World Press Cartoon 2017 – prémios anunciados na Caldas

No Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha Exposição World Press Cartoon está patente de 10 de junho a 10 de agosto.

WPC

A cidade das Caldas da Rainha recebe em 2017, pela primeira vez, o grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, o WORLD PRESS CARTOON. Trata-se da décima segunda edição de um salão de projecção global que todos os anos seleciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo. As obras vencedoras do World Press Cartoon 2017 vieram do Brasil, Equador, França, Grécia, Irão, Itália, Sérvia e Suíça.

O anúncio dos prémios terá lugar no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), no dia 10 de junho, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados. A animar a noite, estarão dois humoristas absolutamente excepcionais. A atriz de comédia que os portugueses há muito consagraram: Maria Rueff. E Elliot, um artista belga que já atuou em Portugal em diversas ocasiões e que transporta os espectadores numa incontrolável explosão de alegria. A animação musical é da Begin Big Band, constituída por músicos profissionais portugueses de enorme talento e cujo repertório nos remete para os clássicos das orquestras de jazz dos anos 50.

Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, também no Centro Cultural e de Congressos. São 267 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do Mundo com a acutilância do sorriso. Estão representados 168 jornais e revistas de 51 países. Foram selecionados por um júri internacional de cartoonistas que reuniu nas Caldas da Rainha em abril e que integrou, para além do diretor do salão, o português António Antunes, Ross Thomson, da Grã Bretanha, Hermenegildo Sábat, do Uruguai, Angel Boligán, do México, e Zoran Petrovic, da Alemanha. A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 11 de junho e 10 de agosto.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se dia 10 de junho às 21h30. A entrada tem o custo de 1.50€, limitada à lotação da sala.

Categorias:Artes e Cultura Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios Kodak’s Adormecidos a Ver Passar os Comboios
Maria Lamas, na Assembleia da República Maria Lamas, na Assembleia da República
O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp O Teatro da Rainha estreia PLAY HOUSE de Martin Crimp
100 anos de Aviação Militar Portuguesa 100 anos de Aviação Militar Portuguesa

Responder

Enviar Comentário

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.