Semana da Solidariedade foi novamente um êxito

A edição de 2014 da Semana da Solidariedade em Rio Maior foi novamente um êxito. Este ano com a temática principal a estar subordinada ao tema “Novos desafios para a vida familiar”, a XIª edição teve inicio na Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira que foi palco do debate “À conversa com … Pais e Filhos – Novas Relações com a Escola”.

Presentes na sessão de abertura, e no debate que se seguiu, estiveram a presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, Tiago Leite, Director Distrital da Segurança Social, Fernando Pais, do Ministério da Educação, José Albino Correia, Director da Escola Secundária, Sara Costa, coordenadora do CRI, Manuela Fialho, do Conselho Geral da Escola Secundária e Aldina Santos chefe da Unidade de Acção Social da Câmara Municipal de Rio Maior.

O debate tornou-se numa conversa informal, com um auditório essencialmente composto por pais e professores, onde através de diversos pontos de vista, algumas vezes antagónicos, foram abordados temas como a evolução do ensino no período pós 25 de Abril, o papel da escola face à realidade actual, a importância de formar cidadãos preparados para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado e o papel dos pais na sua relação com a escola. Também a inclusão e os problemas muitas vezes levantados pela falta de meios para integrar alunos com necessidades educativas especiais foi trazido a debate.

Para terminar o primeiro dia da Semana da Solidariedade teve ainda lugar a inauguração da exposição “Centro de Recursos Humanos da Família”, patente na loja Social do Espaço3E.

Outro momento alto da semana, que teve lugar também na Escola Secundária de Rio Maior, foi  o Seminário: “Famílias e Consumos” numa iniciativa do Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS em parceria com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Rio Maior integrado na Semana da Solidariedade Social de Rio Maior. Esta actividade contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, o coordenador nacional do Programa de Fortalecimento Familiar, Aldeias de Crianças SOS, Pedro Borralho, a Presidente da CPCJ de Rio Maior, Catarina Gomes, a coordenadora do Núcleo Regional de Rio Maior, Aldeias de Crianças SOS, Raquel Vargas, o Professor da Universidade Lusófona, Avelino Pinto, o Presidente do Centro de Alcoólicos Recuperados do distrito da Guarda, Carlos Brito e a equipa de prevenção do CRI do Ribatejo da ARSLVT.

No seminário foram abordados diversos temas tais como, o interesse da criança entre a realidade e o conto de fadas, a realidade do concelho de Rio Maior, fortalecimento familiar, a importância do papel da família para com o crescimento e desenvolvimento da mesma, apresentação da Carta Aberta à Comunidade, consumos de álcool e comportamentos aditivos e suas dependências.

A Semana contou ainda com 2 workshops, um subordinado à temática do Desporto Adaptado e seus benefícios sociais e psicológicos, realizado com a colaboração da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, e que contou com a presença de diversos especialistas na área, e outro subordinado à discussão da Saúde Mental, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Rio Maior. Biblioteca que recebeu igualmente uma exposição de trabalhos dos mais jovens, subordinada à temática família.

 O cineteatro municipal contou acolheu também a peça “Os Brincos de Ronaldo e outras histórias”, destinada a promover a igualdade do género entre a população escolar, promoção que contou também com uma caminhada aberta a toda a população que ligou Rio Maior e as Marinhas do Sal. A actividade desportiva esteve ainda presente nos “Jogos sem Barreiras”, iniciativa que teve lugar no Parque Desportivo Municipal, e que pretendeu demonstrar as possibilidades da prática desportiva para todos, mesmo para aqueles que sofrem de algum tipo de incapacidade. Esta actividade contou também com a participação dos “jovens” da Universidade Sénior de Rio Maior, que também deixaram o seu contributo para esta semana.

Facto também a destacar da Semana da Solidariedade de Rio Maior foi a Assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Alzheimer Portugal que possibilita uma maior interacção entre os serviços do município e os técnicos daquela associação, no sentido de disponibilizar maior acompanhamento e assistência a todos os portadores da doença no concelho.

A Semanada Solidariedade foi uma organização dos Serviços de Acção Social do Município de Rio Maior, com a colaboração e participação da Segurança Social, Associação A Farpa, CPCJ Rio Maior, Associação Alzheimer Portugal, Aldeias SOS Portugal, Centro de Educação Especial “O Ninho” e Espaço 3E.

Categorias:Social Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM. Audição Final de 2017/2018 das Escolas de Música da ACCRM.
Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números Os Bombeiros Voluntários de Rio Maior em números
Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém Futsal – Taças Nacionais realizam-se no distrito de Santarém
CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.