RM: Estágio Integrado de Natação Adaptada e Águas Abertas

Os participantes no I Estágio Integrado de Natação em Águas Abertas, realizado em Rio Maior.

Os participantes no I Estágio Integrado de Natação Adaptada e Águas Abertas, realizado em Rio Maior.

Realizou-se em Rio Maior o I Estágio Integrado de Natação Adaptada e Águas Abertas.

Entre os dias 3 e 7 de julho, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior – Natação, decorreu o primeiro estágio integrado de seleções de natação adaptada com seleções de natação em águas abertas.

Um estágio que incluiu nadadores das duas disciplinas com objetivos para as diversas competições internacionais – Europeus, Mundiais –, agendadas para a presente temporada. No grupo da Seleção Nacional de Águas Abertas estiveram dois atletas do Clube de Natação de Rio Maior, a riomaiorense Mafalda Rosa e o Tiago Campos, de Santarém, que estiveram acompanhados pelo seu treinador, Nuno Ricardo, também do Clube de Natação de Rio Maior.

“Inclusão não é uma palavra vã na Federação Portuguesa de Natação (FPN). Dentro das caraterísticas de cada deficiência, as palavras e também os atos estão consonantes com as exigências de cada área, tendo em consideração o nível de objetivos que estão definidos”, afirmou Rui Sardinha, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, para a área da natação adaptada e águas abertas.

A ideia foi “Promover um estágio onde os nadadores ditos normais e de alto nível, compartilham com os nadadores com diferentes níveis e áreas de deficiência e também de alto nível a sua história desportiva de sucesso, numa troca de experiências que sabemos será enriquecedora para todos e que garantidamente promoverá a busca do tão ambicionado sucesso”, acrescenta o dirigente para assumir de seguida: “Nadadores, treinadores e dirigentes sabem quanto o desporto é capaz de promover a integração das pessoas na sociedade, abrindo janelas de oportunidade para que todos se sintam mais orgulhosos e mais felizes no papel que desempenham enquanto atletas de alto rendimento da natação.”

“Estamos a trabalhar, seguindo a máxima de que todos somos iguais nas oportunidades e nos direitos, mas também nos deveres e nas responsabilidades. Não é fácil, mas sinto um empenhamento e uma sensibilidade que me apraz registar de todos, pessoas coletivas e individuais, a quem a FPN tem pedido a colaboração para ajudar a atingir os objetivos que estão definidos”, conclui Rui Sardinha.

Fonte: FPN

Categorias:Natação Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior A Seleção Nacional de Futsal está em Rio Maior
NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando
Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior
Unidade fabril da Generis em Rio Maior Unidade fabril da Generis em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.