UE apoia Portugal no combate aos incêndios florestais

União Europeia apoia Portugal com assistência de emergência no combate aos incêndios florestais.

incendio_topo

Hoje, quinta-feira, 11/8/2016, a Representação da Comissão Europeia em Portugal emitiu um comunicado sobre a assistência de emergência ao nosso país no combate aos incêndios florestais, do qual se destaca o essencial:

— Portugal ativou o Mecanismo de Proteção Civil da UE para impedir o avanço de fogos florestais em diversos pontos do país.

Em resposta imediata ao pedido de assistência, a UE mobilizou através deste mecanismo um plano de combate a incêndios, gerido por Itália como parte da “capacidade tampão” da UE, desenvolvido para apoiar os recursos nacionais quando requerido. Acrescem-se duas aeronaves de combate aos fogos provenientes de Espanha.

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência (CCRE), da Comissão Europeia, ativo na monitorização de incêndios florestais, encontra-se em contacto com as autoridades de proteção civil dos países que fazem partes deste mecanismo.

O CCRE recorre a serviços de monitorização nacionais, dados do Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais (EFFIS) e imagens de satélite para providenciar uma visão mais alargada da situação europeia.

O Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado pela última vez por Portugal em agosto de 2013. Este mecanismo facilita a cooperação em resposta a desastres entre 34 Estados europeus (os 28 Estados‑Membros, Antiga República jugoslava da Macedónia, Islândia, Montenegro, Noruega, Sérvia e Turquia). Quando ativado, o Mecanismo coordena o fornecimento de assistência dentro e fora da União Europeia, passando a gestão do mesmo pela Comissão Europeia, através do CCRE.

Categorias:Nacional Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Futebol: Portugal x Turquia em Rio Maior Futebol: Portugal x Turquia em Rio Maior
85% da Humanidade já experimentou dor 85% da Humanidade já experimentou dor
Porque é que a economia portuguesa não cresce? Porque é que a economia portuguesa não cresce?
Portugal e Índia lançam emissão filatélica conjunta Portugal e Índia lançam emissão filatélica conjunta

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.