Lar Fausta Sequeira Nobre já tem 45 anos

Em 20/4/2016 o Centro Paroquial de Bem Estar Social Fausta Sequeira Nobre festejou os seus 45 anos e o 20º aniversário da inauguração do novo edifício.

Capela do Lar Fausta Sequeira Nobre.

Cristo, da capela do Lar Fausta Sequeira Nobre.

Foi em 4 de abril de 1971 que um conjunto de pessoas lançaram as bases de uma obra social que durante vários anos funcionou num edifício da Rua Serpa Pinto cedido pela senhora D. Fausta que ali instalou o então Lar dos Velhinhos como ainda hoje é popularmente conhecido.

É sempre bom recordar que era a senhora D. Fausta Sequeira Nobre que fazia chegar ao Lar todas as refeições que eram servidas graciosamente aos idosos e não só, refeições que eram diariamente confecionadas nas instalações das Indústrias de Carnes Nobre.

Sempre incansável a senhora D. Fausta desdobrava-se em todas as iniciativas que pudessem melhorar as condições de alojamento dos idosos.

Lembro-me de em 1979 a D. Fausta ter instalado um espaço do Lar dos Velhinhos no Pavilhão da Feira para angariar fundos e de nesse ano ter atuado em Rio Maior no espetáculo organizado pela Associação dos Bombeiros Voluntários o Herman José, e de a D. Fausta, muito emocionada ter abraçado Herman José dizendo-lhe que era uma fiel e dedicada admiradora do seu trabalho.

Luís Romão, que em, 29 de abril, completou 62 anos de idade e que foi proprietário  da Discoteca Green Hill na Foz do Arelho é o utente mais novo do Lar.

Luís Romão, que em, 29 de abril, completou 62 anos de idade e que foi proprietário da Discoteca Green Hill na Foz do Arelho é o utente mais novo do Lar.

As comemorações tiveram início na manhã com uma missa celebrada pelo padre Dionísio, seguindo-se a deposição de coroas de flores nas campas de D. Fausta Sequeira Nobre e do Sr. Manuel de Oliveira Lino. Na parte da tarde os utentes e os familiares assistiram a uma exibição do Grupo de Danças do Centro de Educação Especial «O Ninho», encerrando-se as comemorações com um jantar de homenagem aos dirigentes Maria da Luz Sena Pires, Margarida Vieira e Augusto Reis.

Foi um conjunto de iniciativas simples que envolveram antigos e atuais dirigentes, funcionários, utentes e os seus familiares, tendo sido servido um excelente bolo de aniversário, foram cantados os parabéns e foi declamado um poema de Isilda Soveral. O presidente da direção do Lar, Afonso da Costa Tomás, encerrou as comemorações agradecendo a presença e a dedicação de todos os dirigentes e dos funcionários e lamentou a ausência por doença do padre Diogo, a quem desejou rápidas melhoras. O padre António Diogo encontrava-se hospitalizado numa unidade de saúde de Lisboa.

Afonso da Costa Tomás, presidente da direção, nasceu na  Fonte da Bica em 26 de junho de 1939.

Afonso da Costa Tomás, presidente da direção, nasceu na
Fonte da Bica em 26 de junho de 1939.

A alegria e a boa disposição das funcionárias do Lar.

A alegria e a boa disposição das funcionárias do Lar.

A Rádio Sim entrevistou vários utentes, e também o presidente da direção, Afonso da Costa Tomás que reafirmou o lançamento da obra de ampliação do Lar no próximo ano para alojar mais idosos, conforme noticiou o jornal Região de Rio Maior em finais do ano passado.

Silvino Barreira, antigo comerciante, nascido nas Boiças, músico  popular, nesta fotografia com a sua filha Salomé.

Silvino Barreira, antigo comerciante, nascido nas Boiças, músico
popular, nesta fotografia com a sua filha Salomé.

Maria Cândida, natural da Fonte da Bica, viúva de Ramiro Ricardo Lopes, na companhia da amiga de infância Maria Luisa, viúva de  António José Fróis Ferreira.

Maria Cândida, natural da Fonte da Bica, viúva de Ramiro Ricardo Lopes, na companhia da amiga de infância Maria Luisa, viúva de António José Fróis Ferreira.

Helena Lino a ser entrevistada pela locutora da Rádio Sim,  Cláudia Fragoso.

Helena Lino a ser entrevistada pela locutora da Rádio Sim,
Cláudia Fragoso.

Eduardo Costa Santos, padeiro, a “entrevistar” a esposa,  Lubélia Torre, ambos residentes no Lar Fausta Sequeira Nobre.

Eduardo Costa Santos, padeiro, a “entrevistar” a esposa,
Lubélia Torre, ambos residentes no Lar Fausta Sequeira Nobre.

Durante a tarde, os dirigentes do Lar mostraram aos familiares dos utentes a nova decoração das salas e do salão principal com espaços mais amplos, em tons claros e suaves que vão possibilitar aos utentes melhores condições de convívio e acessos mais funcionais.

Aproveitando a presença da comunicação social, a direção do Lar agradeceu todos os apoios que a Instituição tem recebido de várias organismos e da comunidade em geral, realçando que todos os alojamentos possuem luz natural, incluindo a capela privativa. No Lar residem atualmente 68 pessoas e mais 7 pessoas estão em regime de centro de dia, encontrando-se cerca de 300 pessoas em lista de espera.

Texto e fotos: Casimiro Lopes

Categorias:Em Destaque, Sociedade Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

A Junta de Freguesia de Rio Maior já está em funções. A Junta de Freguesia de Rio Maior já está em funções.
Já há programa para o 6 de Novembro Já há programa para o 6 de Novembro
Máquinas de jogo ilegal apreendidas em Rio Maior Máquinas de jogo ilegal apreendidas em Rio Maior
Polo Aquático: grupo discute qualificação em Rio Maior Polo Aquático: grupo discute qualificação em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário


1 + quatro =

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.