UDRM – Derbi de “aflitos” este domingo

Amanhã, domingo, dia 21 de Dezembro, pelas 15h00, o Estádio Municipal de Rio Maior volta a receber um União Desportiva de Rio Maior x União Desportiva de Santarém, um “clássico” dos distritais da AF Santarém.

A jogar em casa, depois de mais uma derrota, com o novo técnico Rui Gorriz já no comando, a UDRM não pode perder frente ao rival que luta pelo mesmo objectivo, a permanência na I Divisão Distrital da AF Santarém.

A partida conta para a 12ª jornada do Campeonato da I Divisão Distrital e tem diversas particularidades, começando pelo facto de se tratar de um jogo de “aflitos” – ambas as equipas estão na zona de despromoção, com ligeira vantagem para a equipa da casa que detém mais um ponto que os escalabitanos –, para além disso, trata-se de uma partida entre equipas cuja rivalidade há muito é conhecida e com percursos, no futebol distrital, muito idênticos. É difícil dizer quando começou a rivalidade, mas passando pelos nomes dos dois clubes, onde a semelhança é óbvia, mudando apenas o nome da cidade a que pertencem, pelo facto de equiparem com cores, tradicionalmente antagónicas (vermelho e azul) no que toca ao futebol português, talvez o que mais tenha contribuído para essa rivalidade seja o facto de as duas equipas já se terem defrontado inúmeras vezes ao longo de décadas, normalmente lutando pelos mesmos objectivos.

O clube riomaiorense surgiu, em 1945, com o nome de Clube Futebol “Os Mineiros”, adoptando em 1976 o nome actual, União Desportiva de Rio Maior, ou seja, sete anos apenas após o aparecimento da União Desportiva de Santarém (em 1969), que por sua vez foi fundado a partir da união de dois clubes previamente existentes: o Sport Grupo Scalabitano “Os Leões” (fundado em 1911) e o Sport Grupo União Operária. A UDRM conta com um palmarés mais recheado de título distritais (3 vezes campeão da I Divisão Distrital [1977/78, 1991/92, 2001/02], 2 Taças Ribatejo [1999/2000 e 2001/2002], 2 Supertaças Alves Vieira [1999/2000 e 2001/2002] e campeão da II Divisão Distrital em 2013/14), enquanto a UDS tem um palmarés menos recheado (2 vezes campeão da III Divisão Nacional [1974/75, 1984/85] e apenas uma Taça Ribatejo [1978/79]).

Recorde-se ainda que, ambas as equipas regressaram à actividade na época passada, após alguns anos de interregno, tendo ficado integradas no mesmo grupo da II Divisão Distrital e tendo lutado, ao longo de quatro partidas escaldantes, disputadas na mesma época, pelo título de campeão distrital, que acabou por ficar decidido na última jornada, em Santarém, numa partida que opôs as duas equipas e da qual a UDRM saiu vitoriosa ao bater a UDS por 1-4. De resto, nos últimos 4 jogos entre estas equipas, apenas no último houve um vencedor já que nos restantes reinou o empate (1-1 e 2-2 em Rio Maior e 2-2 em Santarém).

Deixamos, em seguida, uma foto-reportagem dos últimos quatro embates entre as duas equipas…

01

01
Picture 1 of 34

Na época passada, o primeiro jogo entre as duas equipas disputou-se na 9ª jornada. David deu o melhor início ao jogo, colocando a UDRM em vantagem.

Categorias:UDRM Tags: , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior SC vence Salvaterrense e sobe ao 4ºlugar Rio Maior SC vence Salvaterrense e sobe ao 4ºlugar
Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém Campeonatos Distritais de Futebol de Santarém
Futebol: Portugal x Turquia em Rio Maior Futebol: Portugal x Turquia em Rio Maior
Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional Aluna da Secundária de Rio Maior é 1ª no Badminton nacional

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.