Sede do PNSAC recebeu Encontro de Guardas e Vigilantes da Natureza

No início desta semana decorreu em Rio Maior, na sede do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o XVII Encontro Nacional de Vigilantes da Natureza.

Vieram até esta cidade guardas e vigilantes da natureza dos parques, reservas naturais e paisagens protegidas de todo o território português, com excepção, desta vez, “talvez devido à crise, dos nossos colegas dos Açores e da Madeira”, fez notar ao Região de Rio Maior Francisco Correia, presidente da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza (APGVN).

dec

O encontro decorreu na sede do PNSAC.

Estes encontros eram anuais, mas devido às dificuldades económicas a Associação começou por fazê-los de dois em dois anos e agora já os faz de três em três anos. São uma oportunidade para a troca de experiências entre colegas de profissão de todo o país; “A nossa missão é proteger a natureza, o trabalho de todos nós é o mesmo mas as situações são diferentes de parque natural para parque natural, por isso aproveitamos estes encontros para trocar experiências. Por outro lado, de-vido à falta de formação que o Estado nos devia dar, temos a preocupação de escolher os melhores oradores especialistas nas matérias para os trazermos aos nossos encontros a fim de nos transmitirem os seus conhecimentos (…)”

Francisco Correia, presidente da APGVN.

Francisco Correia, presidente da APGVN.

Actualmente, os vigilantes da natureza são 119, distribuídos pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, APA – Agência Portuguesa do Ambiente e Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR). “Somos muito poucos para tantas áreas protegidas, tanto território a fiscalizar…”, lamenta Francisco Correia.

Categorias:Rio Maior Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

A evolução da qualidade alimentar da humanidade A evolução da qualidade alimentar da humanidade
GNR com mais 92 reforços para o SEPNA GNR com mais 92 reforços para o SEPNA
Vandalismo contra os Eco.Beatas em Santarém Vandalismo contra os Eco.Beatas em Santarém
SEPNA de Torres Novas de olho nos prevaricadores SEPNA de Torres Novas de olho nos prevaricadores

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.