Só Hoje! – Jante na Tasquinha da H2O e receberá uma oferta especial

Só Hoje! – Jante na Tasquinha da H2O

e receberá uma oferta especial

Para o seu stand na Feira das Tasquinhas de Rio Maior, a Associação de Jovens H2O, decidiu inovar, lançando o desafio de criar uma Tasquinha feita das ideias e das mãos de jovens comprometidos com a salvaguarda do ambiente e valores como a partilha, a entreajuda e a inovação, que levaram à inauguração do conceito WikiHouse neste certame.

O atelier de arquitectura Arq2T de Pedro Abreu e Eva Quaresma, que tem trabalhado soluções de construção sustentável, foi o atelier convidado para estudar uma solução para esta Tasquinha usando estruturas de madeira e a terra como enchimento, material em que este atelier se tem especializado e que há muito divulga através do blog www.arquitecturasdeterra.blogspot.pt. Inspirado por um dos casos de estudo do arquitecto e investigador Daniel Azeredo Lobo (com o apoio do Dinâmia’CET-IUL) e instigado por este a adoptar o conceito WikiHouse em ligação com materiais naturais e locais como os Blocos de Terra Comprimida, o atelier Arq2T adaptou esta solução com a colaboração deste arquitecto e da Arq. Sofia Henriques como resposta ao desafio colocado pela Associação H2O.

H2O-4

O conceito WikiHouse é uma das inovações sócio-espaciais mais interessantes na redução das barreiras ao acesso à arquitectura e construção, nomeadamente no acesso a habitações de alta-performance e baixo custo. Por isso, e no âmbito do projecto “European Tavern” desenvolvido pela Associação de Jovens H2O para divulgar e fomentar formas de combate da desertificação rural, o conceito WikiHouse é também aqui utilizado como uma das inovações que melhor poderá contribuir para criar oportunidades atractivas para as populações fora dos grandes centros urbanos, principalmente no acesso à habitação e no reforço das economias locais.

Na prática, o conceito aqui utilizado procura permitir que qualquer um faça o download gratuito de um projecto de arquitectura pronto para construção, o possa customizar ao seu gosto e medida, “imprima” os elementos construtivos modulares (em CNC e/ou compressor de BTC’s) e os monte rapidamente como um puzzle sem necessidade de conhecimento convencional em construção.

H2O-3

No entanto, a partilha e entreajuda não ficou por aqui. A estrutura foi fabricada com a ajuda de jovens estudantes do Vitruvius Fab Lab – IUL-ISCTE, e montada por jovens voluntários da Associação H2O. Outros elementos como o balcão foram também feitos a várias mãos. Um dos lados, realizado por voluntários da Associação H2O, utiliza garrafas de plástico e latas metálicas consideradas lixo, encaixadas com argila numa composição a aludir à reciclagem e reutilização destes materiais. O outro, um trabalho do artista Francisco Camilo, procura uma estética entre objectos artificiais e uma linguagem naturalista utilizando lixo de plástico montado e derretido numa composição escultórica quase surrealista e com um requinte peculiar.

No fundo, os conceitos da partilha, da experimentação e da inovação presentes nesta Tasquinha inovadora, foram encarados como uma aprendizagem informal própria dos jovens que a pensaram e realizaram, num “aprender fazendo”.

O resultado está à vista de todos e é complementado com uma excelente ementa internacional e regional. Já são muitos os países com cujas organizações associativas jovens a H2O teve ou mantém parcerias. Daí que pensassem numa tasquinha à dimensão desse relacionamento, que de resto se tem traduzido nos últimos anos, entre outras vantagens, na presença em Arrouquelas de voluntários de várias nacionalidades. E se bem o pensaram melhor o fizeram; aproveitando o facto de receberem agora uma série de jovens oriundos de Chipre, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, Geórgia, Hungria, Israel, Itália, Malta, Roménia e Ucrânia, a fim de participarem no projecto Taverna Europeia, que tem a sua maior expressão agora nas Tasquinhas 2015, prepararam uma ementa que reflecte alguma da gastronomia desses países.

H2O-2

A tasquinha da H2O fica à direita, na primeira metade do Pavilhão Multiusos, se chegar pela entrada principal e é impossível não reparar nela.

Assim, vá jantar à tasquinha da H2O esta noite e no final terá direito a uma surpresa especial. Para poder usufruir desta promoção, deve fazer-se acompanhar da página 12 da mais recente edição do nosso semanário onde consta a informação relativa à campanha e deixar o staff marcar a página. Cada oferta é válida apenas para cada refeição (dose), neste caso, na tasquinha da H2O.

Categorias:Tasquinhas 2015 Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Corfebol: Torneio para Todos em Rio Maior Corfebol: Torneio para Todos em Rio Maior
Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional
José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior José Ricardo Lopes candidata-se a líder da JSD Rio Maior
Recordando Eugénia Lima a propósito da 17ª Gala Recordando Eugénia Lima a propósito da 17ª Gala

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.