O NRP Tejo zarpou para a sua primeira missão

Rumo à Zona Marítima da Madeira largou na terça-feira, 27/12/2016, rumo à Zona Marítima da Madeira, o navio patrulha NRP Tejo

O Navio da República Portuguesa - NRP Tejo.

O Navio da República Portuguesa – NRP Tejo.

Largou a 27 de dezembro de 2016, da Base Naval de Lisboa no Alfeite, o NRP Tejo para aquela que será a sua primeira missão de empenhamento operacional, que se irá realizar na Zona Marítima da Madeira durante os próximos 3 meses.

Este navio de patrulha costeira é um modelo STANFLEX 300 e é o primeiro de quatro navios adquiridos recentemente à Dinamarca. O NRP Tejo chegou a Portugal no dia 12 de maio de 2015 tendo sido aumentado ao efetivo dos navios da Marinha a 5 de maio de 2016. Foi entretanto modernizado nos estaleiros da Arsenal do Alfeite, SA, vindo assim a concretizar a substituição progressiva dos atuais navios patrulhas da Classe Cacine, em serviço há mais de 40 anos.

Um dos navios da classe Cacine, que está em processo de substituição.

Um dos navios da classe Cacine, que está em processo de substituição.

Após a ação de modernização levada a cabo no Arsenal do Alfeite, o navio ficou preparado para operar junto a zonas costeiras, em missões no âmbito da segurança e autoridade do Estado no mar. O NRP Tejo vem assim guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha na região Autónoma da Madeira, reforçar a capacidade de resposta a situações de busca e salvamento, contribuir para o esforço de fiscalização marítima, apoiar os órgãos de proteção civil regionais em caso de necessidade (em situações de calamidade ou catástrofe naturais), e cooperar com outros departamentos do Estado com competências no mar.

De construção modular, com comprimento de 54 metros, boca de 9 metros, atinge uma velocidade máxima de 28 nós, tem uma autonomia de 2 400 milhas náuticas e é operado por uma guarnição de 23 elementos.

Comanda o NRP Tejo o primeiro-tenente Rui Pedro Robalo Franco.

Categorias:Nacional Tags: , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Nacional da Madeira em Rio Maior de 18 a 23/7/2016 Nacional da Madeira em Rio Maior de 18 a 23/7/2016
Marinha de Guerra Portuguesa tem novo navio Marinha de Guerra Portuguesa tem novo navio

Responder

Enviar Comentário


1 + nove =

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.