Projeto porco.pt no Congresso Nacional de Suinicultura

congresso_suinicultura_CartaxoCongresso Nacional de Suinicultura realiza-se no Cartaxo a 22 e 23/6/2017 e apresenta o projeto porco.pt

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) promove no Cartaxo, nos dias 22 e 23 de junho o 8º Congresso Nacional de Suinicultura.

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, presidirá às sessões de abertura e encerramento do Congresso, além de estar presente na apresentação oficial da marca de certificação porco.pt, que vai identificar o novo produto certificado lançado pelos suinicultores portugueses.

O projeto porco.pt, da iniciativa da FPAS, tem como objetivo «Diferenciar para Valorizar» e surge como resposta do sector à crise vivida nos últimos dois anos. O produto criado e comercializado sob a nova insígnia implica o cumprimento de um rigoroso caderno de especificações, homologado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e que regula todo o processo de produção, abate, transformação, comercialização e promoção de uma carne de qualidade superior. Todo o processo é certificado por uma entidade independente de controlo e certificação, a CERTIS.

Durante estes dois dias, mais de 400 profissionais do sector, entre produtores suinícolas, profissionais de saúde veterinária, farmacêuticos, representantes dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais, assim como responsáveis oficais das entidades regulamentares do sector, reúnem-se para debater os temas mais pertinentes da suinicultura nacional.

Estratégias de desenvolvimento e internacionalização, promoção de raças autóctones, melhoria das práticas de produção e a criação de metodologias de diferenciação da carne de porco pela qualidade, com uma clara valorização do produto nacional são alguns dos temas em destaque.

O final do Congresso será marcado pelo lançamento oficial da identidade gráfica da chancela porco.pt, que atesta a qualidade desta carne integralmente produzida em Portugal, estando todos os presentes e demais população do Cartaxo, convidados para um momento de degustação deste novo produto nacional que acontecerá na Praça 15 de Dezembro desta cidade.

O setor suinícola tem um impacte relevante a nível social e económico em Portugal, contribuindo com cerca de 560 milhões de euros para o PIB nacional e empregando, direta e indiretamente, milhares de famílias portuguesas.

A propósito deste Congresso, Vitor Menino, presidente da FPAS afirma: “Estamos a deixar um marco muito positivo na história da suinicultura nacional. A nossa proposta de valor acrescentado é muito elevada. Oferecemos ao mercado uma carne de porco de qualidade superior, controlada e única em termos de sabor. Além disso, este projeto significa um motor de desenvolvimento de um sector produtivo que ainda tem muitas coisas boas para apresentar ao país.”

Para Pedro Miguel Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo “A organização do Congresso Nacional de Suinicultura no Cartaxo representa um passo significativo na promoção da Portugalidade e de produtos de elevada qualidade que nos distinguem tanto cá dentro como em mercados externos.”

Categorias:Economia Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Leiria vai receber Roadshow Porco PT Leiria vai receber Roadshow Porco PT
MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação MAIS Lezíria 2017 arranca com Festival de Escolas de Natação
Cartaxo: conservação e restauro da igreja de S. João Batista Cartaxo: conservação e restauro da igreja de S. João Batista
Furto de pinhas no Cartaxo e tráfico de droga em Almeirim Furto de pinhas no Cartaxo e tráfico de droga em Almeirim

Responder

Enviar Comentário


7 + = onze

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.