Nobre Casa de Cidadania visita Centro Escolar de Fráguas

Para sensibilizar jovens para a cidadania, Alexandra Borges partilha com as crianças a sua experiência em motivar e encorajar a sociedade a seguir os bons exemplos de Portugueses

2014.09.12-ESCOLA-FRAGUAS-01

A Nobre Casa de Cidadania realiza, na quinta-feira, dia 18 de abril, pelas 11h00, no Centro Escolar Santo António, em Fráguas, concelho de Rio Maior, a 6ª sessão «Cidadão Nobre nas Escolas», do ano letivo de 2016/2017.

Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prática da cidadania ativa através de exemplos práticos, a ação Cidadão Nobre nas Escolas irá envolver 60 alunos.

Nesta sessão, a cidadã Nobre Alexandra Borges irá partilhar que após ter confirmado a existência de escravatura infantil na pesca do Lago Volta, Gana, sustentou sozinha, e por vários meses, três meninos. Ao criar a ONG «Filhos do Coração» alargou a ajuda a mais crianças vítimas de escravatura infantil naquele país.

Desenvolvida com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prática da cidadania ativa através de exemplos práticos, a ação de formação «Cidadão Nobre nas Escolas», irá conta com a presença de Rui Silva, mentor da NCC, Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e também com a presença do INEM que fará uma interação pedagógica com as crianças.

Notas

A Nobre Casa de Cidadania nasceu em maio de 2013, com o objetivo de reconhecer e homenagear cidadãos autores de Atos Nobres, e através desses exemplos, estimular e motivar à Cidadania. Ao reconhecer estes atos, a Nobre Casa de Cidadania pretende torná-los inspiração e transmitir às atuais e novas gerações o verdadeiro valor e significado de Nobreza. Ao longo destes três anos já reconheceu e homenageou 61 cidadãos. Todos os atos de cidadãos homenageados foram propostos por cidadãos anónimos, sendo que cada proposta está documentada e foi alvo de validação por parte da Nobre Casa de Cidadania.

A seleção dos atos e cidadãos a agraciar com Louvor (o primeiro reconhecimento da Nobre Casa de Cidadania) é realizada pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, formado por: Autoridade Nacional para a Proteção Civil, Corpo Nacional de Escutas, Direção-Geral da Educação, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses, Plataforma Portuguesa das ONG para o Desenvolvimento, Polícia de Segurança Pública.

Os atos dos cidadãos homenageados com Louvor são posteriormente avaliados pela Comissão de Honra, que atribui o «Título de Cidadão Nobre». A Comissão de Honra é composta pelos seguintes cidadãos: António Barros Cardoso, Júlio Isidro, Loureiro dos Santos (general), Manuel Sérgio, Manuela Eanes, Pedro Bacelar Vasconcelos, Rosário Farmhouse, Ruy de Carvalho, Teresa Ricou e Vítor Melícias (padre).

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Rio Maior: Augusto Figueiredo lidera candidatura da CDU Rio Maior: Augusto Figueiredo lidera candidatura da CDU
Seleções de Natação do Brasil escolheram Rio Maior Seleções de Natação do Brasil escolheram Rio Maior
Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém Novo sacerdote e nomeações na Diocese de Santarém
O 4º Aniversário de A Ovelhinha em Rio Maior O 4º Aniversário de A Ovelhinha em Rio Maior

Responder

Enviar Comentário


cinco − = 1

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.