportações situado nos 16%, duas vezes e meia acima quando comparado com os resultados da estrutura empresarial nacional.

Com autonomias financeiras médias superiores a 54%, as PME distinguidas registam rendibilidades muito acima da média nacional, com crescimentos que ultrapassam os 40% ao nível dos capitais próprios, das vendas, e do ativo, valores que confirmam o perfil superior destas empresas em termos de desempenho. Mais de 64% das empresas tem a sua atividade ligada à indústria e comércio, sendo a seguir o turismo e os serviços, com cerca de 12% cada um, os outros setores mais representados no conjunto da amostra das PME Excelência 2014.

Em conjunto estas empresas são responsáveis por mais de 69 mil empregos, e estão sobretudo concentradas nos distritos do Porto (19%), Lisboa (17%), Aveiro (13%), Braga (12%) e Leiria (9%).

As 20 PME Líder

O IAPMEI atribuiu o estatuto de PME Líder a 22 empresas do concelho de Rio Maior, a saber: António Filipe Neto, Lda.; BASRIO – Metalomecânica e Equipamentos Rodoviários; S.A., Bielco – Equipamentos para Veículos Industriais, Lda.; Costa & Carreira, Lda.; Costa Martins & Dias – Indústria Metalúrgica, Lda.; Dinazoo – Comércio de Produtos Pecuários e Agrícolas, Lda.; Eurobatata – Comércio de Produtos Alimentares, Lda.; Felix & Nogueira, Lda.; Francisco & Almeida – Transportes, Lda.; Graforio – Máquinas Gráficas, Lda.; Henricarnes – Salsicharia Tradicional Portuguesa Comércio e Indústria, Lda.; Naturidade Rio Maior – Gestão de Alojamentos Geriátricos, S.A.; O Cereal – Indústria e Comércio de Cereais, S.A.; O Polícia – Materiais de Construção, Lda.; Parapedra – Sociedade Transformadora de Pedras, S.A.; Planicieverde – Sociedade Agrícola, Lda.; Recoverde – Gestão de Resíduos, Unipessoal Lda.; Rimol – Indústria Metalomecânica, Lda.; Ruipedra – World of Natural Stone, S.A.; Sifucel – Sílicas, S.A.; Tipografia Santos & Marques, Lda. (Riográfica) e Utiltejo – Equipamentos Hoteleiros, Lda.*

Algumas das PME mencionadas nesta página já tinham sido anteriormente distinguidas.

* Por lapso tinham ficado por mencionar as duas últimas empresas da lista, agora incluídas.

Categorias:Em Destaque, Rio Maior Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Crédito Agrícola distingue PME Líder e Excelência 2017 Crédito Agrícola distingue PME Líder e Excelência 2017
Assunção Cristas em palestra na Secundária de Rio Maior Assunção Cristas em palestra na Secundária de Rio Maior
José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior
Parcerias entre o ensino profissional e as empresas Parcerias entre o ensino profissional e as empresas

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.