Santarém põe SAAS a funcionar a 10 de outubro

Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Santarém tem início dia 10 de outubro.

Este é o grupo SAAS.

Este é o grupo SAAS.

O SAAS – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Santarém, tem início no dia 10 de outubro, com o objetivo de assegurar o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

A RLISS – Rede Local de Intervenção Social de Santarém procedeu à apresentação pública do SAAS, em 1 de outubro, na Casa do Campino, inserida no programa das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, promovidas pelo Município de Santarém e pelo CLASS – Conselho Local de Ação Social de Santarém, que decorreram ao longo desse dia e contou com a participação de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara de Santarém, da vereadora Susana Pita Soares, de António Conceição, diretor do Centro Humanitário Santarém/Cartaxo da Cruz Vermelha Portuguesa, Tiago Leite, diretor do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social, Manuel João Maia Frazão, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Pernes, Mónica Peralta e Patrícia Almeida, coordenadoras da RLIS, a que se associaram, o vereador Luís Farinha, Mário Rebelo, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, as forças de segurança da cidade e autarcas das junta de freguesia, além de outras entidades entre civis e religiosas.

A RLIS, que assenta numa lógica de intervenção articulada e na integração de entidades com responsabilidades no desenvolvimento da ação social, para além de potenciar uma articulação planeada dos diversos organismos para garantir o interesse público e de promover a implementação de novos mecanismos de atuação e diferentes estratégias de ação em resposta às necessidades sociais, coordena o SAAS, que vai promover o atendimento Social: Atendimento de primeira linha, personalizado, que responde às situações de crise ou de emergência sociais, a par do Acompanhamento Social, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais, de pessoas e famílias em situação de pobreza e de exclusão social, incluindo situações de crise e emergência social, residentes no concelho de Santarém.

As equipas técnicas da RLIS para este domínio de intervenção são compostas pela Cruz Vermelha Portuguesa – Santarém/Cartaxo e pela Santa Casa da Misericórdia de Pernes. O SAAS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/Cartaxo está sediado na unidade territorial de S. Salvador, que integra a União de Freguesias de Santarém, no edifício da ex-Escola Prática de Cavalaria, no Largo Infante Santo, em Santarém, enquanto a SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes está sediada no Edifício Lucrécia Sequeira, na Rua Carlos Theriaga Junior – Unidade Móvel para Atendimento.

As freguesias abrangidas pela RLIS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/Cartaxo são a UF Santarém – Sede, a UF Santarém – Santa Iria da Ribeira, a UF Santarém – S. Nicolau – Bairro de S. Domingos, Almoster, Vale de Santarém e Póvoa da Isenta, enquanto a RLIS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes abrange as freguesias de Abitureiras, Abrã, Alcanede, Alcanhões, Amiais de Baixo, Arneiro das Milhariças, Gançaria, Moçarria, Pernes, União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém, União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês, União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, União de Freguesias de Romeira e Várzea e União de Freguesias de São Vicente do Paúl e Vale de Figueira.

O SAAS da Cruz Vermelha Portuguesa Santarém/Cartaxo vai estar sediado na unidade territorial de S. Salvador, que integra a União de Freguesias de Santarém, no edifício da Ex- Escola Prática de Cavalaria, no Largo Infante Santo, e vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 09h00 às 19h00, à sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e ao sábado, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Na freguesia de Vale de Santarém, funciona à segunda-feira, das 09h30 às 12h30, em S. Nicolau, à terça-feira, entre as 09h30 e as 12h30, na Póvoa da Isenta, à quarta-feira, das 09h30 às 12h30, em Santa Iria da Ribeira de Santarém, à quinta-feira, das 09h30 às 12h30 e em Almoster, à sexta-feira, das 09h30 às 12h30.

O SAAS da Santa Casa da Misericórdia de Pernes – Sede, vai funcionar no Edifício Lucrécia Sequeira, na Rua Carlos Theriaga Junior, para além da Unidade Móvel para Atendimento. Nas Abitureiras o atendimento tem lugar à segunda-feira, em Abrã, à terça-feira, em Alcanede, à quarta-feira, em Amiais de Baixo, à terça-feira, no Arneiro das Milhariças e na Gançaria, à quarta-feira e na Moçarria, à segunda-feira, na União de Freguesias de Achete, Azóia de Baixo e Póvoa de Santarém, à quinta-feira, na União de Freguesias de Azóia de Cima e Tremês, à sexta-feira, na União de Freguesias de Casével e Vaqueiros, à terça-feira, na União de Freguesias da Romeira e Várzea, à segunda-feira, na União de Freguesias de S. Vicente do Paúl e Vale de Figueira, à quinta-feira, e em Pernes, de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Para qualquer esclarecimento adicional, a RLIS pode ser contatada, através do E-mail: chsc.rlis@cruzvermelha.org.pt ou do Telemóvel: 914 516 813, e do email: geral.scmpernes@rlis.pt

O Conservatório de Música de Santarém, parceiro da Câmara de Santarém, associou-se às comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, com um apontamento musical, no dia em que também se comemorava o Dia Mundial da Música.

Fonte: CMS/SL

Categorias:Social Tags: , ,

Também pode ser do seu interesse:

Futebol: distrital da 1ª divisão de Santarém está nos campos Futebol: distrital da 1ª divisão de Santarém está nos campos

Responder

Enviar Comentário


dois + 8 =

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.