Venha a Rio Maior, ao Mercadinho Romano!

 

O Mercadinho Romano regressa à cidade de Rio Maior a 3 e 4 de junho de 2016.

mercadinho_romano_rio_maior

Como se sabe, Rio Maior tem fortes vestígios da presença romana, inclusivamente o que resta, 1700 anos depois, de uma Villa Romana, havendo no entanto vestígios de construção que remontam quase aos 2000 anos.

Desta Villa Romana, segundo relata Francisco Pereira de Sousa num livro que escreveu sobre a história de Rio Maior, no século XIX (anos 1800) um lavrador que andava a lavrar a terra desenterrou dois fustes de coluna em mármore, um dos quais com cerca de metros, e ainda fragmentos de mosaico. Outro lavrador terá encontrado uma sepultura em tijoleira.

Maqueta da Villa Romana, existente na Casa Senhorial do Rei D. Miguel (arquivo do jornal Região de Rio Maior, 2013).

Maqueta da Villa Romana, existente na Casa Senhorial do Rei D. Miguel (arquivo do jornal Região de Rio Maior, 2013).

As referências de Francisco Pereira de Sousa levaram à descoberta da Villa Romana em 1983. Em 1992 e 1993 os serviços de Arqueologia do Município procederam a sondagens arqueológicas que viriam a pôr a descoberto “uma grande quantidade de mosaicosvárias peças de onde se destaca a Ninfa, indicadores bastante seguros e claros de que estávamos perante uma Villa Romana muito importante e bem conservada”, registou o arqueólogo Carlos Pereira. A este propósito refira-se que agora em 2016 se prepara, ao abrigo do PEDU, a requalificação e valorização deste sítio arqueológico dotando-o de cobertura global, receção, bar, lavabos e uma rede de passadiços para circulação dos visitantes, um investimento estimado em 500 mil euros.

A Ninfa Romana encontrada nas escavações da Villa Romana de Rio Maior (arquivo do jornal Região de Rio Maior, 2013).

A Ninfa Romana encontrada nas escavações da Villa Romana de Rio Maior (arquivo do jornal Região de Rio Maior, 2013).

Mas voltemos ao Mercadinho Romano, que terá em 3 e 4 de junho a sua segunda edição, certamente enriquecida pelas experiências obtidas na 1ª edição, em 2015.

Como então, o ambiente da época romana no território onde viria a nascer Portugal oitocentos e tal anos depois de abandonada a Villa Romana de Rio Maior, será recriado na Praça do Comércio, com um Cortejo inaugural às 10 horas da manhã de 3 de junho, sexta-feira. Sempre na Praça do Comércio e nesse mesmo dia, entre as 10h30 e as 11h00 deverá ser recriado um Sacrifício aos Deuses, a anteceder a inauguração do Mercadinho, sucedendo-se uma Demonstração de Gladiadores pelo Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro. Já à noite, pelas 21h00 e agora na própria Villa Romana haverá um Espetáculo com Combate de Gladiadores e a declamação de poesia Greco-Romana. Finalmente, às 22h00 e de regresso à Praça do Comércio, começará uma Festa Romana.

No dia seguinte, sábado, 4 de junho, o Mercadinho reabre às 10h00. À noite, às 21h00, voltará a realizar-se o Espetáculo na Villa Romana, de novo com Combate de Gladiadores e Poesia Greco-Romana. E às 22h00 será retomada a Festa Romana na Praça do Comércio.

Para estes dois dias estão ainda anunciadas visitas ao acampamento dos Legionários, interação com o público, patrulha de rua e mostra de táticas militares, visitas às Escola de Gladiadores também aqui com iteração com o público, demonstrações de treino de Gladiadores, visitas à Villa Romana, jogos tradicionais romanos, cortejos pela cidade, a presença de mercadores e artesãos, bem como uma Taverna Romana a funcionar.

mercadinho_romano_programa

Perante esta oferta recomenda-se vivamente que não perca a oportunidade de reviver a época romana em Rio Maior. Será instrutivo e divertido!

Apareça, avise os amigos e traga a família!

Deixamos-lhe com esta página uma pequena galeria de fotos do Mercadinho Romano de 2015.

Categorias:Artes e Cultura Tags: , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Festa de fim de ano letivo mostrou a vitalidade da USRM Festa de fim de ano letivo mostrou a vitalidade da USRM
Fim do ano lectivo na Universidade Sénior da Benedita Fim do ano lectivo na Universidade Sénior da Benedita
A 9 e 10 de junho há Mercadinho Romano A 9 e 10 de junho há Mercadinho Romano
Taça ANDS – Cidade de Rio Maior foi no sábado Taça ANDS – Cidade de Rio Maior foi no sábado

Responder

Enviar Comentário


quatro + = 6

© 2017 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.