Susana Feitor pede demissão, FPA pede compreensão

A marchadora riomaiorense Susana Feitor, após ter comunicado pessoalmente ao presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) a sua intenção de se demitir (na passada quinta-feira, 7 de Agosto), do cargo de vogal que ocupava nesta mesma instituição, viu o seu pedido ser “congelado”.

O pedido de demissão de Susana Feitor (presente em cinco edições de Jogos Olímpicos, entre 1992 e 2008), ocorreu quatro dias após ter ficado fora da convocatória para os Europeus de atletismo de Zurique, apesar de ter mínimos para os 20 quilómetros de marcha e da lesão da, também, riomaiorense, Vera Santos.

Depois de ter obrigado Susana Feitor e Inês Henriques a “trabalhos suplementares” para decidir numa prova «extra» (de 20 km) na Corunha, qual delas iria preencher a terceira vaga para os europeus, a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) perante a lesão de Vera Santos (da qual, ao que tudo indica, já tinha tido conhecimento antes), não soube, segundo a atleta, “acautelar a situação” acabando por enviar Susana Feitor aos Campeonatos Ibero-Americanos, em São Paulo (onde foi quarta nos 10 Km marcha), e resolvendo levar apenas duas atletas (Ana Cabecinha e Inês Henriques) a Zurique, não preenchendo a terceira vaga com Susana Feitor, o quarto nome da «lista de candidatas» aos 20 km marcha femininos dos europeus.

Segundo os critérios de selecção para os Ibero-Americanos, seria dada prioridade a “atletas com marca de qualificação A para Zurique, mas que não possam participar por haver três atletas mais bem posicionados”, que era a situação de Susana Feitor, até ser conhecida a lesão de Vera Santos. Perante este cenário de vaga aberta para os europeus, Susana acabou por ser surpreendida com a sua não selecção, tendo os dirigentes da FPA argumentado, quando pediu explicações, que quem tivesse ido aos Ibero-Americanos não poderia ir aos Europeus (12 a 17 de Agosto).

Esta situação não caiu bem junto da atleta de Rio Maior, que acabou por pedir a demissão do cargo que ocupa na FPA. No entanto a FPA parece não aceitar, para já, o pedido de demissão da atleta, e terá (segundo o jornal desportivo Record) pedido à marchadora “compreensão” até final do mês.

Categorias:Desporto Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Inês e João batem os recordes nacionais nos 35 km Marcha Inês e João batem os recordes nacionais nos 35 km Marcha
Inês Henriques e Jorge Miguel de ouro Inês Henriques e Jorge Miguel de ouro
Isidro: recorde nacional na Taça da Europa de Marcha Isidro: recorde nacional na Taça da Europa de Marcha
Susana no Conselho Nacional do Desporto Susana no Conselho Nacional do Desporto

Um Comentário

  1. Patricia figueiredo diz:

    A fpa devia pedir desculpas publicamente à Susana Feitor.

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.