Vitamina D – primeiro estudo em Portugal

Falta de vitamina D pode estar a ser um problma de saúde pública em Portugal

Texto: Garcia Cruz.

Texto: Garcia Cruz.

Segundo uma notícia da ALERT Life Sciences Computing, S.A., publicada no dia 15 de Novembro de 2016, há sérias suspeitas de que a falta de vitamina D esteja a ser um problema de saúde pública na população portuguesa. Esta suspeita deriva de um estudo coordenado pela Administração Regional de Saúde do Norte, levado a efeito entre Fevereiro e Abril de 2016 e que envolveu cinco centros de saúde do Porto, tendo-se concluído que na amostra de 316 utentes, 264 (83,65%) apresentavam níveis inadequadamente baixos de vitamina D.

O estudo envolveu seis médicos e o seu coordenador, Bruno Morrão, diz que apesar das limitações dificultarem a extrapolação para a população em geral, há em Portugal um potencial risco desta hipo vitaminose na população adulta “saudável.”

Esta é então mais uma informação útil sobre saúde, que espero influencie médicos e doentes a solicitarem o doseamento da vitamina D mediante uma simples análise ao sangue. Não o fazer, corresponde ao enorme risco de manter uma situação que a médio/longo prazo, originará o agravamento ou constituição de graves problemas de saúde, conforme referem inúmeros estudos sérios levados a efeito em competentes centros de pesquisa internacional.

Nota: Texto não conforme ao Acordo Ortográfico.

Categorias:Saúde

Também pode ser do seu interesse:

Crónicas de Lisboa: «Os livros que ninguém lê» Crónicas de Lisboa: «Os livros que ninguém lê»
Estudo pioneiro relaciona Universidades Seniores com Marketing Estudo pioneiro relaciona Universidades Seniores com Marketing
CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto CAR com nova promoção internacional da Fundação do Desporto
Torneio Inter-regional Especialista na Piscina Olímpica de Rio Maior Torneio Inter-regional Especialista na Piscina Olímpica de Rio Maior

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.