NATO treina proteção portuária em Portugal

19-6portimaopagina

Está a realizar-se no porto de Portimão de 17 a 22 de junho um exercício inédito de experimentação, designado por Harbour Protection Experimentation 2015 (HPX 15), que tem como objetivo a validação prática da doutrina, táticas, técnicas, procedimentos e os ensaios de interoperabilidade entre os meios e forças participantes nas quais se incluem representantes de Portugal, Alemanha, Holanda, Noruega, Dinamarca, Jordânia e de um Centro de Excelência da NATO, bem como o apoio das autoridades portuárias.

Estão ainda presentes meios navais e forças de Portugal, Alemanha e Espanha, assim como um módulo de comando e controlo de Harbour Protection alemão, totalizando cerca de 140 participantes.

As missões, em especial de resposta a cenários de crise, exigem a utilização de portos em apoio às operações expedicionárias. Esta realidade requer muitos desafios, pois procura-se garantir o normal funcionamento da atividade portuária e, simultaneamente, estabelecer áreas de segurança indispensáveis para as referidas operações.

É neste contexto que surge o presente exercício, no âmbito da iniciativa Smart Defence da NATO, no qual Portugal lidera um projeto para o desenvolvimento da capacidade militar de Harbour Protection, a qual faz parte dos objetivos de força identificados no NATO Defense Planning Process.

Categorias:Diversos, Em Destaque Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta CDOS encena acidente em embarcação para testar resposta
Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami Portugal prepara-se para o risco sísmico e de tsunami
14 países qualificam-se em transporte aéreo tático 14 países qualificam-se em transporte aéreo tático
Força Naval de Reação NATO reativada em Lisboa Força Naval de Reação NATO reativada em Lisboa

Responder

Enviar Comentário


9 − seis =

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.