Só Hoje! – Jante na Tasquinha da H2O e receberá uma oferta especial

Só Hoje! – Jante na Tasquinha da H2O

e receberá uma oferta especial

Para o seu stand na Feira das Tasquinhas de Rio Maior, a Associação de Jovens H2O, decidiu inovar, lançando o desafio de criar uma Tasquinha feita das ideias e das mãos de jovens comprometidos com a salvaguarda do ambiente e valores como a partilha, a entreajuda e a inovação, que levaram à inauguração do conceito WikiHouse neste certame.

O atelier de arquitectura Arq2T de Pedro Abreu e Eva Quaresma, que tem trabalhado soluções de construção sustentável, foi o atelier convidado para estudar uma solução para esta Tasquinha usando estruturas de madeira e a terra como enchimento, material em que este atelier se tem especializado e que há muito divulga através do blog www.arquitecturasdeterra.blogspot.pt. Inspirado por um dos casos de estudo do arquitecto e investigador Daniel Azeredo Lobo (com o apoio do Dinâmia’CET-IUL) e instigado por este a adoptar o conceito WikiHouse em ligação com materiais naturais e locais como os Blocos de Terra Comprimida, o atelier Arq2T adaptou esta solução com a colaboração deste arquitecto e da Arq. Sofia Henriques como resposta ao desafio colocado pela Associação H2O.

H2O-4

O conceito WikiHouse é uma das inovações sócio-espaciais mais interessantes na redução das barreiras ao acesso à arquitectura e construção, nomeadamente no acesso a habitações de alta-performance e baixo custo. Por isso, e no âmbito do projecto “European Tavern” desenvolvido pela Associação de Jovens H2O para divulgar e fomentar formas de combate da desertificação rural, o conceito WikiHouse é também aqui utilizado como uma das inovações que melhor poderá contribuir para criar oportunidades atractivas para as populações fora dos grandes centros urbanos, principalmente no acesso à habitação e no reforço das economias locais.

Na prática, o conceito aqui utilizado procura permitir que qualquer um faça o download gratuito de um projecto de arquitectura pronto para construção, o possa customizar ao seu gosto e medida, “imprima” os elementos construtivos modulares (em CNC e/ou compressor de BTC’s) e os monte rapidamente como um puzzle sem necessidade de conhecimento convencional em construção.

H2O-3

No entanto, a partilha e entreajuda não ficou por aqui. A estrutura foi fabricada com a ajuda de jovens estudantes do Vitruvius Fab Lab – IUL-ISCTE, e montada por jovens voluntários da Associação H2O. Outros elementos como o balcão foram também feitos a várias mãos. Um dos lados, realizado por voluntários da Associação H2O, utiliza garrafas de plástico e latas metálicas consideradas lixo, encaixadas com argila numa composição a aludir à reciclagem e reutilização destes materiais. O outro, um trabalho do artista Francisco Camilo, procura uma estética entre objectos artificiais e uma linguagem naturalista utilizando lixo de plástico montado e derretido numa composição escultórica quase surrealista e com um requinte peculiar.

No fundo, os conceitos da partilha, da experimentação e da inovação presentes nesta Tasquinha inovadora, foram encarados como uma aprendizagem informal própria dos jovens que a pensaram e realizaram, num “aprender fazendo”.

O resultado está à vista de todos e é complementado com uma excelente ementa internacional e regional. Já são muitos os países com cujas organizações associativas jovens a H2O teve ou mantém parcerias. Daí que pensassem numa tasquinha à dimensão desse relacionamento, que de resto se tem traduzido nos últimos anos, entre outras vantagens, na presença em Arrouquelas de voluntários de várias nacionalidades. E se bem o pensaram melhor o fizeram; aproveitando o facto de receberem agora uma série de jovens oriundos de Chipre, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, Geórgia, Hungria, Israel, Itália, Malta, Roménia e Ucrânia, a fim de participarem no projecto Taverna Europeia, que tem a sua maior expressão agora nas Tasquinhas 2015, prepararam uma ementa que reflecte alguma da gastronomia desses países.

H2O-2

A tasquinha da H2O fica à direita, na primeira metade do Pavilhão Multiusos, se chegar pela entrada principal e é impossível não reparar nela.

Assim, vá jantar à tasquinha da H2O esta noite e no final terá direito a uma surpresa especial. Para poder usufruir desta promoção, deve fazer-se acompanhar da página 12 da mais recente edição do nosso semanário onde consta a informação relativa à campanha e deixar o staff marcar a página. Cada oferta é válida apenas para cada refeição (dose), neste caso, na tasquinha da H2O.

Categorias:Tasquinhas 2015 Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando NA ESDRM x NA Samora Correia disputam o comando
Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior Melhores nadadores da região treinam no CAR Rio Maior
Unidade fabril da Generis em Rio Maior Unidade fabril da Generis em Rio Maior
CUSP promove ação pública defronte do Centro de Saúde CUSP promove ação pública defronte do Centro de Saúde

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.