Vem aí o VII Bagatunaço

Bagatuna prepara VII Bagatunaço para 18 e 19 de março.

A Bagatuna, na serenata de 2015, na «Fonte dos Estudantes».

A Bagatuna, na serenata de 2015, na «Fonte dos Estudantes».

A Bagatuna – Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior está a preparar o VII Bagatunaço – Festival de Tunas Masculinas da Cidade de Rio Maior para os próximos dias 18 e 19 de março de 2016.

O dia 18, sexta-feira será dedicado à tradicional Noite de Serenatas dedicadas à cidade, na Praça do Comércio, junto à «Fonte dos Estudantes», com início previsto para as 21 horas. A noite de sábado, 19 de março, está reservada para o Festival propriamente dito, com as tunas participantes em competição pelos vários prémios. Este espetáculo terá lugar no Cineteatro Municipal, com início às 20h30.

Recordando o VI Bagatunaço, em 2015

Fan-Farra Académica de Coimbra e Tuna TS do Porto arrebatam os prémios principais do VI Bagatunaço

Fan-Farra Académica de Coimbra.

Fan-Farra Académica de Coimbra, a «Tuna Mais Tuna».

O VI Bagatunaço – Festival de Tunas Masculinas da Cidade de Rio Maior, organizado pela Bagatuna, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior teve no dia 21 de março de 2015, à noite, o seu epílogo no espetáculo que encheu o Cineteatro da cidade, esgotado uma semana antes.

Pandeiretas da Fan-Farra Académica de Coimbra.

Pandeiretas da Fan-Farra Académica de Coimbra.

Cada vez mais bem organizado e com qualidade crescente, o VI Bagatunaço teve na Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto a vencedora do prémio «Melhor Tuna» e na Fan-Farra Académica de Coimbra a «Tuna Mais Tuna».

Quanto aos restantes prémios, ficaram assim distribuídos:
• Melhor Pasacalles – Tuna TS
• Melhor Serenata – TAIPCA – Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
• Melhor Solista – Fan-Farra Académica de Coimbra;
• Melhor Original – TAIPCA;
• Melhor Instrumental – TAIPCA;
• Melhor Pandeireta – Tuna TS;
• Melhor Porta-Estandarte – Tuna TS.

Tuna TS - Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto, a vencedora do prémio «Melhor Tuna».

Tuna TS – Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto, a vencedora do prémio «Melhor Tuna».

Além das tunas premiadas, da tuna anfitriã que encerrou o festival como é usual, e do apoio da Sal&Tuna – Tuna Feminina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior e da Est’es la Tuna Feminina – Tuna Feminina da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, também participou, a concurso, no VI Bagatunaço, a Tuna «Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus» da Universidade da Beira Interior – Covilhã, para a qual “não foi nada, nada, nada!” em matéria de prémios; mas foi, nos seus calções pretos às bolinhas brancas, na irreverência e habilidades um grande fator de animação em palco.

TAIPCA - Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

TAIPCA – Tuna Académica do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

O júri, presidido pelo tuno da Bagatuna Flávio Lima, era constituído por Vera Roseiro, magister da Est’es la Tuna Feminina e David Ferreira, maestro da Filarmónica de S. Sebastião.

Tuna «Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus» da Universidade da Beira Interior - Covilhã.

Tuna «Orquestra Académica Já b’UBI & Tokuskopus» da Universidade da Beira Interior – Covilhã.

Se já era conhecida em Rio Maior a atenção prestada pela Bagatuna e a Sal&Tuna aos utentes das instituições de solidariedade social, foi decerto também grato aos espectadores saberem pelos vídeos exibidos como introdução em palco de cada uma das tunas a concurso, que essa forma solidária de ver o país ganha adeptos, mesmo que seja por indução, noutras tunas. A sugestão de que os vídeos refletissem essa atitude terá partido da Bagatuna. Bem hajam os seus tunos.

Mas a Bagatuna continua a destinar uma parte das receitas do Bagatunaço aos Bombeiros Voluntários de Rio Maior. Que mais será preciso para merecer o carinho e a presença da comunidade nas serenatas do Bagatunaço? Que cumpram o horário anunciado, como no princípio… Ok, em 2015 o atraso só já foi de meia hora; marcaram para as 20h30, começaram a tocar às 21h00. São barulhentos… Bom, são eles e quase todos os estudantes ou não fossem jovens! E depois, também a FRIMOR é barulhenta! E as Tasquinhas? E o Carnaval no Rio? Santo Deus, as mais-valias que as centenas de estudantes da ESDRM têm trazido ao longo destas quase duas décadas a esta cidade! E como ajudava poderem ter cada Bagatunaço, cada Sal&Fonia organizados a tempo e horas para entrarem na fase de concretização sem “stresses” escusados e mais disponíveis para cuidarem das minudências, porque afinal “Deus está nos detalhes”, já o dizia Ludwig Mies van der Rohe, o pioneiro da moderna arquitetura.

No seu juvenil amadorismo, os estudantes, tunos ou não, apesar de algumas contrariedades têm encontrado apoio no Município, mas também na chamada sociedade civil, como fazem questão de reconhecer, entre outros casos, em Paulo Santos, do Ganaus Café que, negócios à parte, é como
um pronto-socorro para o “trabalho de gabinete” das tunas. No VI Bagatunaço, de barrete de salineiro na cabeça como toda a Bagatuna, subiu ao palco, integrou-a, fez ombro a ombro com eles e na hora da distribuição de lembranças representou quem não pôde comparecer.

Na alegria deste espetáculo, estava reservado um espaço de profunda intimidade da Bagatuna com um dos seus tunos, Tiago Costa, o «Tuno Mérito» como é mais conhecido. Hospitalizado, assim de repente, a fazer quimioterapia. Sua mãe foi chamada ao palco e envolvida num fortíssimo abraço
de humanidade e solidariedade de toda a Bagatuna na pessoa do seu magister, Sérgio Gomes. Emocionado, o anfiteatro assistiu a uma breve conversa com o Tiago, em som e imagem, transmitida do hospital. A Bagatuna dedicou-lhe o VI Bagatunaço, erguido “com o esforço e o empenho de todos” porque assim “é possível realizar eventos desta dimensão que fazem orgulhar a cidade de Rio Maior, a ESDRM e a Bagatuna”, como é lema do jovem cujas melhoras todos esperam.

Nota: fica incluída uma galeria de fotos do VI Bagatunaço.

Texto e fotos: C.M.

Categorias:Artes e Cultura Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

No VII Bagatunaço a Tuna Mais Tuna foi a Versus Tuna No VII Bagatunaço a Tuna Mais Tuna foi a Versus Tuna
VII Bagatunaço acontece já nos dias 18 e 19 de março VII Bagatunaço acontece já nos dias 18 e 19 de março
Bagatunaço e Noite de Serenatas já têm programa Bagatunaço e Noite de Serenatas já têm programa
Vem aí mais um Bagatunaço! Vem aí mais um Bagatunaço!

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.