Tourada anunciada para a FRIMOR 2014 causa polémica

A tourada nocturna anunciada para sábado, 30 de Agosto, integrada no programa geral da FRIMOR 2014 está a causar acesa polémica nas redes sociais, chegando a ser “ofensiva na página do Município e noutras”, apontou a vereadora Célia Flores (PS), na reunião de Câmara de 22 de Agosto.

Declarando-se avessa a este tipo de espectáculos, Célia Flores comentou no entanto que as pessoas têm locais próprios para se manifestarem. “A tourada é legal, é permitida em Portugal, se houver manifestações a fazer é em frente à Assembleia da República que devem ser feitas pois é aí que se legisla” ou, em alternativa as pessoas “terão que encontrar formas de eleger candidatos que não concordem com este tipo de eventos, porque independentemente de se ser aficionado ou não, de se gostar ou não, é muito mau estarem a ofender a cidade de Rio Maior, o município de Rio Maior e a sua Câmara Municipal”.

A autarca prevê que possam ocorrer no dia da corrida, “alguns desacatos”, por isso pede “um reforço da segurança para prevenir qualquer situação mais desagradável”.

Também o vereador João Lopes Candoso (PSD) interveio sobre esta questão, argumentando: “Estamos em democracia, estamos num país onde a liberdade é fundamental, é uma peça que a todos nos orgulha. Rio Maior já deu sinais de ser uma terra de tolerância e tal como temos que respeitar aqueles que são contra a tourada, eles também têm que respeitar aqueles que são a favor.”.

Encerrando a questão, a presidente da Câmara, Isaura Morais (PSD) deplorou “situações fundamentalistas, extremistas e radicais” e que “a democracia muitas vezes” só seja “entendida num só sentido ou quando convém a determinados grupos ou a determinadas pessoas”. Concluiu frisando que “a tourada está inserida no programa da FRIMOR 2014, é autorizada por lei, as pessoas são livres de se manifestarem, como também quem decide e organiza é livre de a fazer porque não é proibida”, além de que entre “os nossos munícipes temos muitos a pedir que se faça a tourada”.

Categorias:Rio Maior Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Empresas internacionais na Frimor em 2017? Empresas internacionais na Frimor em 2017?
Sector Agroalimentar na FRIMOR – Azeite 1 Sector Agroalimentar na FRIMOR – Azeite 1
FRIMOR 2015 está à porta FRIMOR 2015 está à porta
Vem aí o Encontro Nacional de Colecionadores de Rio Maior Vem aí o Encontro Nacional de Colecionadores de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.