Região | Dia da Floresta Autóctone/Dia Eco-Escolas no AEMS

Dia da Floresta Autóctone 2018/Dia Eco-Escolas assinalado pela EBI Marinhas do Sal.

Crónica da Escola Básica Integrada Marinhas do Sal – Rio Maior.

Vereador Miguel Santos participa na sementeira das árvores realizada em 2017, plantadas um ano depois na área da cooperativa Terra Chã em 23/11/2018.

No passado dia 23 de novembro, a nossa escola celebrou o dia da Floresta Autóctone/Dia Eco-Escolas através da realização de várias atividades que envolveram cerca de 80 alunos.

Graças à cedência de transporte pela Câmara Municipal de Rio Maior, fez-se uma deslocação à aldeia de Chãos para a realização de diversas atividades em articulação com a Cooperativa Terra Chã, envolvendo dezoito alunos da turma 6ºD acompanhados pelos docentes Isabel Santos, Adelino Madeira e João Correia, contando ainda com a participação da professora Sandra Serrão enquanto representante da autarquia. Neste contexto realizou-se:

– o plantio de árvores (sobreiros, azinheiras e carvalho-português) na área da Cooperativa Terra Chã, semeadas por alunos do 1º ciclo da nossa escola no Dia da Floresta Autóctone do passado ano letivo na presença do vereador Miguel Santos;

Grupo de participantes na plantação das árvores na envolvência da Cooperativa Terra Chã, em Chãos (Alcobertas) em 23/11/2018.

Alunos plantando uma das árvores, no Dia da Floresta Autóctone 2018.

– uma visita à oficina de tecelagem da Cooperativa Terra Chã, sob a orientação da Dr.ª Catarina Abreu, atual responsável por esta unidade, para conhecer técnicas tradicionais de tecelagem e o trabalho desenvolvido;

Na oficina de tecelagem foram recebidos pela Dra. Catarina Abreu que explicou como se tece nos teares.

Visita à oficina de tecelagem da Cooperativa Terra Chã.

– uma visita à melaria comunitária da cooperativa, sob a orientação do engenheiro Pedro Mendonça, para conhecer a importância das abelhas nos ecossistemas, para além dos vários tipos de produtos que se podem obter.

Na melaria comunitária o engenheiro Pedro Mendonça, da Cooperativa Terra Chã, falando sobre Apicultura.

Após esta sessão em Chãos, as comemorações continuaram na nossa escola, com a realização de um lanche confecionado pelos alunos da turma PCA 9º Ano, sob orientação da docente Elsa Pouseiro, do qual se destacam os bolinhos feitos a partir de bolotas de três árvores autóctones diferentes (carvalho-cerquinho, azinheira e sobreiro), e ainda o bolo decorado com o símbolo Eco-Escolas.

O lanche, já na escola, foi confecionado pelos alunos da turma PCA 9º Ano, sob orientação da docente Elsa Pouseiro. A foto destaca o bolo decorado com o símbolo Eco-Escolas.

Seguiu-se a apresentação do hino eco-escolas pelo Clube de Música (https://www.facebook.com/carlos.ribeiro.581/videos/1938060076271944/?t=30), orientado pelas professoras Helena Brites e Margarida Louro e o hastear da Bandeira Verde por alunos do Clube dos Cadetes do Mar e do Exército, sob supervisão da professora Susana Marques.

Foram ainda entregues prémios aos alunos que mais sacos entregaram no âmbito do Concursos “Com o Amarelinho Ambiente Limpinho” no ano letivo passado, este ano designado por “Separa e Ganha”, nomeadamente:

  • Andreia Alves (3º ano)- 32 sacos
  • Luana Fonseca (7º ano)- 16 sacos
  • Francisco Vaqueiro (9º ano)- 12 sacos
  • Margarida Marques (6º ano)- 10 sacos

Foram ainda entregues prémios aos alunos que mais sacos entregaram no âmbito do Concursos «Com o Amarelinho Ambiente Limpinho» no ano letivo passado.

Em exposição na entrada da escola encontram-se diversos trabalhos realizados pelos alunos relativos ao tema da floresta autóctone, nomeadamente:

-elaborados com recurso materiais reutilizados, feitos no contexto do Clube de Artes Decorativas, sob a orientação das docentes Clara Rodrigo e Isabel Santos:

-cartazes sobre espécies animais e vegetais autóctones realizados por alunos das turmas do oitavo ano sob a orientação das docentes Elsa Pouseiro e Carla Diniz:

-painel realizado por alunos do 1º e 2º ano, com base no livro “A árvore generosa” de Shel Silverstein, sob a orientação da professora Catarina Martins:

Categorias:Educação Tags: , , , , , , , , , , ,

Também pode ser do seu interesse:

Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM Região | «Pintados de Rosa», Projeto de Aptidão Profissional na EPRM
Região | Dia Mundial do Saneamento é hoje, 19 de novembro Região | Dia Mundial do Saneamento é hoje, 19 de novembro
Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes Região | 14 de novembro é Dia Mundial da Diabetes
Região | Floricultura – Hibisco, uma planta de folhas comestíveis Região | Floricultura – Hibisco, uma planta de folhas comestíveis

Responder

Enviar Comentário

© 2018 . Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por MDS Implement Ideas.