RM recebe a 1ª Convenção Portuguesa de Natação

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior é palco neste sábado, 17/10/2015, da I Convenção Portuguesa de Natação

16-10convenatacao

A convenção conta coma presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude do governo cessante, Emídio Guerreiro, na sessão de abertura prevista para as 9h30, na qual intervirá também o Professor Doutor António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação e Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude do governo cessante.

António José Silva, presidente da Federação Portuguesa de Natação e Emídio Guerreiro, secretário de Estado do Desporto e Juventude.

Estão confirmadas as presenças de Augusto baganha, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, e de José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, no painel do dirigismo desportivo

Tendo em vista a partilha de boas práticas desportivas, esta convenção é para o presidente da Federação Portuguesa de Natação, um fórum para “a discussão através da partilha informal e formal de conhecimentos e experiências de ‘experts’ nacionais e internacionais em cada uma das áreas de intervenção”. António José Silva sublinha que sendo “uma convenção um conjunto de acordos, padrões estipulados ou geralmente aceites, normas ou critérios”, a procurar-se-á nesta, a ter lugar em Rio Maior, definir “um conjunto de pressupostos-base que permitam catapultar a ‘nossa’ natação para os níveis que todos queremos, interna e externamente”.

Segundo o presidente da FPN, este evento “é ainda mais uma das ações previstas e elencadas no plano estratégico da FPN 2014-2024 que ultrapassam o espectro da governabilidade a prazo e que garante a criação de condições para, de uma forma estruturada, crescer sustentavelmente”.

A convenção desenvolve-se em três momentos, sendo estes:

  • A troca de experiências com painéis de arbitragem, técnico e de dirigismo desportivo;
  • Formal e institucional com a realização da Assembleia Geral;
  • Cerimónia de Entrega de Prémios, para homenagear nadadores, treinadores, dirigentes, árbitros, assim como entidades ou outros agentes desportivos das várias disciplinas da Natação que se distinguiram ao longo da época 2014/2015.

“Pretende-se que o primeiro momento da convenção seja uma partilha de experiências e de confronto de ideias com a intervenção dos principais agentes que compõem a modalidade, atletas, técnicos, árbitros, dirigentes associativos locais, regionais e nacionais e poder político institucional. Prevemos a participação massiva de todos quantos os que se dedicam a esta causa social e desportiva que é o desporto, a sua massificação e a criação de condições para a elevação dos resultados desportivos internacionais”, afirma António José Silva.

“O segundo momento é formal e institucional, com a realização da assembleia geral da FPN para apresentação e discussão do plano de atividades e orçamento, instrumentos decisivos na gestão institucional e que, pela primeira vez, foram alvo de uma construção participada de todas as associações territoriais, estruturas a quem cabe a operacionalização da política desportiva nacional em cada parte do território nacional e insular”, explica o líder federativo.

“O terceiro momento é de premiação com a gala da FPN, onde reconhecemos nos nossos pares, os que de entre todos sobressaíram pela dinamização de atividades, resultados e carreiras em prol do nosso desporto que é a natação”, conclui o presidente da FPN.

A data de 17 de outubro celebra o 1º Campeonato Nacional de Natação que se realizou a 14 de outubro de 1906.

Categorias:Natação Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo Região | Rio Maior Sport Clube na Série 5 da Taça do Ribatejo
Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí Região | Open de Outono de Ténis e Padel de Rio Maior vem aí
Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior Região | 100 na apresentação pública do PEDU Rio Maior
Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana Região | Requalificação arranca no centro de Rio Maior e Villa Romana

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.