Um desafio: Traga à luz esta história

Traga à Luz esta história – a história da Central Termoelétrica de Porto de Mós.

Posta em marcha em 1933, a Central Lena, como era vulgarmente designada a Central termoelétrica de Porto de Mós, permitiu fornecer energia em baixa tensão para iluminação pública da vila e consumo doméstico, e força motriz (corrente em alta tensão) à Empresa de Cimentos de Leiria, às minas das Barrojeiras, principal fonte do carvão consumido nas suas caldeiras, estendendo progressivamente a sua área de distribuição a Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré, entre outros lugares.

No âmbito do projeto de requalificação da Central Termoelétrica e tendo em vista a preservação da memória da indústria de produção de energia elétrica e a preparação de futuras atividades e exposições, o Museu e o Arquivo Histórico Municipal, têm vindo a recolher testemunhos materiais e orais que permitam enriquecer a história e o acervo respeitante à Central, tarefa que se não tem afigurado fácil, não apenas porque os seus principais atores foram desaparecendo, como também pelas vicissitudes do processo de dissolução da Empresa Mineira do Lena, que deteve a sua concessão, com o qual se esfumou o seu património nos idos de cinquenta.

Pouco resta, por isso, em termos de documentação e bens materiais que ajudem a contextualizar a história da central e dos homens que a instalaram e fizeram funcionar. Perdem-se, assim, ao acervo municipal, peças importantes para que hoje em dia se compreenda bem o alcance e o impacto que tal projeto teve na vida económica do concelho e da região.

traga_luz_historia

Assim sendo, o Município lança agora o convite ou o desafio para que ajude a enriquecer esta história e a preservar a nossa memória coletiva cedendo, por empréstimo ou eventual doação, quaisquer testemunhos relacionados com a vida da central: fotografias, cartas, registos de funcionários, bilhetes do cinema que ali funcionou, ferramentas, etc. e, por fim, mas não menos importante, as histórias ou episódios conhecidos e que com ela se relacionem.

Se quem estiver a ler este artigo quiser corresponder àquele desafio deve contactar:

Categorias:Regional Tags: ,

Também pode ser do seu interesse:

Requalificação da Central Termoelétrica de Porto de Mós Requalificação da Central Termoelétrica de Porto de Mós

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.