Nobre Casa de Cidadania visita Centro Escolar de Fráguas

Para sensibilizar jovens para a cidadania, Alexandra Borges partilha com as crianças a sua experiência em motivar e encorajar a sociedade a seguir os bons exemplos de Portugueses

2014.09.12-ESCOLA-FRAGUAS-01

A Nobre Casa de Cidadania realiza, na quinta-feira, dia 18 de abril, pelas 11h00, no Centro Escolar Santo António, em Fráguas, concelho de Rio Maior, a 6ª sessão «Cidadão Nobre nas Escolas», do ano letivo de 2016/2017.

Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prática da cidadania ativa através de exemplos práticos, a ação Cidadão Nobre nas Escolas irá envolver 60 alunos.

Nesta sessão, a cidadã Nobre Alexandra Borges irá partilhar que após ter confirmado a existência de escravatura infantil na pesca do Lago Volta, Gana, sustentou sozinha, e por vários meses, três meninos. Ao criar a ONG «Filhos do Coração» alargou a ajuda a mais crianças vítimas de escravatura infantil naquele país.

Desenvolvida com o objetivo de sensibilizar as crianças para a prática da cidadania ativa através de exemplos práticos, a ação de formação «Cidadão Nobre nas Escolas», irá conta com a presença de Rui Silva, mentor da NCC, Isaura Morais, presidente da Câmara Municipal de Rio Maior e também com a presença do INEM que fará uma interação pedagógica com as crianças.

Notas

A Nobre Casa de Cidadania nasceu em maio de 2013, com o objetivo de reconhecer e homenagear cidadãos autores de Atos Nobres, e através desses exemplos, estimular e motivar à Cidadania. Ao reconhecer estes atos, a Nobre Casa de Cidadania pretende torná-los inspiração e transmitir às atuais e novas gerações o verdadeiro valor e significado de Nobreza. Ao longo destes três anos já reconheceu e homenageou 61 cidadãos. Todos os atos de cidadãos homenageados foram propostos por cidadãos anónimos, sendo que cada proposta está documentada e foi alvo de validação por parte da Nobre Casa de Cidadania.

A seleção dos atos e cidadãos a agraciar com Louvor (o primeiro reconhecimento da Nobre Casa de Cidadania) é realizada pelo Conselho Institucional da Nobre Casa de Cidadania, formado por: Autoridade Nacional para a Proteção Civil, Corpo Nacional de Escutas, Direção-Geral da Educação, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses, Plataforma Portuguesa das ONG para o Desenvolvimento, Polícia de Segurança Pública.

Os atos dos cidadãos homenageados com Louvor são posteriormente avaliados pela Comissão de Honra, que atribui o «Título de Cidadão Nobre». A Comissão de Honra é composta pelos seguintes cidadãos: António Barros Cardoso, Júlio Isidro, Loureiro dos Santos (general), Manuel Sérgio, Manuela Eanes, Pedro Bacelar Vasconcelos, Rosário Farmhouse, Ruy de Carvalho, Teresa Ricou e Vítor Melícias (padre).

Categorias:Educação Tags: , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Atletas de Rio Maior no Nacional de Escalões da ANDDI Atletas de Rio Maior no Nacional de Escalões da ANDDI
Uma holandesa de Poortugaal… Uma holandesa de Poortugaal…
Rio Maior, Cidade Florida está de regresso Rio Maior, Cidade Florida está de regresso
3ª edição de ATUARGUMENTAÇÃO decide-se a 13 de maio 3ª edição de ATUARGUMENTAÇÃO decide-se a 13 de maio

Responder

Enviar Comentário


− quatro = 1

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.