Vem aí o Dia Nacional do Pijama

Cartaxo alinha no Dia Nacional do Pijama

No próximo dia 20 de novembro, sexta-feira, dia em que se assinala o 26º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, mais de oitocentas crianças dos estabelecimentos de ensino do concelho do Cartaxo vão envolver-se na comemoração do Dia Nacional do Pijama.

mundosdevida1

A iniciativa é promovida pela Mundos de Vida e a Câmara Municipal do Cartaxo, que se associou ao Dia Nacional do Pijama em 2014, em parceria com os agrupamentos de escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I de Pontével.

O agrupamento de escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo (AMMC) tem já cinco estabelecimentos de ensino inscritos, envolvendo mais de 600 crianças, e o agrupamento de escolas D. Sancho I de Pontével (ADSP), tem seis estabelecimentos de ensino inscritos, totalizando mais de 200 crianças.

Os estabelecimentos de ensino inscritos são as escolas básicas nºs 1, 2  e 3 do Cartaxo, nº 1 de Vila Chã de Ourique e o jardim-de-infância local, todos do AMMC, e as escolas básicas da Ereira, da Lapa, de Pontével, de Vale da Pinta, dos Casais da Amendoeira, dos Casais Penedos, assim como, os jardins-de-infância da Lapa, Vale da Pinta e Vale da Pedra, do ADSP.

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças

A 20 de novembro de cada ano, data em que se celebra a Convenção Internacional dos Direitos da Criança, as crianças até aos 10 anos, de escolas e instituições de todo o país (continente e regiões autónomas) – ou de países onde há portugueses –, vão de pijama para a escola e passam o dia de aulas de um modo muito diferente do habitual – as atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama, querem ser um modo de lembrar que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras têm podido organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.

A Missão Pijama nasceu em 2012

Com o objetivo de divulgar a causa «uma criança tem direito a crescer numa família», a Mundos de Vida, instituição de solidariedade do concelho de Famalicão, promove desde 2012, o Dia Nacional do Pijama. Trata-se de um evento de cariz educativo e solidário que se destina a creches, jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo de todo o país, incluindo ilhas.

Em 2014 participaram mais de 226.000 crianças e a organização espera que este ano este número aumente. A participação das escolas é gratuita.

São parceiros desta iniciativa a Fundação EDP, RTP e TVI, sendo os padrinhos do Acolhimento Familiar, os apresentadores de televisão Jorge Gabriel e Sónia Araújo. O padrinho musical da Missão Pijama é Pedro Abrunhosa que, no ano passado, compôs um hino para esta causa.

Em todo o país, a Missão Pijama conta com parcerias de Câmaras Municipais, Hospitais, Agrupamentos de Escolas, Bibliotecas, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens e empresas. Este ano, também o Cifrão se associou a esta causa, e fez uma coreografia para a música «O melhor está pra vir», para partilhar por todas as escolas aderentes.

Como funciona a parceria com as instituições de ensino

Cerca de um mês antes do dia 20 de novembro, as escolas aderentes recebem um kit pedagógico composto por um livro de capa dura, ilustrado por Yara Kono, do Planeta Tangerina, que é da autoria da Mundos de Vida. Este ano o livro intitula-se «A Aranha Delicada».

No kit vai também um folheto que cada criança leva para casa para que a família seja sensibilizada para a causa e conheça toda a iniciativa. Consta ainda do kit um cartaz para cada sala, uma casinha mealheiro para cada criança, autocolantes e, este ano, uma brochura sobre pedras que serve de instrumento de trabalho para educadores e professores. Cada professor ou educador trabalha o tema conforme pretende, podendo seguir algumas das sugestões que constam do site da Mundos de Vida: www.mundosdevida.pt/

No dia 20 de novembro as crianças vão de pijama para as escolas levando as casinhas mealheiro com moedas que possam ter recolhido. Todo o valor angariado servirá para apoiar o serviço de Acolhimento Familiar e para suportar os custos da iniciativa. Todas as escolas que derem donativo receberão o respetivo recibo e um diploma de participação.

A Missão Pijama pretende criar um país melhor para a infância. Em Portugal, mais de 8.000 crianças que vivem longe dos seus pais, estão em instituições, por decisão dos Tribunais ou Comissões de Proteção. Representam mais de 96% das crianças separadas de seus pais que poderiam viver em famílias. A Mundos de Vida é a única instituição do país que promove o acolhimento familiar, promovendo anualmente campanhas de captação e formação de novas famílias. De momento, apenas trabalha em onze concelhos do norte do país, mas o objetivo é que outras instituições possam também desenvolver o acolhimento familiar de crianças.

Categorias:Em Destaque, Sociedade Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | No Cartaxo Daniel Sampaio falou de Pais e Adolescentes no tempo da Internet Região | No Cartaxo Daniel Sampaio falou de Pais e Adolescentes no tempo da Internet
Região | Notícias breves da região do Ribatejo e Oeste Região | Notícias breves da região do Ribatejo e Oeste
Região | Street Food passa o fim de semana no Cartaxo Região | Street Food passa o fim de semana no Cartaxo
Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo Região | Assalto com barco frustrado pela GNR em Valada – Cartaxo

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.